Língua Portuguesa

2014
Não houve alterações

2013
DIRETRIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA

            Objetivo Geral:

O principal objetivo do ensino de língua portuguesa, em qualquer série, é mostrar o funcionamento da linguagem humana: quais são seus usos e como os alunos devem fazer para entender as modalidades oral e escrita, em diferentes situações da vida.

Objetivos Específicos:

- Articular conhecimentos prévios com as informações presentes  nos textos.
- Criar oportunidade para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e interlocução.
-Utilizar recursos discursivos e lingüísticos que deem ao texto, de acordo com seu gênero e seus objetivos, organização, unidade, informatividade, coerência, coesão, clareza e concisão.
-Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos a seus contextos, mediante a natureza, função e organização das manifestações, de acordo com as  condições de produção e recepção.
- Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em que haja situações discursivas diversificadas;
-Motivação e objetivo para ler textos de diferentes tipos, gêneros, para inúmeros interlocutores, em diversas situações e condições de produção.

*

Conceitos essenciais
6º Ano
7º Ano
8º Ano
9º Ano
















Leitura-

-Contos Populares
-Propaganda
-Receitas

Comparar textos de
Gêneros diferentes (tira, crônica, fábula, reportagem, piada, conto clássico, sinopse, histórias em quadrinhos, poema narrativa, poema concreto, trava-língua, anedota e notícia).
Características principais dos gêneros.
Tipos de personagens: principal, secundário, simples e complexo;
Identificar relação entre o gênero e o portador do texto;
Busca de informações localizadas no texto;
Ampliação vocabular;
Identificar informações prévias na leitura;
Sentido global do texto;
Intertextualidade.
Relação entre tema / texto.
Norma culta.
Variantes lingüísticas.


Comparar textos de
Gêneros diferentes ( tira, entrevista, propaganda, obra de arte, história em quadrinhos, peças de teatro, conto, fábula ).
Sentido global do texto;
Intertextualidade.
Relação entre tema / texto.
Narração e partes estruturais.
Norma culta.
Variantes lingüísticas.
Dicionário
Compreensão e interpretação textual.
Ordenação de ideias.
Linguagem verbal e não verbal.
Tipologia textual:
Instrutivo
Narrativo
Relativo Argumentativo
Expositivo.
Afirmações implícitas e explícitas.
Sentido figurado e real;
Figuras de linguagem.

Comparar textos de
Gêneros diferentes ( trava-língua,charge, notícia, tira, reportagem, entrevista, propaganda, conto, lendas, carta pessoal e comercial).
Sentido global do texto;
Intertextualidade.
Relação entre tema / texto.
Narração e partes estruturais.
Norma culta.
Variantes lingüísticas.
Dicionário
Compreensão e interpretação textual.
Ordenação de ideias.
Linguagem verbal e não verbal.
Tipologia textual:
Instrutivo
Narrativo
Relativo
Argumentativo
Afirmações implícitas e explícitas
Linguagem figurada e real.
Linguagem poética.
Mídia(estrutura jornalistica )




Comparar textos de
Gêneros diferentes (textos literários, reportagens, artigo de opinião e cintífico, crônica,poema, sinopse, resenha, biografia).
Sentido global do texto;
Intertextualidade.
Relação entre tema / texto.
Narração e partes estruturais.
Norma culta.
Variantes lingüísticas.
Dicionário
Compreensão e interpretação textual.
Ordenação de ideias.
Linguagem verbal e não verbal.
Tipologia textual;
Instrutivo
Narrativo
Relativo
Argumentativo
Afirmações implícitas e explícitas.
Linguagem figurada e real; Mídia
Linguagem poética
Dissertação
Versificação,métrica e rima.




Produção escrita.


Estruturação dos gêneros textuais.
Diferenciar tipologias textuais:
  • Expositivo
  • Narrativo
  • Relativo.
Usos da Língua Portuguesa.
Adequação da linguagem.
Concordância
Coerência
Grafia
Ortografia                  (segmentação, acentuação)
Ampliação do vocabulário.
Recursos estilísticos.
Afirmações explícitas e implícitas no texto.
Classes gramaticais.
Paragrafação.
Estruturação frasal
Sentido figurado e real.
Linguagem coloquial e formal.


Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Conjugações verbais;
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Classificação das palavras e sílabas.
Preposições e conjunções/ Uso dos conectivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
Figuras de linguagem.
Paragrafação e estrutura frasal.
Informações implícitas e explícitas no texto

Polissemia
Ortografia
Ambiguidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
Termo das orações (frase, oração e período;
Tipos de predicados).


Polissemia;
Ortografia;
Ambiguidade;
Expressões temporais.
Classes gramaticais;
Oração principal e secundária.
Redundância;
Preposições e conjunções;
Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
Dissertação;
Figuras de linguagem.
Formulação de argumentos.
Internetês







Oralidade


Articulação correta das palavras;
Objetividade;
Clareza de ideias;
Argumentação; sequência lógica;
Entonação adequada;
Fluência e ritmo;
Ampliação vocabular;
Leitura expressiva.

Articulação correta das palavras;
Objetividade;
Clareza de idéias;
Argumentação; seqüência lógica;
Entonação adequada;
Fluência e ritmo;
Ampliação vocabular;
Dramatização

Articulação correta das palavras;
Objetividade;
Clareza de ideias;
Argumentação; sequência lógica;
Entonação adequada;
Fluência e ritmo;
Ampliação vocabular;
Dramatização

Articulação correta das palavras;
Objetividade;
Clareza de ideias;
Argumentação; seqüência lógica;
Entonação adequada;
Fluência e ritmo;
Ampliação vocabular;
Dramatização;
Exposição de opinião;
Leitura expressiva.





Análise Lingüística-
Fonemas e Escrita

Sinais de Pontuação

Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Conjugações verbais.
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Classificação das palavras e sílabas.
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.

Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Classificação das palavras e sílabas.
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.



Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
Conceito de sintaxe e análise sintática (objeto direto e indireto);
Diferentes linguagens
Pontuação;
Concordância verbal e nominal.

Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Oração principal e secundária.
Redundância
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras;
Orações coordenadas e subordinadas;
Diferenciação no uso das linguagens (coloquial, culta, internet...);
Concordância verbal e nominal.
termos integrantes da oração (adjuntos)



Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Claudete Breitenbach
Patrícia Duarte
Marizete Araújo
Elaine Jorgete Carvalho
Sandra da Motta
Marilu Pires
Ivanete M. Potrich