1º ano

2014
Diretrizes do 1º ano/Março/2014

Eixo: Cultura oral e escrita

LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo Geral
Desenvolver habilidades que capacitem os alunos a interagir com práticas sociais de leitura e de escrita e delas se apropriarem.
Ampliar a capacidade de autoconhecimento e comunicação, estabelecendo vínculos afetivos com outras pessoas.
Apropriar-se de conhecimentos e bens culturais constituídos historicamente usando diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática) construindo significados e aprendizagens.

Objetivos Específicos
Prática de Leitura e Escrita:

Interpretar com auxílio de imagens, desenhos, figuras e símbolos, de diferentes formas de comunicação – verbal e não verbal.
Ouvir e interpretar textos lidos pelo professor;
Reconhecer e registrar o traçado do alfabeto (script minúsculo associado à caixa alta);
Identificar e escrita do próprio nome, dos colegas, e palavras de uso frequente através da relação letra/som/sílaba.
Relacionar som/letra/sílaba/palavra.
Escrever de forma direcionada palavras, frases e pequenos textos,
Registrar a escrita espontânea de palavras e pequenas frases;
Oportunizar a leitura e interpretação oral de diversos gêneros textuais como biografia, poema, histórias em quadrinhos, cantos, trava-línguas, canções folclóricas, tirinhas, roteiros de viagem, regras de jogos, receitas, textos de almanaque, reportagens e notícias, fichas técnicas, adivinhas...
Produção de autobiografia com auxílio professor;
Produção de textos orais de diversos gêneros;
Valorização da linguagem oral em situações de entrevistas;
Capacidade de autocorreção
Leitura:
Letras.
Sílabas.
Palavras.
Frases.
Pequenos textos
Compreensão e interpretação oral dos conteúdos.
Identificação das características físicas das personagens e dos personagens e do ambiente.
Identificação de textos diversificados: leitura incidental rótulo, bilhete, outdoor, anúncio, canções...
Análise fonética.
   
Escrita:

Letras; sílabas; palavras; frases e pequenos textos, coletivamente e dirigidos pela professora.
Orientar a escrita legivelmente dentro de um espaço delimitado pela professora,
Participação em produção de textos coletivos;
Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o sistema de escrita;
Escrita de legendas;
Confecção escrita de jornal mural.
A passagem para a letra script minúscula será no início do 2º semestre.
Análise fonética (relação letra e som).  

Gramática:
Alfabeto;
Vogais e consoantes;
Emprego das letras maiúsculas e minúsculas;
Ordem alfabética crescente/decrescente/aleatoriamente;
Sílabas simples e complexas;
Noções de acentuação;
Noções de sinais de pontuação: ponto final, vírgula, interrogação, exclamação;
Nomes comuns e próprios;
Noção de Gênero masculino e feminino;
Noção de Número do substantivo singular e plural;
Noção Adjetivos;
Noção Sinônimo e antônimos;
Noções de emprego dos verbos (ações) na linguagem oral e emprego correto nas frases
Obs.- Sem fazer uso de nomenclatura, somente emprego correto.


Eixo: Relações Matemáticas

MATEMÁTICA

Objeto Geral

Prever resultados, elaborar hipóteses, simular situações, refletir sobre situações, refletir sobre situações do cotidiano, posicionando-se como parte da natureza e membro de uma espécie.
Valorizar o uso de estratégias próprias na resolução de situações-problemas dos mais diferentes tipos para o desenvolvimento do pensamento.


Objetivos Específicos

Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social investigando e explorando situações problemas que envolvam contagens, medidas e códigos;
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas com base na observação.
Utilizar procedimentos de cálculo mental, escrito, exato e aproximado,
Reconhecer e utilizar grandezas mensuráveis, como comprimento, capacidade, massa, tempo e temperatura;
Representar resultados por meio de tabelas e gráficos;
Identificar as propriedades das formas geométricas dimensionais;


Números e Operações

·         Reconhecer e contar os números até 100;
·         Relacionar símbolo/quantidade;
·         Par, ímpar, dúzia, unidade e dezena;
·         Escrita numérica com o símbolo numérico;
·         Reconhecer números como medida;
·         Ordem crescente e decrescente;
·         Antecessor e sucessor;
·         Ideias de multiplicação (raciocínio combinatório);
·         Adição (acrescentar e juntar) e subtração (retirar);
·         Noções e formação de Agrupamentos;
·         Noção de metade;
·         Noção de números ordinais até 10;
·         Noção de ideias de divisão (distribuição);
·         Números naturais (composição e comparação);
·         Sequência numérica;
·         Nomenclatura de quantidades (grupos de 10 em dez);
·         Resolução de problemas.


Grandezas e Medidas
  • Instrumentos de medidas (régua, comprimento);
  • Instrumento de Medida Calendário: dias da semana, dia, meses, horas;
  • Noção da divisão do ano em meses;
  • Noções de Medida de capacidade (litro, mililitro) e unidade de medidas não padronizadas;
  • Situações-problemas com medidas;
  • Conceito de antes de depois;
  • Sistema monetário brasileiro (cédulas e moedas);
  • Noção de massa;
  • Comparação de grandezas e medidas: maior, menor, mais alto, mais baixo...


Espaço e Formas

  • Direita e esquerda;
  • Noção de simetria e imagem refletida;
  • Figuras geométricas planas e nomeação: quadrado, retângulo, losango, triangulo e círculo;
  •  Quadriculado (localizar objetos, diferentes pontos de visitas de um objeto);
  • Trajetos curtos, longe, aqui, ali, lá, cá;
  • Noções de formas tridimensionais: paralelepípedo, cilindro e cubo;
  • Noção de área;
  • Mosaicos.


Tratamento de informação

  • Gráficos de barras;
  • Construção, leitura e interpretação de gráfico;
  • Registro de dados em quadro e/ou tabela;
  • Analise de quadro de informações.

Eixo: Natureza e Cultura: Diversidade (Geografia, História e Ciências)

Objetivos Gerais
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Ampliar a compreensão da sua própria história, da sua forma de viver e de se relacionar.
Intervir sobre a realidade, reconhecendo-se como parte integrante da natureza e da cultura.
Promover o diálogo como fonte de comunicação com o mundo, estabelecendo uma conexão com a vida cotidiana.
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Objetivos específicos

Conhecer o modo de ser, viver e trabalhar de outras pessoas;
Utilizar de fotos, relatos ou registros, para obtenção de informações;
Identificar alguns papéis sociais existentes nos grupos de convívio;
Participar em atividade que envolvem processos de confecção de objetos: maquetes, plantas, etc.
Participar em atividades que envolvam observação e pesquisa;
Reconhecer do nome do município onde moram;
Observar a paisagem local;
Valorizar das atitudes de manutenção do ambiente em que vive e o de sua escola;
Conhecer as características do seu município;
Conhecer as espécies da fauna e flora de seu município;
Identificar as causas e consequências do desperdício da água;
Compreender a importância e atitudes que devemos ter para consumir a água;
Reconhecer e localizar as diferentes fontes de água existentes em nossa localidades;
Reconhecer o corpo, desenvolvendo noções de individualidade e ao mesmo tempo se reconhece como parte integrante do grupo ao qual pertence;
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar;
Reconhecer que a água é um elemento indispensável para a manutenção da vida.
Valorizar o ambiente desenvolvendo noções de preservação do bem estar;
Reconhecer algumas transformações vivenciadas nas famílias, na escola e coletividade;
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam pra a conservação; 
Valorizar as atitudes em relação à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;
Valorizar a cultura regional e nacional;
Participar em atividades que envolvam a localização dos estados no mapa do Brasil;
Reconhecer as festas típicas da sua região;
Percepção da dança bumba meu boi, boi d mamão e boi bumbá como uma das manifestações culturais de festas típicas;
Conhecer os personagens lendários do folclore brasileiro;
Estabelecer relações entre a ação humana e o desequilíbrio ecológico;
Interpretar e compreender as atitudes humanas favoráveis a manutenção de diferentes espécies da fauna e flora, como forma de preservação e equilíbrio da natureza;
Conhecer e identificar algumas características dos animais estudados;
 Realizar pesquisas para conhecer a flora da região Amazônica;
Conhecer algumas propriedades de alimentos e plantas;
Valorizar a vida em situações em que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
Participar de atividades de tradições culturais de sua comunidade e de outras;
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade, e simultaneidade;
Identificar e caracterizar modo de vida de indivíduos integrantes de um mesmo grupo social, estabelecendo relação entre passado e presente.
Conhecer alguns documentos históricos e fontes de informações.

Conteúdos:
  • Casa, escola (espaços, organização, transformações, relatos históricos);
  • Município (nome, características...);
  • Noção de ruas, bairros, comunidades;
  • Mapas (localização de espaços estudados): noção de direita, esquerda, perto, longe, em cima, embaixo, ao lado, entre, ao redor;
  • Noções de limites (direita, esquerda, norte, sul, leste oeste...);
·         Espaços naturais e culturais (praças, cidades, campos, trabalho e lazer, culturas regionais e nacional);
·         Festas típicas de nosso município;
·         Trabalho.
·         Fauna e flora (município, e região da Amazônia);
·         Paisagem (natural e modificada);
  • Tempo cronológico imediato: mês, dia (manhã e tarde), ano, noite, semana (ontem, hoje, amanhã), e estações do ano;
  • Histórico – Eu (conhecimento de si próprio);
  • Identificação – naturalidade, nome, idade, sexo e família – relação de parentesco, noções de passado e futuro (antes e depois).
  • Cultura da família: árvore genealógica (pressão cultural da família – linguagem, culinária, moradia, origem, vestimentas, festas tradicionais, tradições e construção de identidade familiar, sentimento de pertinência a família e ao grupo de convívio escolar);
  • Pluralidade cultural;
  • Noção de patriotismo;
  • Convivência em grupo: família e escola;
  • Direitos e deveres do aluno, criança, filho, cidadão;
  • Valorização da cultura local/regional/nacional;
  • Conhecimento dos personagens folclórico brasileiro.
  • Corpo humano (hábitos e atitudes, partes do corpo, saúde e bem-estar);
  • Órgãos dos sentidos;
  • Alimentos (hábitos alimentares, propriedades dos alimentos, alimentação saudável);
  • Plantas (propriedades);
  • Animais (características, grupo, alimentação);
  • Água (fontes, consumo, para que serve, manutenção, causas e consequências);
  • Ar (importância, causas e consequências da poluição);
  • Meio ambiente e preservação (fauna, flora, preservação, equilíbrio da natureza);
  • Lixo (lixo orgânico e reciclável, orientação, separação, identificação das cores das lixeiras, organização do recolhimento do lixo no município, sugestões para melhoramento).

Eixo: Corpo e Movimento

Objetivo Geral

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Desenvolver o interesse, a curiosidade, o prazer como atitudes favoráveis à aprendizagem.

Objetivos Específicos

Familiarizar com a imagem do corpo;
Participar de atividades que envolvem imitações, gestos, expressões e movimento;
Identificar as atitudes próprias de si mesmo e de outras pessoas do convívio;
Participar da construção da identidade;
Manifestar intencional por meio de movimentos corporais, valorizando suas próprias conquistas corporais;
Manipular objetos e brinquedos diversos aperfeiçoando suas habilidades manuais;
Perceber e identificar e expressar sensações, limites e potencialidade;
Participar de atividades que envolvem equilíbrio;
Reconhecer e valorizar diferentes modalidades esportivas;
Desenvolver as habilidades motoras e capacidades físicas;
Realizar movimentos de coreografia, seguindo orientações e passos;
Participar de brincadeiras cantadas;
Utilizar recursos de deslocamento e das habilidades de equilíbrio, força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa;
Perceber e expressar com estruturas rítmicas;
Explorar os termos direita, esquerda e entre;
Perceber as sensações de limites, potencialidades, sinais vitais e integridade de próprio corpo;


Conteúdos

  • Imagem do corpo (movimentos, conhecimento do seu próprio corpo, conquistas...);
  • Expressão (facial, dialogo, corpo);
  •  Corpo e Movimento (brincadeiras, gestos, imitações, correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar...);
  • Identidade (construção);
  • Percepção visual;
  • Habilidades manuais;
  • Equilíbrio;
  • Modalidades esportivas (prática);
  • Habilidades motoras (correr, desviar, frear, equilibrar-se);
  • Capacidades físicas (velocidade, flexibilidade e resistência);
  • Coreografia (movimentos, passos trabalhados);
  • Brincadeiras cantadas;
  • Estruturas rítmicas (expressar corporalmente, brincadeiras, movimentos, dança);
  • A direita, a esquerda e entre.


ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES

Cadernos:
  • Caderno de Atividades
  • Caderno de Tema
  • Caderno ou Portfólio para Avaliações

Quantidade de Tema:
  • Três vezes por semana

Correção do Livro:
  • Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.

Aula de Leitura:
  • A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos. Procurar meios para tornar as aulas mais atrativas em função destes alunos ainda não estarem alfabetizados.
Professores que participaram da elaboração das diretrizes em março de 2014:

Daniela Cerutti
Luciana Elisa Port
Madeleine Stefânia Fries
Maria de Fátima Diogo da Silva
Sirlene Hachmann




2013
LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo Geral
Desenvolver habilidades que capacitem os alunos a interagir com práticas sociais de leitura e de escrita e delas se apropriarem.
Ampliar a capacidade de autoconhecimento e comunicação, estabelecendo vínculos afetivos com outras pessoas.
Apropriar-se de conhecimentos e bens culturais constituídos historicamente usando diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática) construindo significados e aprendizagens.

Objetivos Específicos
Prática de Leitura e Escrita:

Interpretar com auxílio de imagens, desenhos, figuras e símbolos, de diferentes formas de comunicação – verbal e não verbal.
Ouvir e interpretar textos lidos pelo professor;
Reconhecer e registrar o traçado do alfabeto (script minúsculo associado à caixa alta);
Identificar e escrita do próprio nome, dos colegas, e palavras de uso frequente através da relação letra/som/sílaba.
Relacionar som/letra/sílaba/palavra.
Escrever de forma direcionada  palavras, frases e pequenos textos,
Registrar a escrita espontânea de palavras e pequenas frases;
Oportunizar  a leitura e interpretação oral de diversos gêneros textuais como parlenda, poema, histórias em quadrinhos, cantos, trava-línguas, adivinhas...

Leitura:

·                    Letras.
·                    Sílabas.
·                    Palavras.
·                    Frases.
·                    Pequenos textos
·                    Compreensão e interpretação oral dos conteúdos.
·                    Identificação das características físicas das personagens e dos personagens e do ambiente.
·                    Identificação de textos diversificados: leitura incidental rótulo, bilhete, outdoor, anúncio, canções.
·                    Análise fonética.
   
Escrita:

·                    Letras; sílabas; palavras; frases e pequenos textos, coletivamente e dirigidos pela professora.
·                    Orientar a escrita legivelmente dentro de um espaço delimitado pela professora,
·                    O limite máximo da passagem para a letra script minúscula seria o final do primeiro bimestre. 
·                    Análise fonética (relação letra e som).  

Gramática:

·                    Alfabeto.
·                    Vogais e consoantes
·                    Emprego das letras maiúsculas e minúsculas.
·                    Ordem alfabética.
·                    Sílabas simples e complexas;
·                    Noções de acentuação.
·                    Noções de sinais de pontuação: ponto final, vírgula, interrogação, exclamação.
·                    Nomes comuns e próprios.
·                    Gênero masculino e feminino;
·                    Número do substantivo singular e plural.
·                    Adjetivos.
·                    Sinônimo e antônimos.
·                    Noções de emprego dos verbos (ações) na linguagem oral e emprego correto nas frases.
Obs- Sem fazer uso de nomenclatura, somente emprego correto.

MATEMÁTICA

Objetivos Específicos

Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social investigando e explorando situações problemas que envolvam contagens, medidas e códigos;
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas com base na observação.
Utilizar procedimentos de cálculo mental, escrito, exato e aproximado,
Reconhecer e utilizar grandezas mensuráveis, como comprimento, capacidade, massa, tempo e temperatura;
Representar resultados por meio de tabelas e gráficos;
Identificar as propriedades das formas geométricas dimensionais;


Números e Cálculos
-      Numerais até 99 (Destacando que o livro didático apresenta até o número 20, ampliar conforme o andamento de cada turma)
·                    Relação de símbolo/quantidade.
·                    Par, ímpar, dúzia, unidade e dezena.
·                    Representação gráfica (construção sistema de numeração decimal)
·                    Noções de números ordinais até 10.
·                    Utilização de materiais concretos
·                    Operações simples de adição e subtração com unidade e dezena.
·                    Sistema monetário reconhecimento de cédulas/moedas.
           Noção de multiplicação e divisão associadas a adição e representação com desenho após uso de material.


Grandezas e Medidas: Noções

·                    Comprimento;
·                    Medidas de tempo;
·                    Dia, mês, ano, semana, horas exatas e calendário;
·                    Comparação de grandezas e medidas: maior, menor, mais alto, mais baixo...

Espaço e Formas Geométricas

·                    Espaço: longe, perto, aqui, ali, lá.
·                    Formas simples: Reconhecimento e nomeação: quadrado, triângulo, círculo e retângulo.
·                    Construção plana com formas e percepção delas ao seu redor.

GEOGRAFIA

Objetivos Específicos

Desenvolver noções espaciais: lateralidade, distância e perspectiva.
Identificar/construir representações simples tais como: maquetes, plantas, etc.
Desenvolver noções temporais (ontem, hoje, passado, presente, futuro e simultaneidade);
Identificar espaços naturais e culturais;
Perceber transformações que ocorrem ao longo do tempo;
Desenvolver consciência crítica e participativa em relação a preservação e a conservação do ambiente;

Espaço

·                    Casa, escola;
·                    Noção de direita, esquerda, perto,  longe, em cima, embaixo, ao lado, entre, ao redor;
·                    Noções de canto superior direito, esquerdo, centro, extremidade, limite, dentro, fora;
·                    Representação da sala de aula;

Tempo (Noções)

·                    Linha do tempo do aluno;
·                    Antes, durante, depois;
·                    Ontem, hoje, amanhã;
·                    Manhã, tarde, noite;
·                    Passado, presente, futuro;
·                    Antigo, novo (moderno);
·                    Semana, mês, ano;
·                    Estações do ano;
·                    Duração do dia e noite.

Produção de necessidades:

·                    Espaço de Referência: escola e suas proximidades; a casa dos alunos;
·                    Funções dos espaços: lazer/trabalho;
·                    Formas de espaço: praças, cidades, campos de cultivo;
·                    Organização dos espaços: por que, como, por quem e para quem são organizados;
·                    O trabalho na escola: divisão do trabalho;
·                    O trabalho em outros lugares.

Transformações

·                    Elementos culturais e naturais do espaço terrestre;
·                    As transformações ocorridas ao longo do tempo no espaço ocupado pela escola e seus arredores;

HISTÓRIA


Objetivos Específicos

Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referencia anterioridade, posterioridade, e simultaneidade;
Reconhecer algumas transformações vivenciadas nas famílias, na escola e coletividade;
Identificar e caracterizar modo de vida de indivíduos integrantes de um mesmo grupo social, estabelecendo relação entre passado e presente.
Conhecer alguns documentos históricos e fontes de informações;


Tempo e Espaço

·                    Tempo cronológico imediato (mês, dia, ano, noite, semana e estações do ano).
·                    Histórico – Eu (conhecimento de si próprio). 
·                    Identificação – naturalidade, nome, idade, sexo e família – relação de parentesco, noções de passado e futuro (antes e depois).

Cultura Memória e Identidade

·                    Cultura da família: árvore genealógica (pressão cultural da família – linguagem, culinária, moradia, origem, vestimentas, festas tradicionais, tradições e construção de identidade familiar, sentimento de pertinência a família e ao grupo de convívio escolar).
·                    Pluralidade cultural.
·                    Noção de patriotismo.
·                    Convivência em grupo: família e escola.
·                    Direitos e deveres do aluno, criança, filho, cidadão.


CIÊNCIAS

Objetivos Específicos

Reconhecer o corpo, desenvolvendo noções de individualidade e ao mesmo tempo se reconhece como parte integrante do grupo ao qual pertence;
Desenvolver e reconhecer aspectos ligados as funções sensoriais, como forma de interagir com o ambiente;
Valorizar os cuidados com o corpo e o ambiente desenvolvendo noções de preservação do bem estar;
Conhecer algumas espécies da fauna brasileira (características, necessidades vitais e habitat)
Identificar e diferenciar animais de estimação e de cativeiro.
Pensar de forma crítica questionando ações e atitudes com as quais se procura a construção da cidadania;
Reconhecer condições/cuidados necessárias ao desenvolvimento de uma planta.

Conteúdo:

·                    Corpo humano;
·                    Órgãos dos sentidos;
·                    Plantas;
·                    Animais;
·                    Água;
·                    Ar.
·                    Meio ambiente e preservação;
·                    Lixo;


ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES

Cadernos:
  • Caderno de Atividades
  • Caderno de Tema
  • Caderno ou Portfólio para Avaliações

Quantidade de Tema:
  • Três vezes por semana

Correção do Livro:
  • Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.

Aula de Leitura:
  • A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos. Procurar meios para tornar as aulas mais atrativas em função destes alunos ainda não estarem alfabetizados.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Madeleine Stefânia Fries
Maria de Fátima D. da Silva
Sirlene Hachmann
Luciana Elisa Port
Rosineide Salete Fritsch