2014
Alterações de 1º ao 5º ano, nas demais turmas permanece a Diretriz de 2013
Diretrizes para a Língua Inglesa
Objetivo geral:
Aprender de forma lúdica, em atividades significativas,
desenvolvendo o gosto pela língua inglesa.
Objetivos específicos:
•Apropriar-se de vocabulário básico, articulando às
estruturas essenciais da língua, a partir de palavras relacionadas à sua
realidade imediata;
•Participar de experiências socioculturais em sala de aula,
interagindo com outras crianças e com o professor, em um contexto seguro e de
confiança;
•Conhecer diferentes manifestações culturais e desenvolver
atitude de respeito diante delas;
•Ampliar o domínio vocabular, expandindo a compreensão de
outros mundos e de outras culturas;
•Comunicar-se oralmente em língua inglesa, utilizando os vocábulos
e as estruturas linguísticas pertinentes;
•Ler pequenos textos (frases e diálogos) em língua inglesa,
inferindo significados a partir dos diferentes elementos de composição textual,
principalmente o visual;
•Desenvolver a pronúncia, entonação, ritmo e fluência;
Procedimentos metodológicos.
O ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais deve priorizar
abordagem natural e comunicativa, utilizando-se da motivação das crianças, de
jogos, brincadeiras, contação de histórias, atividades em duplas e grupos que
são extremamente significativas para a infância.
O ensino de uma Língua Estrangeira precisa ser trabalhado de
forma interdisciplinar pelo tratamento que se deve ter com os aspectos que
permeiam todas as disciplinas escolares.
O planejamento das aulas e os recursos didático-pedagógicos
precisam ser diversificados para atender o desenvolvimento das habilidades de listening,
speaking, writing e reading, dentre eles: CDs, DVDs, jogos linguísticos e de expressão
dramática, contação de histórias, cartazes, flashcards, e outros instrumentos
que privilegiam a vivência e o uso da língua inglesa com naturalidade e prazer.
Diretrizes para os cinco primeiros anos do Ensino
Fundamental:
1º ano
Cumprimento: apresentar-se e despedir-se;
Identificação do gênero: boy/girl;
Apresentação de pessoas da família e compreensão e execução
de ações;
Associação de elementos a cores e números de 1 a 5;
Apresentação e identificação de cores primárias e
secundárias e números de 1 a 5;
Identificação e quantificação de animais de estimação;
Identificação e quantificação de algumas frutas;
Apresentação, qualificação e quantificação de figuras;
Apresentação, qualificação e quantificação de brinquedos.
2º ano
Meetings - hi, hello, goodbye
Expressions – What is your name? Who is this? Let us count,
how many?
Numbers 1 to 10
Members of the family
Animals
Big or small
Parts of the face
Geometric forms
Colors
Fast Foods
Drinks
Happy and sad
Toys
Parts of the body
School materials
Parts of the House
3º ano
Numbers ( 0 – 50)
Colors
Animals – Pets
Farm Animals
Marine Animals
Fruit
Day by day
School Objects
Sports
Means of Transportation
Places
Human Body
Birthday
Family
Toys
Professions
Parts of House
Holidays
The Weather (windy, cold, hot, rainy)
Days of the week ( Apresentation)
Months of the Year
Seasons
Clothes
Some Expressions of Feeling
Some Adjectives
4º ano
Greetings
Expressions
Alphabet
Colors
Numbers
Family
Days of the
week
Months of
the year
Seasons
Fruits and
vegetables
School
subjects
School
objects
Professions
Sports
Clothes
Hobbies
Animals
Verbs
Plural and
Singular
Prepositions
Adjectives
Presentation
5º ano
Numbers up to 100.
Descrição de rotina
What time is it?
Horas exata e meia hora.
Horas no formato: ten forty-two
Meals
Descrição de preferências.
Respostas afirmativas e negativas com uso de “Do”.
Alimentos do dia-a-dia
Meses do ano
Datas comemorativas
Estações do ano
Condições climáticas
Vestimentas
Localizações de lugares
Estabelecimentos comerciais
Descrição de animais
Objetos do museu
Where are you from?
Países que falam inglês
Nacionalidades
Descrição de atividades realizadas no momento.
2013
English
Objetivos Gerais
Segundo a lingüística moderna, o importante
no aprendizado de um idioma estrangeiro é assimilar estruturas, o que se obtém
por meio de muitas atividades orais e escritas, e tem como principal objetivo
desenvolver no aluno o gosto pela língua inglesa e uma disposição confiante de
aprendê-la.





Objetivos Específicos






Conteúdos
Objetivos
O trabalho com a língua inglesa não
restringe a intenção pedagógica à aquisição de nomenclaturas e a uma simples
memorização de palavras presentes no texto, como se a dimensão conceitual
própria desta área de conhecimento não dependesse das questões sociais,
culturais e éticas que estão implicadas na aquisição de uma língua estrangeira.
Isso significa que, ao desenvolvermos as
propostas de ensino com a Língua Inglesa.
Temos de ter consciência de que a
aquisição dos diferentes conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais
precisam estar viva na figura docente por meio das posturas e das situações
interativas, possibilitando aos alunos que:






Conhecimentos
privilegiados
Os conhecimentos privilegiados para o
ensino da Língua Inglesa fora selecionados para possibilitar a introdução do
aluno em um universo linguístico de
língua estrangeira. Portanto, dá-se relevância à aquisição e ampliação de
vocabulário, bem como se inicia a sistematização de noções gramaticais próprias
da Língua Inglesa.
Além disso, o trabalho com a oralidade é
fundamental para o desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos,
constituindo-se em conhecimento necessário para a aprendizagem da língua
estrangeira. Dessa forma, foi selecionada uma diversidade de estruturas
temáticas e gramaticais.
Grupos III, IV e V
















1º ano


















2º ano













3ºano

















4ºano



























5ºano
















Numbers (1.000)
A personal Pronomes ( apresentação)
To be verb-Presente Simples
A personal Pronomes ( apresentação)
To be verb-Presente Simples
6ºano






















Modal verb-"can"
7ºano





































8ª Série



















Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Fabiana Walter
Patricia Duarte
Sandra Motta
Sandra da Veiga
Elaine J. Carvalho
Fabiano Vogt
Luciane I. Jung
Catarina Minks