2014
Não houve alterações
2013
DIRETRIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo Geral:
O
principal objetivo do ensino de língua portuguesa, em qualquer série, é mostrar
o funcionamento da linguagem humana: quais são seus usos e como os alunos devem
fazer para entender as modalidades oral e escrita, em diferentes situações da
vida.
Objetivos
Específicos:
-
Articular conhecimentos prévios com as informações presentes nos textos.
-
Criar oportunidade para que os alunos descubram a expressão escrita como forma
de comunicação e interlocução.
-Utilizar
recursos discursivos e lingüísticos que deem ao texto, de acordo com seu gênero
e seus objetivos, organização, unidade, informatividade, coerência, coesão,
clareza e concisão.
-Analisar,
interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando
textos a seus contextos, mediante a natureza, função e organização das
manifestações, de acordo com as
condições de produção e recepção.
-
Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em que haja situações
discursivas diversificadas;
-Motivação
e objetivo para ler textos de diferentes tipos, gêneros, para inúmeros
interlocutores, em diversas situações e condições de produção.
*
Conceitos essenciais
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6º Ano
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7º Ano
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8º Ano
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9º Ano
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Leitura-
-Contos Populares
-Propaganda
-Receitas
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Comparar textos de
Gêneros diferentes (tira, crônica, fábula, reportagem,
piada, conto clássico, sinopse, histórias em quadrinhos, poema narrativa,
poema concreto, trava-língua, anedota e notícia).
Características principais dos gêneros.
Tipos de personagens: principal, secundário, simples e
complexo;
Identificar relação entre o gênero e o portador do texto;
Busca de informações localizadas no texto;
Ampliação vocabular;
Identificar informações prévias na leitura;
Sentido global do texto;
Intertextualidade.
Relação entre tema / texto.
Norma culta.
Variantes lingüísticas.
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Comparar textos de
Gêneros diferentes ( tira, entrevista, propaganda, obra de
arte, história em quadrinhos, peças de teatro, conto, fábula ).
Sentido global do texto;
Intertextualidade.
Relação entre tema / texto.
Narração e partes estruturais.
Norma culta.
Variantes lingüísticas.
Dicionário
Compreensão e interpretação textual.
Ordenação de ideias.
Linguagem verbal e não verbal.
Tipologia textual:
Instrutivo
Narrativo
Relativo Argumentativo
Expositivo.
Afirmações implícitas e explícitas.
Sentido figurado e real;
Figuras de linguagem.
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Comparar textos de
Gêneros diferentes ( trava-língua,charge, notícia, tira, reportagem,
entrevista, propaganda, conto, lendas, carta pessoal e comercial).
Sentido global do texto;
Intertextualidade.
Relação entre tema / texto.
Narração e partes estruturais.
Norma culta.
Variantes lingüísticas.
Dicionário
Compreensão e interpretação textual.
Ordenação de ideias.
Linguagem verbal e não verbal.
Tipologia textual:
Instrutivo
Narrativo
Relativo
Argumentativo
Afirmações implícitas e explícitas
Linguagem figurada e real.
Linguagem poética.
Mídia(estrutura jornalistica )
|
Comparar textos de
Gêneros diferentes (textos literários, reportagens, artigo
de opinião e cintífico, crônica,poema, sinopse, resenha, biografia).
Sentido global do texto;
Intertextualidade.
Relação entre tema / texto.
Narração e partes estruturais.
Norma culta.
Variantes lingüísticas.
Dicionário
Compreensão e interpretação textual.
Ordenação de ideias.
Linguagem verbal e não verbal.
Tipologia textual;
Instrutivo
Narrativo
Relativo
Argumentativo
Afirmações implícitas e explícitas.
Linguagem figurada e real; Mídia
Linguagem poética
Dissertação
Versificação,métrica e rima.
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Produção escrita.
|
Estruturação dos gêneros textuais.
Diferenciar tipologias textuais:
Usos da Língua Portuguesa.
Adequação da linguagem.
Concordância
Coerência
Grafia
Ortografia
(segmentação, acentuação)
Ampliação do vocabulário.
Recursos estilísticos.
Afirmações explícitas e implícitas no texto.
Classes gramaticais.
Paragrafação.
Estruturação frasal
Sentido figurado e real.
Linguagem coloquial e formal.
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Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Conjugações verbais;
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Classificação das palavras e sílabas.
Preposições e conjunções/ Uso dos conectivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
Figuras de linguagem.
Paragrafação e estrutura frasal.
Informações implícitas e explícitas no texto
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Polissemia
Ortografia
Ambiguidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
Termo das orações (frase, oração e período;
Tipos de predicados).
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Polissemia;
Ortografia;
Ambiguidade;
Expressões temporais.
Classes gramaticais;
Oração principal e secundária.
Redundância;
Preposições e conjunções;
Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
Dissertação;
Figuras de linguagem.
Formulação de argumentos.
Internetês
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Oralidade
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Articulação correta das palavras;
Objetividade;
Clareza de ideias;
Argumentação; sequência lógica;
Entonação adequada;
Fluência e ritmo;
Ampliação vocabular;
Leitura expressiva.
|
Articulação correta das palavras;
Objetividade;
Clareza de idéias;
Argumentação; seqüência lógica;
Entonação adequada;
Fluência e ritmo;
Ampliação vocabular;
Dramatização
|
Articulação correta das palavras;
Objetividade;
Clareza de ideias;
Argumentação; sequência lógica;
Entonação adequada;
Fluência e ritmo;
Ampliação vocabular;
Dramatização
|
Articulação correta das palavras;
Objetividade;
Clareza de ideias;
Argumentação; seqüência lógica;
Entonação adequada;
Fluência e ritmo;
Ampliação vocabular;
Dramatização;
Exposição de opinião;
Leitura expressiva.
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Análise Lingüística-
Fonemas e Escrita Sinais de Pontuação |
Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Conjugações verbais.
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Classificação das palavras e sílabas.
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
|
Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Classificação das palavras e sílabas.
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
|
Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Verbos (tempo e modo)
Classes gramaticais
Oração principal e secundária.
Redundância
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras.
Conceito de sintaxe e análise sintática (objeto direto e
indireto);
Diferentes linguagens
Pontuação;
Concordância verbal e nominal.
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Polissemia
Ortografia
Ambigüidade
Expressões temporais.
Oração principal e secundária.
Redundância
Preposições e conjunções/ Uso dos conjuntivos.
Diferenciação de sentido e estilo no uso das palavras;
Orações coordenadas e subordinadas;
Diferenciação no uso das linguagens (coloquial, culta,
internet...);
Concordância verbal e nominal.
termos integrantes da oração (adjuntos) |
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Claudete Breitenbach
Patrícia Duarte
Marizete Araújo
Elaine Jorgete Carvalho
Sandra da Motta
Marilu Pires
Ivanete M. Potrich
Claudete Breitenbach
Patrícia Duarte
Marizete Araújo
Elaine Jorgete Carvalho
Sandra da Motta
Marilu Pires
Ivanete M. Potrich