2014
Diretrizes
Municipais de Piratuba
Ano:
2014
Turma:
4º ano
Língua
Portuguesa
·
Leitura:
ü Leitura
com entonação e ritmos.
ü Criticidade,
argumentação e socialização do texto.
ü Identificação
do objetivo ou da finalidade do texto.
ü Identificação
de vários gêneros textuais.
ü Capacidade
de refletir, analisar, pensar e criar diferentes linguagens.
Aspectos discursivos textuais
|
·
Leitura de vários gêneros textuais.
·
Levantamento de aspectos culturais.
·
Estabelecer coesão na escrita.
·
Identificação do gênero textual.
·
Saber da finalidade do gênero.
·
Identificar as estruturas de cada gênero.
·
Perceber o objetivo do texto.
·
Identificação e compreensão dos elementos que
compõem a narrativa: tempo, espaço, personagens, conflito, desfecho.
·
Promoção e estímulo do hábito da leitura,
reforçando a ideia de expressar opinião.
·
Reflexão sobre as características de uma carta, os
elementos que a constituem e a disposição gráfica na produção.
·
Construção da relação entre o tema e o exercício
de cidadania.
·
Percepção dos recursos gráficos, como as aspas,
para marcar a fala dos entrevistados.
·
Identificação dos parágrafos do texto, compreensão
e percepção da relação das ideias.
·
Localização e interpretação da moral da história.
·
Inferência dos sentidos do texto por meio da
análise de palavras ou expressões que o constituem.
·
Interpretação do texto com auxílio de elementos
não verbais. (HQs).
·
Identificação do espaço onde ocorre a narrativa.
·
Identificação das circunstâncias históricas
apresentadas no texto.
OBS.: Os aspectos
discursivos textuais são práticas norteadoras para todas as unidades.
|
Aspectos linguísticos
Produção de texto oral ou escrito
|
1º Volume
· Escrita correta das palavras.
· Uso do dicionário.
· Ordenar palavras.
· Separação silábica.
· Sílaba tônica.
· Formação de palavras pertencentes ao mesmo
campo semântico.
· Relação entre texto verbal e não verbal.
· Sinônimos e antônimos da palavras.
· Compreensão da finalidade do emprego do
verbo como indicativo de ordem.
· Uso de expressões adverbiais.
· Interpretação de medidas.
· Substantivos próprios e comuns.
· Escrita correta das palavras de acordo com
o som.
2º
Volume
· Palavras onomatopaicas.
· Identificação
do narrador-personagem e do narrador-observador.
· Sinais de
pontuação.
· Ampliação do
vocabulário.
· Identificação
do recuo que indica o parágrafo.
· Uso do
travessão.
· Discurso
direto e indireto.
· Verbos
regulares no presente e no pretérito perfeito.
· Formação do
adjetivo.
· Pronomes.
· Memorização e
sonoridade das palavras.
· Reconhecimento
de tipos de frases: afirmativas e negativas.
· Acentuação
gráfica.
3º Volume
· Concordância
nominal e verbal.
· Número
cardinal.
· Advérbios de
tempo e de modo.
· Uso de
prefixos e sufixos.
· Classificação
quanto ao número de sílabas (oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas).
· Substantivos
coletivos.
4º Volume
· Artigo
definido e indefinido.
· Grafia das
palavras.
· Tempos
verbais.
· Regras de
acentuação das palavras.
· Uso do
travessão e parênteses.
· Tempos
verbais.
· Concordância
/coesão textual.
Obs.: Cada
volume é composto por duas, três ou quatro unidades, mas devemos lembrar que
os aspectos linguísticos são divididos apenas para efeitos didáticos, pois a inter-relação é necessária, a
fim de favorecer as situações de uso efetivo da linguagem.
1º Volume
· Elaboração de
mensagem com característica do gênero cartão-postal.
· Criação de
verbetes.
· Emprego de
recursos linguísticos estudados na escrita da receita.
· Criação e
contação de histórias.
· Escrita e
revisão textual do gênero conto.
2º Volume
· Seleção de
informações e produção de biografia e de autobiografia.
· Apropriação
das características do gênero carta referentes às condições de produção,
propósitos comunicativos, composicionais, organização e conteúdo.
· Uso de
recursos linguísticos que confirmem clareza na exposição das ideias referente
a divulgação científica.
3º Volume
· Seleção,
produção, revisão e divulgação da reportagem.
· Uso de
recursos linguísticos-discursivos, próprios do gênero, na produção escrita de
fábulas.
4º Volume
· Utilização dos
recursos verbais, sinais de pontuação, argumentação e coerência ao produzir
uma biografia.
· Conhecimento
do gênero textual HQs, sua estrutura e características da linguagem.
· Criação de um
texto, com dados históricos.
· Promover
momentos de contação e exploração dos gêneros estudados.
OBS.: O trabalho com os diferentes gêneros textuais possibilita que o
ensino da língua torne-se rico, dinâmico e interessante. Além disso,
proporciona ao aluno instrumentos essenciais de comunicação no exercício da
cidadania.
|
MATEMÁTICA
1º Volume
Números e operações
|
· Sistema de
numeração decimal: até unidade de milhar;
· Leitura,
escrita, comparação e ordenação dos números;
· Análise,
interpretação de situação-problema envolvendo as quatro operações;
· Composição e
decomposição de quantidades;
· Utilização de
cálculos estimativos mentais;
· Interpretação
de sequencias numéricas, reconhecendo sucessor e antecessor;
· Reconhecimento
de classes e ordens;
· Adição e
subtração: com ou sem reagrupamento;
· Multiplicação:
com ou sem reagrupamento;
· Divisão com um
algarismo no divisor;
· Multiplicação:
adição de parcelas iguais, organização retangular e raciocínio proporcional;
|
Espaço e forma
|
·
Construção de figuras geométricas planas;
·
Identificação de simetria axial em figuras planas;
·
Construção a partir da planificação e representação
do cubo;
|
Grandezas e medidas
|
·
Reconhecimento e utilização das unidades de tempo
registradas no calendário.
·
Noção de área na malha quadriculada;
·
Composição de quantidades com valores monetários;
·
Reconhecimento e utilização de unidades de medida:
grama, quilograma e miligrama;
·
Instrumentos de medida de massa: balança;
|
Tratamento da informação
|
·
Leitura, produção e interpretação de tabelas;
·
Construção de gráficos.
|
2º Volume
Números e operações
|
·
Leitura e produção de escritas numéricas;
·
Compreensão do sistema de numeração decimal;
·
Sistema de Numeração Romano;
·
Adição e subtração com e sem reagrupamento;
·
Multiplicação: contagem por agrupamentos (tabuada
do 4 e do 5);
·
Relação entre adição e subtração; e multiplicação
e divisão;
·
Divisão: decomposição do dividendo;
·
Análise, interpretação de situação-problema
envolvendo as quatro operações;
·
Estimativa e cálculo mental;
·
Multiplicação por 10 e 100;
·
Reconhecimento da função da vírgula em números
decimais;
·
Multiplicação por um algarismo;
·
Divisão com um e com dois algarismos no divisor;
·
Reconhecimento de meio e metade;
·
Exploração do significado de frações;
·
Leitura e escrita de frações;
|
Espaço e forma
|
·
Identificação de lados e vértices de polígonos;
·
Composição de figuras com triângulos em malhas
triangulares.
·
Reconhecimento de semelhanças entre prismas e
pirâmides;
·
Identificação de lados e vértices em figuras
geométricas planas;
·
Reconhecimento dos elementos que compõem o cubo.
|
Grandezas e medidas
|
·
Resolução de problemas envolvendo o sistema monetário;
·
Medidas de comprimento e transformação de unidades
de medida;
·
Medida de capacidade: litro e mililitro;
·
Reconhecimento e utilização de unidades de tempo:
horas e minutos.
|
Tratamento da informação
|
·
Leitura e interpretação de tabelas;
·
Construção de gráficos de barras.
|
3º Volume
Números e operações
|
·
Ampliação do sistema de numeração decimal
(leitura, escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, composição
e decomposição de quantidades);
·
Adição e subtração com e sem reagrupamento;
·
Multiplicação por dois algarismos por decomposição
e algoritmo;
·
Divisão por um algarismo;
·
Composição de quantidades com medida de valor;
·
Análise e interpretação de situação-problema
envolvendo as quatro operações;
·
Divisão por 10 e 100;
·
Frações de figuras e de quantidades;
·
Análise e representação das frações do círculo;
·
Multiplicação: contagem por agrupamento (tabuada
do 6 e do 7).
|
Espaço e forma
|
·
Análise e representação dos corpos redondos (cone,
cilindro);
Reconhecimento de
semelhanças e diferenças entre esfera, círculo e circunferência.
|
Grandezas e medidas
|
·
Cálculo de áreas e perímetros de figuras planas
desenhadas em malhas quadriculadas;
·
Reconhecimento e utilização das medidas de
comprimento;
·
Reconhecimento e utilização das unidades de medida
de tempo;
·
Relação entre horas, minutos e frações da hora.
|
Tratamento da informação
|
·
Leitura e interpretação de dados presentes em
tabelas e gráficos;
·
Análise de intervalos de tempo;
·
Análise, interpretação e representação em gráficos
de setores.
|
4º Volume
Números e operações
|
·
Análise, interpretação e resolução de
situação-problema envolvendo as 4 operações;
·
Multiplicação: contagem por agrupamento (tabuada
do 8 e do 9);
·
Adição e subtração de números decimais em
situações que envolvem o sistema monetário e outras medidas;
·
Resolução de problemas envolvendo a relação entre
quilometro, metro, centímetro e milímetro;
·
Representação fracionária;
·
Estimativa de valores;
·
Fração de quantidade;
·
Problemas envolvendo números fracionários;
·
Ampliação do Sistema de Numeração Decimal;
·
Leitura e escrita; composição e decomposição;
comparação e ordenação; classes e ordens; sucessor e antecessor; sequencias
numéricas, valor posicional;
·
Multiplicação por um e por dois algarismos;
·
Multiplicação combinatória;
·
Divisão com um ou com dois algarismos no divisor.
|
Espaço e forma
|
·
Reconhecimento e classificação de polígonos e
identificação de semelhanças e diferenças;
·
Mosaicos: exploração de figuras desenhadas pela
repetição de padrões geométricos;
·
Sequência numérica e os padrões geométricos;
·
Ampliação e redução de figuras;
·
Composição de figuras geométricas planas
utilizando triângulos, pentágonos, hexágonos, trapézios e losangos.
|
Grandezas e medidas
|
·
Área e perímetro de figuras planas;
·
Resolução de problemas que envolvem as unidades de
medida de massa e de capacidade;
·
Medida de comprimento: metro e quilômetro.
|
Tratamento da informação
|
·
Construção de gráficos de colunas;
·
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas.
|
CIÊNCIAS
1º volume
O
calor e a Temperatura
|
·
Quente e frio;
·
A energia térmica e suas
aplicações;
·
Materiais condutores de calor.
|
Os
Sons
|
·
Propagação do som;
·
Onda sonora;
·
Velocidade do som;
·
Identificação de instrumentos;
·
Percepções sonoras do cotidiano.
|
A
eletricidade e o magnetismo
|
·
Eletricidade estática;
·
Ímãs;
·
Bússola;
·
Eletroímã;
·
Concepção de fontes de energia e
suas utilidades.
|
2º
volume
As
Rochas
|
· Tipos
de Rochas, formação e características;
·
Classificação de transformações:
magmáticas, sedimentares e metamórficas.
|
Registros do passado e as espécies
atuais
|
·
Os fósseis e sua importância;
·
Como se formam os fósseis;
·
Utilidade dos fósseis;
·
A influência do clima e do
ambiente na adaptação das espécies.
|
3º
volume
A
terra se movimenta
|
·
Rotação e Translação;
·
Dias e noites;
·
Estações do ano;
·
Modelo geocêntrico;
·
Viagens espaciais.
|
Os ambientes da terra
|
·
Principais biomas: florestas;
desertos; campos e tundra;
·
Importantes biomas brasileiros:
Floresta Amazônica e Atlântica, Pantanal e Manguezal;
·
Os ecossistemas aquáticos: rios lagos e
mares.
|
4º
volume
Uma estrutura organizada
|
·
Células e tecidos;
·
Crescimento corporal.
|
Meu Corpo se Move
|
·
Estrutura dos ossos;
·
O esqueleto humano e suas
funções;
·
Prevenção de acidentes.
|
GEOGRAFIA
1º Volume
O
ambiente brasileiro e suas características
|
|
Um
passeio pelo nosso país
|
|
2º Volume
O
Brasil nem sempre foi deste jeito!
|
·
As transformações territoriais.
|
As
regiões brasileiras
|
|
3º Volume
A
população brasileira
|
|
Somos
muitos brasileiros!
|
|
4º Volume
As
atividades econômicas no Brasil
|
|
Integração
entre as unidades da federação
|
|
CONTEÚDOS REGIONAIS
|
|
HISTÓRIA
1º Volume
As
grandes navegações
|
|
A
administração Colonial
|
|
2º Volume
As
atividades econômicas no Brasil Colonial
|
|
A
extração de ouro no Brasil Colinial
|
|
3º Volume
Ideias
de liberdade na Colônia
|
|
A
Corte Portuguesa no Brasil
|
|
4º Volume
Primeiro
Reinado
|
|
Segundo
Reinado
|
|
Conteúdos regionais.
|
|
2013
DIRETRIZES - 4º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura:
·
Leitura com entonação
e ritmos;
·
Criticidade,
argumentação e socialização do texto.
·
Identificação da idéia
principal do texto.
·
Identificação de
vários gêneros textuais.
Diferenciação entre narrador e
autor (história ficcional).
Produção escrita:
·
Tipos de frases:
interrogativa, exclamativa, negativa e afirmativa;
·
Textos com
argumentação, coerência, coesão, verbal, início meio e fim;
·
Leitura e construção
de diversos gêneros textuais:
Lúdicos:
parlendas, adivinhas, cantigas e trava-línguas;
Práticos:
bilhetes, cartas, convites, manuais de instruções;
Literários: contos, lendas, fábulas e poemas;
Informativos Jornalísticos: manchetes, notícias, reportagens, entrevistas;
Informativos Científicos: conteúdo de pesquisa, textos de dicionários e
enciclopédia, relato de experiências;
Humorísticos: tiras, histórias em quadrinhos, anedotas;
Persuasivos: textos publicitários, propagandas, cartas ao leitor,
artigos de opinião, resenhas de linhos ou filmes;
·
Identificação dos
diversos tipos de balões em história em quadrinhos;
·
Conhecimento e
utilização nos textos dos sinais de pontuação ponto-final, interrogação,
exclamação, vírgula, travessão, dois-pontos;
·
Acentuação: agudo,
circunflexo, til;
·
Divisão silábica;
·
Oxítonas, paroxítonas
e proparoxítonas;
·
Sinais gráficos:
parênteses, travessão e aspas;
·
Uso de advérbio;
·
Gênero, número e grau
do substantivo.
·
Ditongo e hiato.
·
Preposições.
·
Sujeito e predicado.
·
Substantivos
concretos, abstrato, primitivo e derivado.
·
Concordância nominal,
verbal;
·
Uso de adjetivos,
adjetivos pátrios em textos narrativos e descritivos;
·
Substantivo próprio e
comum;
·
Uso de numerais
cardinais, ordinais e romanos;
·
Pronomes: retos,
oblíquos, possessivos e demonstrativos;
·
Uso de Interjeição;
·
O uso de conectores:
pronomes, advérbios, conjunções, elipse (sem uso da nomenclatura);
·
Artigos definidos e
indefinidos;
·
Ampliação do
vocabulário: utilização do dicionário;
·
Abreviatura das
unidades de tempo;
·
Uso das formas: por
que, por quê, porque e porquê;
MATEMÁTICA
Números e Operações:
1º BIMESTRE:
·
Sistema de numeração
decimal: até unidade de milhar;
·
Leitura, escrita,
comparação e ordenação dos números;
·
Nomenclatura de
operações;
·
Adição e subtração:
com ou sem reagrupamento;
·
Multiplicação: com e
sem reagrupamento;
·
Tabela de
multiplicação: com números de 01 até 10;
·
Análise, interpretação
de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·
Composição e
decomposição de quantidades;
·
Noção de infinito.
·
Noção de números
romanos até centena;
·
Probabilidade: raciocínio
e cálculos estimativos mentais;
·
Divisão com unidade e
noções com dezenas (exatas);
Espaço e Forma Geométrica:
1º BIMESTRE:
·
Construção de regiões
quadradas e retangulares em malha quadriculada;
·
Calculando na malha
quadriculada;
·
Identificação de
simetria Axial em figuras Bi e Tridimensionais;
·
Interpretações de
montagens feitas com cubos, contando quantidades;
Medidas e Grandezas:
1º BIMESTRE:
·
Reconhecimento de dias
que compõe o mês e meses que compõe o ano;
·
Divisões de tempo:
quinzena, bimestre, trimestre, semestre, ano, década e séculos;
·
Unidades de medida:
metro e quilômetros, gramas e quilogramas;
Tratamento de informação
1º BIMESTRE:
·
Leitura e
interpretação de dados em tabelas e esquemas;
·
Construção de formas
pessoais de registrar informações coletadas;
Números e Operações:
2º BIMESTRE:
·
Identificação de
números pares e ímpares.
·
Leitura, escrita,
comparação e ordenação, sucessor e antecessor;
·
Sequência numérica;
·
Análise, interpretação
de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·
Exploração da relação
divisão e multiplicação;
·
Estimativa e calculo
mental;
·
Adição e subtração:
com ou sem reagrupamento;
·
Multiplicação: com e
sem reagrupamento, com unidade e dezena;
·
Divisão com unidade e
noções com dezenas (exatas e inexatas);
·
Composição e decomposição
de quantidades;
·
Exploração dos
significados de frações;
·
Leitura e escrita de
frações;
Espaço e Forma Geométrica:
2º BIMESTRE:
·
Elementos que compõe o
cubo: faces quadradas, quantidade de faces, vértices e aresta;
·
Representação do cubo;
·
Semelhanças e
diferenças entre corpos redondos e poliedros;
·
Semelhanças e
diferenças entre prisma e pirâmede , montagem e identificação de faces,
vértices e aresta;
·
Identificação de lados
da figura;
·
Transformação de
figura em malha quadriculada;
·
Composição de figuras
com triângulos e quadrados ( formação de mosaico);
Medidas e Grandezas:
2º BIMESTRE:
·
Resolução de
problemas, envolvendo metro e quilômetros, gramas e quilogramas;
·
Resolução de
problemas, envolvendo o sistema monetário e medidas de comprimento;
·
Cálculos de área e
figuras desenhadas em malha quadriculada;
·
Cálculo de área e
perímetro;
·
Medidas de tempo:
horas e minutos;
Tratamento de informação
2º BIMESTRE:
·
Leitura e
interpretação de dados presentes em textos, tabelas e gráficos de barras.
Números e Operações:
3º BIMESTRE:
·
Compreensão das regras
do Sistema de Numeração Decimal;
·
Leitura, escrita,
comparação e ordenação, sucessor e antecessor;
·
Composição e
decomposição de quantidades;
·
Dúzia, meia dúzia;
·
Metade, dobro;
·
Análise, interpretação
de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·
Reconhecimento da
função da vírgula em números decimais;
·
Relação entre
representação fracionária decimal;
·
Composição e
decomposição de quantidades;
·
Análises e
representações de frações;
Espaço e Forma Geométrica:
3º BIMESTRE:
·
Semelhanças e
diferenças entre corpos redondos e poliedros;
·
Análise e
representação dos corpos redondos (cone e cilindro);
·
Reconhecimento de
semelhanças e diferenças entre esfera e círculo;
Medidas e Grandezas:
3º BIMESTRE:
·
Resolução de problemas
envolvendo quilômetros e horas;
·
Cálculo de área e
perímetros;
·
Ampliação e redução de
figuras;
·
Relação e
representação utilizando frações e números com vírgula com as medidas de massa:
gramas e quilogramas;
·
Reconhecimento e
utilização da unidade de tempo (horas e minutos) e frações de horas;
Tratamento de informação
3º BIMESTRE:
·
Leitura e
interpretação de dados presentes em textos, tabelas e gráficos de barras.
Números e Operações:
4º BIMESTRE:
·
Análise, interpretação
de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·
Adição e subtração:
com ou sem reagrupamento;
·
Dúzia, meia dúzia;
·
Multiplicação: com e
sem reagrupamento;
·
Divisão com unidade e
noções com dezenas (exatas e inexatas);
·
Ampliação da sequência
numérica (até 100.000);
·
Leitura, escrita,
comparação e ordenação dos números;
Espaço e Forma Geométrica:
4º BIMESTRE:
·
Identificação e
classificação de polígonos;
·
Polígonos em obras de
artes;
·
Identificação de eixo
de simetria;
·
Cálculo de perímetro;
Medidas e Grandezas:
4º BIMESTRE:
·
Resolução de problemas
envolvendo a relação entre metro, centímetro e milímetro;
·
Resolução de problemas
envolvendo medida de massa: g e Kg e de capacidade l e ml;
·
Resolução de problemas
envolvendo medida de tempo e velocidade: km/h
Tratamento de informação
4º BIMESTRE:
·
Leitura e
interpretação de dados presentes em textos, tabelas e gráficos de barras.
GEOGRAFIA
Espaço e Representação:
1º BIMESTRE:
·
Identificação da
formação e representação de diferentes espaços;
Sociedade:
1º BIMESTRE:
·
Reconhecimento da organização
do município e das Unidades Federativas;
·
Identificação da
administração política do município;
Natureza
1º BIMESTRE:
·
Reconhecimento das
paisagens do município.
Trabalho
1º BIMESTRE:
·
Reconhecimento da
interdependência entre a cidade e o campo no decorrer do tempo;
Espaço e Representação:
2º BIMESTRE:
·
Compreensão do
território brasileiro;
·
Análise das diferentes
formas de divisão político-administrativa do Brasil;
Sociedade:
2º BIMESTRE:
·
Percepção de que cada cidadão tem
responsabilidades na administração pública;
Natureza
2º BIMESTRE:
·
Identificação dos
elementos naturais da paisagem e do trabalho humano;
·
Reconhecimento dos
recursos naturais e de seu reaproveitamento;
·
Preservação do
patrimônio natural;
Trabalho
2º BIMESTRE:
·
Entendimento da criação de município (trabalho
humano) e da mudança na paisagem;
Espaço e Representação:
3º BIMESTRE:
·
Localização dos
estados nas regiões brasileiras;
·
Direções cardeais;
·
Divisão entre os
estados;
Sociedade:
3º BIMESTRE:
·
Identificação das
diferenças regionais;
Natureza
3º BIMESTRE:
·
A natureza e o trabalho humano em cada região;
Trabalho
3º BIMESTRE:
·
As diferenças econômicas das regiões
brasileiras;
·
Os sistemas de transporte;
·
Os meios de comunicação.
Espaço e Representação:
4º BIMESTRE:
·
Localização do Brasil no mundo e no continente
americano;
Sociedade:
4º BIMESTRE:
·
Conscientização dos
problemas sociais e dos direitos da criança;
Natureza
4º BIMESTRE:
·
Identificação dos problemas ambientais das
grandes cidades;
Trabalho
4º BIMESTRE:
·
Compreensão da
transformação das paisagens e do modo de vida das sociedades após o progresso
de industrialização;
HISTÓRIA
Cotidiano – Sociocultural:
1º BIMESTRE
·
Conhecimento de
temporalidade;
·
Indígenas;
·
Formas de vida dos
primeiros habitantes do Brasil;
·
Diversidade cultural
na África do século XVI;
·
A escravidão africana
no Brasil;
·
Sociabilidades
desenvolvidas a partir do encontro entre indígenas, portugueses e africanos.
Cotidiano – Local:
1º BIMESTRE:
·
Presença de elementos
culturais de portugueses, indígenas e africanos no local onde moram os alunos;
·
Reflexão sobre
preconceitos que o aluno observa;
Cotidiano – Político-econômico:
1º BIMESTRE:
·
Chegada dos
portugueses;
·
A escravidão africana
no Brasil;
·
O catolicismo dos
colonizadores e a criação dos aldeamento;
Cotidiano – Sociocultural:
2º BIMESTRE
·
Salvador, a primeira
Capital da Colônia;
·
Povoamento do interior
do Brasil;
Cotidiano – Local:
2º BIMESTRE:
·
As Câmaras Municipais
na região de moradia do aluno;
Cotidiano – Político-econômico:
2º BIMESTRE:
·
Organização
político-administrativa no Período colonial (Tratado de Tordesilhas, Capitanias
Hereditárias e Câmaras Municipais;
·
Ocupação do território
da América portuguesa: Primeiras povoações, arraias e vilas criados pelos
portugueses);
·
As bandeiras e as monções;
Cotidiano – Sociocultural:
3º BIMESTRE
·
A vida nos engenhos;
·
Higiene e saúde nos
núcleos urbanos coloniais;
·
Os quilombos e a
resistência africana;
Cotidiano – Local:
3º BIMESTRE:
·
Modo de vida na região
do aluno na atualidade;
Cotidiano – Político-econômico:
3º BIMESTRE:
·
Extração do
pau-brasil;
·
A atividade
mineradora;
·
O trabalho livre e o
escravo;
·
O trabalho no meio
urbano;
·
Aspectos do cotidiano
no Brasil.
Cotidiano – Sociocultural:
4º BIMESTRE
·
Pintores que
retrataram o Brasil;
·
Importância das pinturas
históricas para o conhecimento da história do Brasil.
Cotidiano – Local:
4º BIMESTRE:
·
Problemas urbanos na
região de moradia dos alunos.
Cotidiano – Político-econômico:
4º BIMESTRE:
·
Chegada da Família
Real ao Brasil em 1808;
·
Partida de D. João VI;
·
D. Pedro I e a
independência do Brasil;
·
D. Pedro II e a
criação da fotografia.
CIÊNCIAS
A vida na Terra
1º BIMESTRE:
·
Materiais que compõem
os ambientes da terra;
·
Estados físicos da
matéria;
·
Características de
alguns materiais;
·
Sistema solar e seus
componentes;
·
Característica
internas e externas do planeta terra;
Ação transformadora do ser humano:
1º BIMESTRE:
·
Utilização e
transformação dos recursos naturais;
·
Reciclagem dos
materiais;
·
Preservação dos
recursos naturais;
A vida na Terra
2º BIMESTRE:
·
Formação e
características de alguns tipos de solo;
·
Influência do tipo de
solo na vida dos animais e vegetais;
Saúde e qualidade de vida
2º BIMESTRE:
·
Importância da
preservação de doenças veiculadas pelo solo;
Ação transformadora do ser humano:
2º BIMESTRE:
·
Preservação contra
erosão e manutenção da fertilidade do solo;
·
Influência das
queimadas e do desmatamento na erosão do solo;
·
A poluição causada
pelo lixo;
·
Impermeabilização do
solo;
A vida na Terra
3º BIMESTRE:
·
A presença da água no
planeta Terra;
·
O ciclo da água na
natureza;
·
Relação dos seres
vivos com a água no ecossistema;
Saúde e qualidade de vida
3º BIMESTRE:
·
Doenças relacionadas à
água: dengue e febre amarela;
Ação transformadora do ser humano:
3º BIMESTRE:
·
Controle da circulação
da água nas cidades: estações de tratamento de água e esgoto;
·
Poluição da água nas
cidades.
A vida na Terra
4º BIMESTRE:
·
Existência do ar;
·
Composição do ar;
·
Relação do ar com os
seres vivos;
·
Vento;
Saúde e qualidade de vida
4º BIMESTRE:
·
Influência da qualidade
do ar na saúde do ser humano;
Ação transformadora do ser humano:
4º BIMESTRE:
·
Utilização do ar nas
atividades humanas: usinas eólicas, moinhos de vento e barco à vela;
ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES
Cadernos:
- Caderno de Língua Portuguesa
- Caderno de Matemática
- Caderno de Geografia / História/Ciência
- Caderno de Tema
- Caderno ou Portfólio para Avaliações
Quantidade de Tema:
- Três vezes por semana
Correção do Livro:
- Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.
Aula de Leitura:
- A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Regiane Fries
Idione Z. de Vargas