Inglês


2014 
 Alterações de 1º ao 5º ano, nas demais turmas permanece a Diretriz de 2013

                                                      Diretrizes  para a Língua Inglesa
Objetivo geral:
Aprender de forma lúdica, em atividades significativas, desenvolvendo o gosto pela língua inglesa.
Objetivos específicos:
•Apropriar-se de vocabulário básico, articulando às estruturas essenciais da língua, a partir de palavras relacionadas à sua realidade imediata;
•Participar de experiências socioculturais em sala de aula, interagindo com outras crianças e com o professor, em um contexto seguro e de confiança;
•Conhecer diferentes manifestações culturais e desenvolver atitude de respeito diante delas;
•Ampliar o domínio vocabular, expandindo a compreensão de outros mundos e de outras culturas;
•Comunicar-se oralmente em língua inglesa, utilizando os vocábulos e as estruturas linguísticas pertinentes;
•Ler pequenos textos (frases e diálogos) em língua inglesa, inferindo significados a partir dos diferentes elementos de composição textual, principalmente o visual;
•Desenvolver a pronúncia, entonação, ritmo e fluência;
Procedimentos metodológicos.
O ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais deve priorizar abordagem natural e comunicativa, utilizando-se da motivação das crianças, de jogos, brincadeiras, contação de histórias, atividades em duplas e grupos que são extremamente significativas para a infância.
O ensino de uma Língua Estrangeira precisa ser trabalhado de forma interdisciplinar pelo tratamento que se deve ter com os aspectos que permeiam todas as disciplinas escolares.
O planejamento das aulas e os recursos didático-pedagógicos precisam ser diversificados para atender o desenvolvimento das habilidades de listening, speaking, writing e reading, dentre eles: CDs, DVDs, jogos linguísticos e de expressão dramática, contação de histórias, cartazes, flashcards, e outros instrumentos que privilegiam a vivência e o uso da língua inglesa com naturalidade e prazer.
Diretrizes para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental:
1º ano
Cumprimento: apresentar-se e despedir-se;
Identificação do gênero: boy/girl;
Apresentação de pessoas da família e compreensão e execução de ações;
Associação de elementos a cores e números de 1 a 5;
Apresentação e identificação de cores primárias e secundárias e números de 1 a 5;
Identificação e quantificação de animais de estimação;
Identificação e quantificação de algumas frutas;
Apresentação, qualificação e quantificação de figuras;
Apresentação, qualificação e quantificação de brinquedos.
2º ano
Meetings - hi, hello, goodbye
Expressions – What is your name? Who is this? Let us count, how many?
Numbers 1 to 10
Members of the family
Animals
Big or small
Parts of the face
Geometric forms
Colors
Fast Foods
Drinks
Happy and sad
Toys
Parts of the body
School materials
Parts of the House
3º ano
Numbers ( 0 – 50)
Colors
Animals –   Pets
Farm Animals
Marine Animals
Fruit
Day by day
School Objects
Sports
Means of Transportation
Places
Human Body
Birthday
Family
Toys
Professions
Parts of House
Holidays
The Weather (windy, cold, hot, rainy)
Days of the week ( Apresentation)
Months of the Year
Seasons
Clothes
Some Expressions of Feeling
Some Adjectives
4º ano
Greetings
Expressions
Alphabet
Colors
Numbers
Family
Days of the week
Months of the year
Seasons
Fruits and vegetables
School subjects
School objects
Professions
Sports
Clothes
Hobbies
Animals
Verbs
Plural and Singular
Prepositions
Adjectives
Presentation
5º ano
Numbers up to 100.
Descrição de rotina
What time is it?
Horas exata e meia hora.
Horas no formato: ten forty-two
Meals
Descrição de preferências.
Respostas afirmativas e negativas com uso de “Do”.
Alimentos do dia-a-dia
Meses do ano
Datas comemorativas
Estações do ano
Condições climáticas
Vestimentas
Localizações de lugares
Estabelecimentos comerciais
Descrição de animais
Objetos do museu
Where are you from?
Países que falam inglês
Nacionalidades

Descrição de atividades realizadas no momento.





2013
English


Objetivos Gerais

   Segundo a lingüística moderna, o importante no aprendizado de um idioma estrangeiro é assimilar estruturas, o que se obtém por meio de muitas atividades orais e escritas, e tem como principal objetivo desenvolver no aluno o gosto pela língua inglesa e uma disposição confiante de aprendê-la.

*      Cultivar a linguagem para um melhor relacionamento com os semelhantes, como expressão do mundo interior e exterior do educando.
*      Levar o educando a considerar o estudo da língua inglesa como meio de reflexão sobre o pensamento e a cultura dos países que falam inglês.
*      Perceber a importância da língua inglesa, considerada hoje como instrumento de comunicação universal.
*      Proporcionar ao aluno a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, visando aprimoramento, através das relações com o conhecimento, com o outro e com o mundo.
*      Conhecer outras culturas para melhor interagir com a sua podendo significá-la.

Objetivos Específicos

*      Desenvolver o gosto pelo estudo da língua inglesa.
*      Levar o aluno a correta pronúncia e entonação frasal.
*      Proporcionar ao aluno a aquisição de um vocabulário básico, articulando as estruturas essenciais da língua inglesa, a partir de palavras relacionadas a sua realidade imediata.
*      Promover a prática da língua inglesa de forma contextualizada, próxima a realidade e a faixa etária do aluno.
*      Estabelecer uma base para os estudos subseqüentes, dando ao aluno mais segurança nas próximas etapas do aprendizado da língua inglesa.
*      Adquirir competência para que o aluno possa progressivamente ouvir, ler, escrever e falar em língua inglesa.













Conteúdos

Objetivos

     O trabalho com a língua inglesa não restringe a intenção pedagógica à aquisição de nomenclaturas e a uma simples memorização de palavras presentes no texto, como se a dimensão conceitual própria desta área de conhecimento não dependesse das questões sociais, culturais e éticas que estão implicadas na aquisição de uma língua estrangeira.
     Isso significa que, ao desenvolvermos as propostas de ensino com a Língua Inglesa.
Temos de ter consciência de que a aquisição dos diferentes conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais precisam estar viva na figura docente por meio das posturas e das situações interativas, possibilitando aos alunos que:

*      No contexto escolar, em contato com esta língua estrangeira, adquiram instrumentos de vida cidadã;

*      Utilizando-se das relações comunicativas mediada pela Língua Inglesa, não se tornem consumidores passivos de outra cultura;

*      Em contato com diferentes textos ( verbais e não- verbais), construam significados em relação aos contextos culturais, históricos e institucionais específicos. Apropriando-se de uma nova cultura e não sofrendo processos de aculturação;

*      Possam utilizar a Língua Inglesa para ter acesso ao conhecimento em vários meios sociais;

*      Por meio de mediação docente, possa utilizar a Língua Portuguesa como base para construir o conhecimento sistemático da Língua Inglesa;

*      Vivenciem experiências comunicativas e de aprendizagem que contribuam para ampliar sua reflexão quanto aos seus modos de agir, seus costumes e a forma de ler o mundo.

Conhecimentos privilegiados

    Os conhecimentos privilegiados para o ensino da Língua Inglesa fora selecionados para possibilitar a introdução do aluno em um universo linguístico  de língua estrangeira. Portanto, dá-se relevância à aquisição e ampliação de vocabulário, bem como se inicia a sistematização de noções gramaticais próprias da Língua Inglesa.
    Além disso, o trabalho com a oralidade é fundamental para o desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos, constituindo-se em conhecimento necessário para a aprendizagem da língua estrangeira. Dessa forma, foi selecionada uma diversidade de estruturas temáticas e gramaticais.










Grupos III, IV e V

*      English introduction
*      Day-by-day
*      Numbers
*      Colors
*      Animals
*      School
*      Objects
*      Days of the week- apresentação
*      Months of the year-apresentação
*      Fruit
*      Toys
*      Holidays
*      Human body
*      Means of transportation
*      Family
*      Birthday

1º ano

*      Greetings
*      School
*      Color
*      Numbers
*      Animals
*      Human body
*      Day by day (words and command)
*      Family
*      Toys
*      Fruit
*      Holidays
*      Adjectives
*      Means of transportation
*      Days of the week-apresentação
*      Months of the year-apresentação
*      Environment
*      Birthday
*      Adjectives









2º ano

*      Day- by- Day
*      Family
*      Animals
*      Numbers
*      Colors
*      Toys
*      Birthday
*      School objects
*      Holidays
*      Days of the week-apresentação
*      Months of the year-apresentação
*      Environment
*      Adjectives


3ºano

*      Parts of the house
*      Adjectives
*      Colors
*      Animals
*      Fruit
*      Day- by- day
*      School objects
*      Sports
*      Human body
*      Places
*      Means of transportation
*      Family
*      Holidays
*      Days of the week-apresentação
*      Months of the year
*      Seasons
*      Adjectives

4ºano

*      Colors
*      Numbers
*      Animals
*      Fruit
*      Places
*      Human body
*      Means of transportation
*      School objects
*      Sports
*      Family
*      Clothes
*      Adjectives
*      Climate/seasons
*      Verbs
*      Days of the week
*      Months of the year
*      Greetings
*      Time
*      Alphabet
*      Expressions
*      Prepositions
*      Nationalities
*      Food and meal
*      Demonstratives
*      Questions words
*      Professions
*      Holidays

5ºano

*      Days of the week
*      Months of the year
*      Holidays
*      Four seasons
*      Clothes
*      Opposite
*      Ordinal numbers
*      Cardinal numbers
*      Prepositions
*      Simple present
*      Short answers
*      Furniture
*      Parts of the house
*      Human body
*      Diseases
*      Presentations
Numbers (1.000)
A personal Pronomes ( apresentação)
To be verb-Presente Simples

6ºano

*      English introduction
*      Day- by- day
*      Subjective pronouns
*      Verb to be (affirmative, negative and interrogative form)
*      Nationalities
*      Adjectives
*      Demonstratives pronouns
*      Questions words
*      Plural of nouns
*      Verb there - to be (affirmative, negative and interrogative form)
*      Irregular plural
*      Verbs
*      Simple present
*      Days of the week
*      Seasons
*      Months of the year
*      Ordinal and cardinal numbers
*      The senses
*      Clothes
*      Time
*      Imperative form
*      Present continuous
Modal verb-"can"

7ºano

*      Simple present ( there – be- other verbs)
*      Simple past  ( there – be – others verbs)
*      Verb can ( affirmative, negative and interrogative form)
*      Present continuous
*      Days of the week
*      Computer language
*      Means of transportations
*      Subject pronouns
*      Personal pronouns
*      Day –by-day
*      Electrical appliance
*      Foods
*      Money
*      Directions
*      Prepositions
*      Demonstratives
*      Article
*      Possessive
*      Adjectives
*      Alphabet
*      Questions words
*      Comparative and superlative degrees
*      Adverbs
*      Demonstratives
*      Plural of nouns
*      Simple past  ( regular and irregular verbs)
*      Simple past  ( verb to be – negative and interrogative form)
*      Past continuous
*      Environment
*      Relative clauses
*      Questions words
*      Parts of the house
*      Modal auxiliary verbs
*      Countable and uncountable nouns
*      Days of the week
*      Months of the year
*      Future ( be going to- affirmative, negative and interrogative form)


8ª Série

*      Prepositions
*      Ordinal numbers
*      Simple past
*      Past continuous
*      Personal pronouns
*      Possessive pronouns
*      Countable and uncountable nouns
*      Adjectives
*      Comparative and superlative degrees
*      Nationalities
*      Future  ( will-be going to)
*      Modal auxiliary verbs ( should-must)
*      Letter format
*      If clauses
*      Suffixes
*      Nouns
*      Verbs
*      Adverbs ( frequency, manner, places and time)
*      Present perfect

Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Fabiana Walter
Patricia Duarte
Sandra Motta
Sandra da Veiga
Elaine J. Carvalho
Fabiano Vogt
Luciane I. Jung
Catarina Minks