4º ano


2014
Diretrizes Municipais de Piratuba
Ano: 2014
Turma: 4º ano
Língua Portuguesa
·         Leitura:
ü  Leitura com entonação e ritmos.
ü  Criticidade, argumentação e socialização do texto.
ü  Identificação do objetivo ou da finalidade do texto.
ü  Identificação de vários gêneros textuais.
ü  Capacidade de refletir, analisar, pensar e criar diferentes linguagens.







Aspectos discursivos textuais

·      Leitura de vários gêneros textuais.
·      Levantamento de aspectos culturais.
·      Estabelecer coesão na escrita.
·      Identificação do gênero textual.
·      Saber da finalidade do gênero.
·      Identificar as estruturas de cada gênero.
·      Perceber o objetivo do texto.
·      Identificação e compreensão dos elementos que compõem a narrativa: tempo, espaço, personagens, conflito, desfecho.
·      Promoção e estímulo do hábito da leitura, reforçando a ideia de expressar opinião.
·      Reflexão sobre as características de uma carta, os elementos que a constituem e a disposição gráfica na produção.
·      Construção da relação entre o tema e o exercício de cidadania.
·      Percepção dos recursos gráficos, como as aspas, para marcar a fala dos entrevistados.
·      Identificação dos parágrafos do texto, compreensão e percepção da relação das ideias.
·      Localização e interpretação da moral da história.
·      Inferência dos sentidos do texto por meio da análise de palavras ou expressões que o constituem.
·      Interpretação do texto com auxílio de elementos não verbais. (HQs).
·      Identificação do espaço onde ocorre a narrativa.
·      Identificação das circunstâncias históricas apresentadas no texto.

OBS.: Os aspectos discursivos textuais são práticas norteadoras para todas as unidades.











Aspectos linguísticos



































Produção de texto oral ou escrito

1º Volume

·    Escrita correta das palavras.
·    Uso do dicionário.
·    Ordenar palavras.
·    Separação silábica.
·    Sílaba tônica.
·    Formação de palavras pertencentes ao mesmo campo semântico.
·    Relação entre texto verbal e não verbal.
·    Sinônimos e antônimos da palavras.
·    Compreensão da finalidade do emprego do verbo como indicativo de ordem.
·    Uso de expressões adverbiais.
·    Interpretação de medidas.
·    Substantivos próprios e comuns.
·     Escrita correta das palavras de acordo com o som.

2º Volume

·     Palavras onomatopaicas.
·      Identificação do narrador-personagem e do narrador-observador.
·   Sinais de pontuação.
·   Ampliação do vocabulário.
·   Identificação do recuo que indica o parágrafo.
·   Uso do travessão.
·   Discurso direto e indireto.
·   Verbos regulares no presente e no pretérito perfeito.
·   Formação do adjetivo.
·   Pronomes.
·   Memorização e sonoridade das palavras.
·   Reconhecimento de tipos de frases: afirmativas e negativas.
·   Acentuação gráfica.

3º Volume

·   Concordância nominal e verbal.
·   Número cardinal.
·   Advérbios de tempo e de modo.
·   Uso de prefixos e sufixos.
·   Classificação quanto ao número de sílabas (oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas).
·   Substantivos coletivos.

4º Volume

·   Artigo definido e indefinido.
·   Grafia das palavras.
·   Tempos verbais.
·   Regras de acentuação das palavras.
·   Uso do travessão e parênteses.
·   Tempos verbais.
·   Concordância /coesão textual.


Obs.:  Cada volume é composto por duas, três ou quatro unidades, mas devemos lembrar que os aspectos linguísticos são divididos apenas para efeitos didáticos, pois a inter-relação é necessária, a fim de favorecer as situações de uso efetivo da linguagem.



 1º Volume

·      Elaboração de mensagem com característica do gênero cartão-postal.
·      Criação de verbetes.
·      Emprego de recursos linguísticos estudados na escrita da receita.
·      Criação e contação de histórias.
·      Escrita e revisão textual do gênero conto.

2º Volume 

·      Seleção de informações e produção de biografia e de autobiografia.
·      Apropriação das características do gênero carta referentes às condições de produção, propósitos comunicativos, composicionais, organização e conteúdo.
·      Uso de recursos linguísticos que confirmem clareza na exposição das ideias referente a divulgação científica.

     3º Volume

·      Seleção, produção, revisão e divulgação da reportagem.
·      Uso de recursos linguísticos-discursivos, próprios do gênero, na produção escrita de fábulas.

    4º Volume

·      Utilização dos recursos verbais, sinais de pontuação, argumentação e coerência ao produzir uma biografia.
·      Conhecimento do gênero textual HQs, sua estrutura e características da linguagem.
·      Criação de um texto, com dados históricos.
·      Promover momentos de contação e exploração dos gêneros estudados.


OBS.: O trabalho com os diferentes gêneros textuais possibilita que o ensino da língua torne-se rico, dinâmico e interessante. Além disso, proporciona ao aluno instrumentos essenciais de comunicação no exercício da cidadania.
MATEMÁTICA

1º Volume





Números e operações


·    Sistema de numeração decimal: até unidade de milhar;
·    Leitura, escrita, comparação e ordenação dos números;
·    Análise, interpretação de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·    Composição e decomposição de quantidades;
·    Utilização de cálculos estimativos mentais;
·    Interpretação de sequencias numéricas, reconhecendo sucessor e antecessor;
·    Reconhecimento de classes e ordens;
·    Adição e subtração: com ou sem reagrupamento;
·    Multiplicação: com ou sem reagrupamento;
·    Divisão com um algarismo no divisor;
·    Multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular e raciocínio proporcional;


Espaço e forma


·         Construção de figuras geométricas planas;
·         Identificação de simetria axial em figuras planas;
·         Construção a partir da planificação e representação do cubo;




Grandezas e medidas


·         Reconhecimento e utilização das unidades de tempo registradas no calendário.
·         Noção de área na malha quadriculada;
·         Composição de quantidades com valores monetários;
·         Reconhecimento e utilização de unidades de medida: grama, quilograma e miligrama;
·         Instrumentos de medida de massa: balança;


Tratamento da informação


·         Leitura, produção e interpretação de tabelas;
·         Construção de gráficos.


2º Volume

Números e operações



·         Leitura e produção de escritas numéricas;
·         Compreensão do sistema de numeração decimal;
·         Sistema de Numeração Romano;
·         Adição e subtração com e sem reagrupamento;
·         Multiplicação: contagem por agrupamentos (tabuada do 4 e do 5);
·         Relação entre adição e subtração; e multiplicação e divisão;
·         Divisão: decomposição do dividendo;

·         Análise, interpretação de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·         Estimativa e cálculo mental;
·         Multiplicação por 10 e 100;
·         Reconhecimento da função da vírgula em números decimais;
·         Multiplicação por um algarismo;
·         Divisão com um e com dois algarismos no divisor;
·         Reconhecimento de meio e metade;
·         Exploração do significado de frações;
·         Leitura e escrita de frações;



Espaço e forma


·         Identificação de lados e vértices de polígonos;
·         Composição de figuras com triângulos em malhas triangulares.
·         Reconhecimento de semelhanças entre prismas e pirâmides;
·         Identificação de lados e vértices em figuras geométricas planas;
·         Reconhecimento dos elementos que compõem o cubo.



Grandezas e medidas


·         Resolução de problemas envolvendo o sistema monetário;
·         Medidas de comprimento e transformação de unidades de medida;
·         Medida de capacidade: litro e mililitro;
·         Reconhecimento e utilização de unidades de tempo: horas e minutos.


Tratamento da informação

·         Leitura e interpretação de tabelas;
·         Construção de gráficos de barras.



3º Volume

Números e operações



·         Ampliação do sistema de numeração decimal (leitura, escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, composição e decomposição de quantidades);
·         Adição e subtração com e sem reagrupamento;
·         Multiplicação por dois algarismos por decomposição e algoritmo;
·         Divisão por um algarismo;
·         Composição de quantidades com medida de valor;
·         Análise e interpretação de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·         Divisão por 10 e 100;
·         Frações de figuras e de quantidades;
·         Análise e representação das frações do círculo;
·         Multiplicação: contagem por agrupamento (tabuada do 6 e do 7).


Espaço e forma
·         Análise e representação dos corpos redondos (cone, cilindro);
Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre esfera, círculo e circunferência.


Grandezas e medidas


·         Cálculo de áreas e perímetros de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas;
·         Reconhecimento e utilização das medidas de comprimento;
·         Reconhecimento e utilização das unidades de medida de tempo;
·         Relação entre horas, minutos e frações da hora.


Tratamento da informação


·         Leitura e interpretação de dados presentes em tabelas e gráficos;
·         Análise de intervalos de tempo;
·         Análise, interpretação e representação em gráficos de setores.


4º Volume




Números e operações


·         Análise, interpretação e resolução de situação-problema envolvendo as 4 operações;
·         Multiplicação: contagem por agrupamento (tabuada do 8 e do 9);
·         Adição e subtração de números decimais em situações que envolvem o sistema monetário e outras medidas;
·         Resolução de problemas envolvendo a relação entre quilometro, metro, centímetro e milímetro;
·         Representação fracionária;
·         Estimativa de valores;
·         Fração de quantidade;
·         Problemas envolvendo números fracionários;
·         Ampliação do Sistema de Numeração Decimal;
·         Leitura e escrita; composição e decomposição; comparação e ordenação; classes e ordens; sucessor e antecessor; sequencias numéricas, valor posicional;
·         Multiplicação por um e por dois algarismos;
·         Multiplicação combinatória;
·         Divisão com um ou com dois algarismos no divisor.




Espaço e forma


·         Reconhecimento e classificação de polígonos e identificação de semelhanças e diferenças;
·         Mosaicos: exploração de figuras desenhadas pela repetição de padrões geométricos;
·         Sequência numérica e os padrões geométricos;
·         Ampliação e redução de figuras;
·         Composição de figuras geométricas planas utilizando triângulos, pentágonos, hexágonos, trapézios e losangos.



Grandezas e medidas



·         Área e perímetro de figuras planas;
·         Resolução de problemas que envolvem as unidades de medida de massa e de capacidade;
·         Medida de comprimento: metro e quilômetro.

Tratamento da informação


·         Construção de gráficos de colunas;
·         Leitura e interpretação de gráficos e tabelas.


CIÊNCIAS

1º volume

O calor e a Temperatura

·         Quente e frio;
·         A energia térmica e suas aplicações;
·          Materiais condutores de calor.



Os Sons


·         Propagação do som;
·         Onda sonora;
·         Velocidade do som;
·          Identificação de instrumentos;
·         Percepções sonoras do cotidiano.


A eletricidade e o magnetismo


·         Eletricidade estática;
·          Ímãs;
·          Bússola;
·         Eletroímã;
·         Concepção de fontes de energia e suas utilidades.

2º volume
As Rochas


·      Tipos de Rochas, formação e características;
·         Classificação de transformações: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Registros do passado e as espécies atuais


·         Os fósseis e sua importância;
·         Como se formam os fósseis;
·         Utilidade dos fósseis;
·         A influência do clima e do ambiente na adaptação das espécies.
 
3º volume

A terra se movimenta


·         Rotação e Translação;
·         Dias e noites;
·         Estações do ano;
·         Modelo geocêntrico;
·         Viagens espaciais.


Os ambientes da terra

·         Principais biomas: florestas; desertos; campos e tundra;
·         Importantes biomas brasileiros: Floresta Amazônica e Atlântica, Pantanal e Manguezal;
·          Os ecossistemas aquáticos: rios lagos e mares.


4º volume

Uma estrutura organizada

·         Células e tecidos;
·         Crescimento corporal.



Meu Corpo se Move


·         Estrutura dos ossos;
·         O esqueleto humano e suas funções;
·         Prevenção de acidentes.


GEOGRAFIA


1º Volume
O ambiente brasileiro e suas características

  • A riqueza natural brasileira.
  • A natureza e os limites criados pelo ser humano.
  • Alguns problemas ambientais nacionais.



Um passeio pelo nosso país

  • A constituição territorial brasileira.
  • As diferentes realidades do Brasil.
  • Os vários lugares do Brasil.


2º Volume
O Brasil nem sempre foi deste jeito!

·           As transformações territoriais.
  • Os tipos de limites territoriais.
  • O espaço geográfico brasileiro atual.


As regiões brasileiras


  • Critérios de regionalização.
  • As regiões do IBGE.
  • Um novo critério de regionalização.
  • As regiões geoeconômicas.

3º Volume
A população brasileira

  • As origens da população.
  • A relação entre sociedade e natureza no Brasil.
  • A distribuição populacional pelo Brasil.

Somos muitos brasileiros!


  • A estrutura da população brasileira.
  • População rural e urbana.
  • Movimentos migratórios.


4º Volume
As atividades econômicas no Brasil


  • Conceito de atividade econômica;
  • Os setores da economia na sociedade brasileira;
  • Os impostos no Brasil.


Integração entre as unidades da federação


  • O sistema de transportes;
  • O sistema de comunicações;
  • Os sistemas de transporte e comunicação no cotidiano.


CONTEÚDOS REGIONAIS


  • A unidade federativa... e seus municípios.
  • Integração entre... e o Brasil: comunicação e transporte.




HISTÓRIA

1º Volume
As grandes navegações

  • Em busca de um caminho para as Índias.
  • A divisão do mundo entre Portugal e Espanha.
  • A primeira viagem ao redor do mundo.


A administração Colonial

  • O início do povoamento português.
  • As Capitanias Hereditárias.
  • O Governo Geral.
  • A revolta dos indígenas.
  • Os Jesuítas na Colonização do Brasil.

2º Volume
As atividades econômicas no Brasil Colonial

  • O engenho de açúcar.
  • A criação de gado.
  • Os tropeiros.

A extração de ouro no Brasil Colinial

  • Em busca do ouro.
  • A mineração.
  • As manifestações do barroco no Brasil Colonial.

3º Volume

Ideias de liberdade na Colônia

  • Luta pela liberdade: Os quilombos.
  • Povos indígenas: Guerra Guaranítica.
  • Inconfidência Mineira.
  • Conjuração Baiana ou dos Alfaiates.


A Corte Portuguesa no Brasil

  • A chegada da Corte.
  • Reino Unido de Portugal e Algarves.
  • A Independência.

4º Volume

Primeiro Reinado

  • A Constituição de 1824.
  • A renúncia do Imperador.
  • A maioridade de D. Pedro de Alcântara
  • As revoltas regionais.



Segundo Reinado

  • A imagem do Imperador.
  • A arte no Segundo Reinado.
  • As inovações tecnológicas.
  • A crise do Império.
  • A abolição da escravidão.


Conteúdos regionais.

  • Como surgiram as primeiras cidades de Santa Catarina.
  • Como viviam os diferentes grupos sociais?
  • Manifestações artísticas e folclóricas de Santa Catarina.



















2013
DIRETRIZES - 4º ANO


LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura:
·                     Leitura com entonação e ritmos;
·                     Criticidade, argumentação e socialização do texto.
·                     Identificação da idéia principal do texto.
·                     Identificação de vários gêneros textuais.
            Diferenciação entre narrador e autor (história ficcional).

Produção escrita:
·         Tipos de frases: interrogativa, exclamativa, negativa e afirmativa;
·         Textos com argumentação, coerência, coesão, verbal, início meio e fim;
·         Leitura e construção de diversos gêneros textuais:
Lúdicos: parlendas, adivinhas, cantigas e trava-línguas;
Práticos: bilhetes, cartas, convites, manuais de instruções;
Literários: contos, lendas, fábulas e poemas;
Informativos Jornalísticos: manchetes, notícias, reportagens, entrevistas;
Informativos Científicos: conteúdo de pesquisa, textos de dicionários e enciclopédia, relato de experiências;
Humorísticos: tiras, histórias em quadrinhos, anedotas;
Persuasivos: textos publicitários, propagandas, cartas ao leitor, artigos de opinião, resenhas de linhos ou filmes;
·         Identificação dos diversos tipos de balões em história em quadrinhos;
·         Conhecimento e utilização nos textos dos sinais de pontuação ponto-final, interrogação, exclamação, vírgula, travessão, dois-pontos;
·         Acentuação: agudo, circunflexo, til;
·         Divisão silábica;
·         Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
·         Sinais gráficos: parênteses, travessão e aspas;
·         Uso de advérbio;
·         Gênero, número e grau do substantivo.
·         Ditongo e hiato.
·         Preposições.
·         Sujeito e predicado.
·         Substantivos concretos, abstrato, primitivo e derivado.
·         Concordância nominal, verbal;
·         Uso de adjetivos, adjetivos pátrios em textos narrativos e descritivos;
·         Substantivo próprio e comum;
·         Uso de numerais cardinais, ordinais e romanos;
·         Pronomes: retos, oblíquos, possessivos e demonstrativos;
·         Uso de Interjeição;
·         O uso de conectores: pronomes, advérbios, conjunções, elipse (sem uso da nomenclatura);
·         Artigos definidos e indefinidos;
·         Ampliação do vocabulário: utilização do dicionário;
·         Abreviatura das unidades de tempo;
·         Uso das formas: por que, por quê, porque e porquê;



MATEMÁTICA

Números e Operações:
1º BIMESTRE:

·                    Sistema de numeração decimal: até unidade de milhar;
·                    Leitura, escrita, comparação e ordenação dos números;
·                    Nomenclatura de operações;
·                    Adição e subtração: com ou sem reagrupamento;
·                    Multiplicação: com e sem reagrupamento;
·                    Tabela de multiplicação: com números de 01 até 10;
·                    Análise, interpretação de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·                    Composição e decomposição de quantidades;
·                    Noção de infinito.
·                    Noção de números romanos até centena;
·                    Probabilidade: raciocínio e cálculos estimativos mentais;
·                    Divisão com unidade e noções com dezenas (exatas);

Espaço e Forma Geométrica:
1º BIMESTRE:

·                    Construção de regiões quadradas e retangulares em malha quadriculada;
·                    Calculando na malha quadriculada;
·                    Identificação de simetria Axial em figuras Bi e Tridimensionais;
·                    Interpretações de montagens feitas com cubos, contando quantidades;


Medidas e Grandezas:
1º BIMESTRE:

·                    Reconhecimento de dias que compõe o mês e meses que compõe o ano;
·                    Divisões de tempo: quinzena, bimestre, trimestre, semestre, ano, década e séculos;
·                    Unidades de medida: metro e quilômetros, gramas e quilogramas;


Tratamento de informação
1º BIMESTRE:

·                    Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas;
·                    Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas;


Números e Operações:
2º BIMESTRE:

·                    Identificação de números pares e ímpares.
·                    Leitura, escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor;
·                    Sequência numérica;
·                     Análise, interpretação de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·                    Exploração da relação divisão e multiplicação;
·                    Estimativa e calculo mental;
·                     Adição e subtração: com ou sem reagrupamento;
·                     Multiplicação: com e sem reagrupamento, com unidade e dezena;
·                    Divisão com unidade e noções com dezenas (exatas e inexatas);
·                     Composição e decomposição de quantidades;
·                    Exploração dos significados de frações;
·                    Leitura e escrita de frações;

Espaço e Forma Geométrica:
2º BIMESTRE:

·                    Elementos que compõe o cubo: faces quadradas, quantidade de faces, vértices e aresta;
·                    Representação do cubo;
·                    Semelhanças e diferenças entre corpos redondos e poliedros;
·                    Semelhanças e diferenças entre prisma e pirâmede , montagem e identificação de faces, vértices e aresta;
·                    Identificação de lados da figura;
·                    Transformação de figura em malha quadriculada;
·                    Composição de figuras com triângulos e quadrados ( formação de mosaico);

Medidas e Grandezas:
2º BIMESTRE:

·                    Resolução de problemas, envolvendo metro e quilômetros, gramas e quilogramas;
·                    Resolução de problemas, envolvendo o sistema monetário e medidas de comprimento;
·                    Cálculos de área e figuras desenhadas em malha quadriculada;
·                    Cálculo de área e perímetro;
·                    Medidas de tempo: horas e minutos;


Tratamento de informação
2º BIMESTRE:

·                    Leitura e interpretação de dados presentes em textos, tabelas e gráficos de barras.


Números e Operações:
3º BIMESTRE:

·                    Compreensão das regras do Sistema de Numeração Decimal;
·                    Leitura, escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor;
·                     Composição e decomposição de quantidades;
·                    Dúzia, meia dúzia;
·                    Metade, dobro;
·                     Análise, interpretação de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·                    Reconhecimento da função da vírgula em números decimais;
·                    Relação entre representação fracionária decimal;
·                     Composição e decomposição de quantidades;
·                    Análises e representações de frações;


Espaço e Forma Geométrica:
3º BIMESTRE:

·                    Semelhanças e diferenças entre corpos redondos e poliedros;
·                    Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro);
·                    Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre esfera e círculo;


Medidas e Grandezas:
3º BIMESTRE:

·                    Resolução de problemas envolvendo quilômetros e horas;
·                    Cálculo de área e perímetros;
·                    Ampliação e redução de figuras;
·                    Relação e representação utilizando frações e números com vírgula com as medidas de massa: gramas e quilogramas;
·                    Reconhecimento e utilização da unidade de tempo (horas e minutos) e frações de horas;



Tratamento de informação
3º BIMESTRE:

·                    Leitura e interpretação de dados presentes em textos, tabelas e gráficos de barras.


Números e Operações:
4º BIMESTRE:

·                     Análise, interpretação de situação-problema envolvendo as quatro operações;
·                     Adição e subtração: com ou sem reagrupamento;
·                     Dúzia, meia dúzia;
·                     Multiplicação: com e sem reagrupamento;
·                    Divisão com unidade e noções com dezenas (exatas e inexatas);
·                     Ampliação da sequência numérica (até 100.000);
·                    Leitura, escrita, comparação e ordenação dos números;


Espaço e Forma Geométrica:
4º BIMESTRE:

·                    Identificação e classificação de polígonos;
·                    Polígonos em obras de artes;
·                    Identificação de eixo de simetria;
·                    Cálculo de perímetro;

Medidas e Grandezas:
4º BIMESTRE:

·                    Resolução de problemas envolvendo a relação entre metro, centímetro e milímetro;
·                    Resolução de problemas envolvendo medida de massa: g e Kg e de capacidade l e ml;
·                    Resolução de problemas envolvendo medida de tempo e velocidade: km/h


Tratamento de informação
4º BIMESTRE:

·                    Leitura e interpretação de dados presentes em textos, tabelas e gráficos de barras.





GEOGRAFIA

Espaço e Representação:
1º BIMESTRE:

·                    Identificação da formação e representação de diferentes espaços;

Sociedade:
1º BIMESTRE:

·                    Reconhecimento da organização do município e das Unidades Federativas;
·                    Identificação da administração política do município;

Natureza
1º BIMESTRE:

·                    Reconhecimento das paisagens do município.

Trabalho
1º BIMESTRE:

·                    Reconhecimento da interdependência entre a cidade e o campo no decorrer do tempo;

Espaço e Representação:
2º BIMESTRE:

·                    Compreensão do território brasileiro;
·                    Análise das diferentes formas de divisão político-administrativa do Brasil;

Sociedade:
2º BIMESTRE:

·                    Percepção de que cada cidadão tem responsabilidades na administração pública;

Natureza
2º BIMESTRE:

·                    Identificação dos elementos naturais da paisagem e do trabalho humano;
·                    Reconhecimento dos recursos naturais e de seu reaproveitamento;
·                    Preservação do patrimônio natural;

Trabalho
2º BIMESTRE:

·                    Entendimento da criação de município (trabalho humano) e da mudança na paisagem;

Espaço e Representação:
3º BIMESTRE:

·                    Localização dos estados nas regiões brasileiras;
·                    Direções cardeais;
·                    Divisão entre os estados;

Sociedade:
3º BIMESTRE:

·                    Identificação das diferenças regionais;

Natureza
3º BIMESTRE:

·                    A natureza e o trabalho humano em cada região;

Trabalho
3º BIMESTRE:

·                    As diferenças econômicas das regiões brasileiras;
·                    Os sistemas de transporte;
·                    Os meios de comunicação.

Espaço e Representação:
4º BIMESTRE:

·                    Localização do Brasil no mundo e no continente americano;

Sociedade:
4º BIMESTRE:

·                    Conscientização dos problemas sociais e dos direitos da criança;

Natureza
4º BIMESTRE:

·                    Identificação dos problemas ambientais das grandes cidades;

Trabalho
4º BIMESTRE:

·                    Compreensão da transformação das paisagens e do modo de vida das sociedades após o progresso de industrialização;

HISTÓRIA


Cotidiano – Sociocultural:
1º BIMESTRE

·                    Conhecimento de temporalidade;
·                    Indígenas;
·                    Formas de vida dos primeiros habitantes do Brasil;
·                    Diversidade cultural na África do século XVI;
·                    A escravidão africana no Brasil;
·                    Sociabilidades desenvolvidas a partir do encontro entre indígenas, portugueses e africanos.

Cotidiano – Local:
1º BIMESTRE:

·                    Presença de elementos culturais de portugueses, indígenas e africanos no local onde moram os alunos;
·                    Reflexão sobre preconceitos que o aluno observa;

Cotidiano – Político-econômico:
1º BIMESTRE:

·                    Chegada dos portugueses;
·                    A escravidão africana no Brasil;
·                    O catolicismo dos colonizadores e a criação dos aldeamento;

Cotidiano – Sociocultural:
2º BIMESTRE

·                    Salvador, a primeira Capital da Colônia;
·                    Povoamento do interior do Brasil;

Cotidiano – Local:
2º BIMESTRE:

·                    As Câmaras Municipais na região de moradia do aluno;

Cotidiano – Político-econômico:
2º BIMESTRE:

·                    Organização político-administrativa no Período colonial (Tratado de Tordesilhas, Capitanias Hereditárias e Câmaras Municipais;
·                    Ocupação do território da América portuguesa: Primeiras povoações, arraias e vilas criados pelos portugueses);
·                    As bandeiras e as monções;

Cotidiano – Sociocultural:
3º BIMESTRE

·                    A vida nos engenhos;
·                    Higiene e saúde nos núcleos urbanos coloniais;
·                    Os quilombos e a resistência africana;

Cotidiano – Local:
3º BIMESTRE:

·                    Modo de vida na região do aluno na atualidade;

Cotidiano – Político-econômico:
3º BIMESTRE:

·                    Extração do pau-brasil;
·                    A atividade mineradora;
·                    O trabalho livre e o escravo;
·                    O trabalho no meio urbano;
·                    Aspectos do cotidiano no Brasil.

Cotidiano – Sociocultural:
4º BIMESTRE

·                    Pintores que retrataram o Brasil;
·                    Importância das pinturas históricas para o conhecimento da história do Brasil.

Cotidiano – Local:
4º BIMESTRE:

·                    Problemas urbanos na região de moradia dos alunos.

Cotidiano – Político-econômico:
4º BIMESTRE:

·                    Chegada da Família Real ao Brasil em 1808;
·                    Partida de D. João VI;
·                    D. Pedro I e a independência do Brasil;
·                    D. Pedro II e a criação da fotografia.




CIÊNCIAS

A vida na Terra
1º BIMESTRE:

·                    Materiais que compõem os ambientes da terra;
·                    Estados físicos da matéria;
·                    Características de alguns materiais;
·                    Sistema solar e seus componentes;
·                    Característica internas e externas do planeta terra;

Ação transformadora do ser humano:
1º BIMESTRE:

·                    Utilização e transformação dos recursos naturais;
·                    Reciclagem dos materiais;
·                    Preservação dos recursos naturais;

A vida na Terra
2º BIMESTRE:
·                    Formação e características de alguns tipos de solo;
·                    Influência do tipo de solo na vida dos animais e vegetais;

Saúde e qualidade de vida
2º BIMESTRE:

·                    Importância da preservação de doenças veiculadas pelo solo;

Ação transformadora do ser humano:
2º BIMESTRE:

·                    Preservação contra erosão e manutenção da fertilidade do solo;
·                    Influência das queimadas e do desmatamento na erosão do solo;
·                    A poluição causada pelo lixo;
·                    Impermeabilização do solo;

A vida na Terra
3º BIMESTRE:

·                    A presença da água no planeta Terra;
·                    O ciclo da água na natureza;
·                    Relação dos seres vivos com a água no ecossistema;

Saúde e qualidade de vida
3º BIMESTRE:

·                    Doenças relacionadas à água: dengue e febre amarela;

Ação transformadora do ser humano:
3º BIMESTRE:

·                    Controle da circulação da água nas cidades: estações de tratamento de água e esgoto;
·                    Poluição da água nas cidades.

A vida na Terra
4º BIMESTRE:

·                    Existência do ar;
·                    Composição do ar;
·                    Relação do ar com os seres vivos;
·                    Vento;

Saúde e qualidade de vida
4º BIMESTRE:

·                    Influência da qualidade do ar na saúde do ser humano;

Ação transformadora do ser humano:
4º BIMESTRE:

·                    Utilização do ar nas atividades humanas: usinas eólicas, moinhos de vento e barco à vela;

           



ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES

Cadernos:
  • Caderno de Língua Portuguesa
  • Caderno de Matemática
  • Caderno de Geografia / História/Ciência
  • Caderno de Tema
  • Caderno ou Portfólio para Avaliações

Quantidade de Tema:
  • Três vezes por semana

Correção do Livro:
  • Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.

Aula de Leitura:
  • A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Regiane Fries
Idione Z. de Vargas