2014
Alterações de 1º ao 5º ano, nas demais turmas permanece a Diretriz de 2013
Diretrizes para a Língua Inglesa
Objetivo geral:
Aprender de forma lúdica, em atividades significativas,
desenvolvendo o gosto pela língua inglesa.
Objetivos específicos:
•Apropriar-se de vocabulário básico, articulando às
estruturas essenciais da língua, a partir de palavras relacionadas à sua
realidade imediata;
•Participar de experiências socioculturais em sala de aula,
interagindo com outras crianças e com o professor, em um contexto seguro e de
confiança;
•Conhecer diferentes manifestações culturais e desenvolver
atitude de respeito diante delas;
•Ampliar o domínio vocabular, expandindo a compreensão de
outros mundos e de outras culturas;
•Comunicar-se oralmente em língua inglesa, utilizando os vocábulos
e as estruturas linguísticas pertinentes;
•Ler pequenos textos (frases e diálogos) em língua inglesa,
inferindo significados a partir dos diferentes elementos de composição textual,
principalmente o visual;
•Desenvolver a pronúncia, entonação, ritmo e fluência;
Procedimentos metodológicos.
O ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais deve priorizar
abordagem natural e comunicativa, utilizando-se da motivação das crianças, de
jogos, brincadeiras, contação de histórias, atividades em duplas e grupos que
são extremamente significativas para a infância.
O ensino de uma Língua Estrangeira precisa ser trabalhado de
forma interdisciplinar pelo tratamento que se deve ter com os aspectos que
permeiam todas as disciplinas escolares.
O planejamento das aulas e os recursos didático-pedagógicos
precisam ser diversificados para atender o desenvolvimento das habilidades de listening,
speaking, writing e reading, dentre eles: CDs, DVDs, jogos linguísticos e de expressão
dramática, contação de histórias, cartazes, flashcards, e outros instrumentos
que privilegiam a vivência e o uso da língua inglesa com naturalidade e prazer.
Diretrizes para os cinco primeiros anos do Ensino
Fundamental:
1º ano
Cumprimento: apresentar-se e despedir-se;
Identificação do gênero: boy/girl;
Apresentação de pessoas da família e compreensão e execução
de ações;
Associação de elementos a cores e números de 1 a 5;
Apresentação e identificação de cores primárias e
secundárias e números de 1 a 5;
Identificação e quantificação de animais de estimação;
Identificação e quantificação de algumas frutas;
Apresentação, qualificação e quantificação de figuras;
Apresentação, qualificação e quantificação de brinquedos.
2º ano
Meetings - hi, hello, goodbye
Expressions – What is your name? Who is this? Let us count,
how many?
Numbers 1 to 10
Members of the family
Animals
Big or small
Parts of the face
Geometric forms
Colors
Fast Foods
Drinks
Happy and sad
Toys
Parts of the body
School materials
Parts of the House
3º ano
Numbers ( 0 – 50)
Colors
Animals – Pets
Farm Animals
Marine Animals
Fruit
Day by day
School Objects
Sports
Means of Transportation
Places
Human Body
Birthday
Family
Toys
Professions
Parts of House
Holidays
The Weather (windy, cold, hot, rainy)
Days of the week ( Apresentation)
Months of the Year
Seasons
Clothes
Some Expressions of Feeling
Some Adjectives
4º ano
Greetings
Expressions
Alphabet
Colors
Numbers
Family
Days of the
week
Months of
the year
Seasons
Fruits and
vegetables
School
subjects
School
objects
Professions
Sports
Clothes
Hobbies
Animals
Verbs
Plural and
Singular
Prepositions
Adjectives
Presentation
5º ano
Numbers up to 100.
Descrição de rotina
What time is it?
Horas exata e meia hora.
Horas no formato: ten forty-two
Meals
Descrição de preferências.
Respostas afirmativas e negativas com uso de “Do”.
Alimentos do dia-a-dia
Meses do ano
Datas comemorativas
Estações do ano
Condições climáticas
Vestimentas
Localizações de lugares
Estabelecimentos comerciais
Descrição de animais
Objetos do museu
Where are you from?
Países que falam inglês
Nacionalidades
Descrição de atividades realizadas no momento.
2013
English
Objetivos Gerais
Segundo a lingüística moderna, o importante
no aprendizado de um idioma estrangeiro é assimilar estruturas, o que se obtém
por meio de muitas atividades orais e escritas, e tem como principal objetivo
desenvolver no aluno o gosto pela língua inglesa e uma disposição confiante de
aprendê-la.
Cultivar a linguagem para um melhor
relacionamento com os semelhantes, como expressão do mundo interior e exterior
do educando.
Levar o educando a considerar o estudo da língua
inglesa como meio de reflexão sobre o pensamento e a cultura dos países que
falam inglês.
Perceber a importância da língua inglesa,
considerada hoje como instrumento de comunicação universal.
Proporcionar ao aluno a formação necessária ao
desenvolvimento de suas potencialidades, visando aprimoramento, através das
relações com o conhecimento, com o outro e com o mundo.
Conhecer outras culturas para melhor interagir
com a sua podendo significá-la.
Objetivos Específicos
Desenvolver o gosto pelo estudo da língua
inglesa.
Levar o aluno a correta pronúncia e entonação
frasal.
Proporcionar ao aluno a aquisição de um
vocabulário básico, articulando as estruturas essenciais da língua inglesa, a
partir de palavras relacionadas a sua realidade imediata.
Promover a prática da língua inglesa de forma
contextualizada, próxima a realidade e a faixa etária do aluno.
Estabelecer uma base para os estudos
subseqüentes, dando ao aluno mais segurança nas próximas etapas do aprendizado
da língua inglesa.
Adquirir competência para que o aluno possa
progressivamente ouvir, ler, escrever e falar em língua inglesa.
Conteúdos
Objetivos
O trabalho com a língua inglesa não
restringe a intenção pedagógica à aquisição de nomenclaturas e a uma simples
memorização de palavras presentes no texto, como se a dimensão conceitual
própria desta área de conhecimento não dependesse das questões sociais,
culturais e éticas que estão implicadas na aquisição de uma língua estrangeira.
Isso significa que, ao desenvolvermos as
propostas de ensino com a Língua Inglesa.
Temos de ter consciência de que a
aquisição dos diferentes conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais
precisam estar viva na figura docente por meio das posturas e das situações
interativas, possibilitando aos alunos que:
No
contexto escolar, em contato com esta língua estrangeira, adquiram instrumentos
de vida cidadã;
Utilizando-se
das relações comunicativas mediada pela Língua Inglesa, não se tornem
consumidores passivos de outra cultura;
Em
contato com diferentes textos ( verbais e não- verbais), construam significados
em relação aos contextos culturais, históricos e institucionais específicos.
Apropriando-se de uma nova cultura e não sofrendo processos de aculturação;
Possam
utilizar a Língua Inglesa para ter acesso ao conhecimento em vários meios
sociais;
Por
meio de mediação docente, possa utilizar a Língua Portuguesa como base para
construir o conhecimento sistemático da Língua Inglesa;
Vivenciem
experiências comunicativas e de aprendizagem que contribuam para ampliar sua
reflexão quanto aos seus modos de agir, seus costumes e a forma de ler o mundo.
Conhecimentos
privilegiados
Os conhecimentos privilegiados para o
ensino da Língua Inglesa fora selecionados para possibilitar a introdução do
aluno em um universo linguístico de
língua estrangeira. Portanto, dá-se relevância à aquisição e ampliação de
vocabulário, bem como se inicia a sistematização de noções gramaticais próprias
da Língua Inglesa.
Além disso, o trabalho com a oralidade é
fundamental para o desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos,
constituindo-se em conhecimento necessário para a aprendizagem da língua
estrangeira. Dessa forma, foi selecionada uma diversidade de estruturas
temáticas e gramaticais.
Grupos III, IV e V
English introduction
Day-by-day
Numbers
Colors
Animals
School
Objects
Days of the week- apresentação
Months of the year-apresentação
Fruit
Toys
Holidays
Human body
Means of transportation
Family
Birthday
1º ano
Greetings
School
Color
Numbers
Animals
Human
body
Day
by day (words and command)
Family
Toys
Fruit
Holidays
Adjectives
Means of transportation
Days of the week-apresentação
Months of the year-apresentação
Environment
Birthday
Adjectives
2º ano
Day- by- Day
Family
Animals
Numbers
Colors
Toys
Birthday
School objects
Holidays
Days of the week-apresentação
Months of the year-apresentação
Environment
Adjectives
3ºano
Parts of the house
Adjectives
Colors
Animals
Fruit
Day- by- day
School objects
Sports
Human body
Places
Means of transportation
Family
Holidays
Days of the week-apresentação
Months of the year
Seasons
Adjectives
4ºano
Colors
Numbers
Animals
Fruit
Places
Human body
Means of transportation
School objects
Sports
Family
Clothes
Adjectives
Climate/seasons
Verbs
Days of the week
Months of the year
Greetings
Time
Alphabet
Expressions
Prepositions
Nationalities
Food and meal
Demonstratives
Questions words
Professions
Holidays
5ºano
Days of the week
Months of the year
Holidays
Four seasons
Clothes
Opposite
Ordinal numbers
Cardinal numbers
Prepositions
Simple present
Short answers
Furniture
Parts of the house
Human body
Diseases
Presentations
Numbers (1.000)
A personal Pronomes ( apresentação)
To be verb-Presente Simples
A personal Pronomes ( apresentação)
To be verb-Presente Simples
6ºano
English introduction
Day- by- day
Subjective pronouns
Verb to be (affirmative, negative and interrogative
form)
Nationalities
Adjectives
Demonstratives pronouns
Questions words
Plural of nouns
Verb there - to be (affirmative, negative and
interrogative form)
Irregular plural
Verbs
Simple present
Days of the week
Seasons
Months of the year
Ordinal and cardinal numbers
The senses
Clothes
Time
Imperative form
Present continuous
Modal verb-"can"
7ºano
Simple present ( there – be- other verbs)
Simple past (
there – be – others verbs)
Verb can ( affirmative, negative and interrogative
form)
Present continuous
Days of the week
Computer language
Means of transportations
Subject pronouns
Personal pronouns
Day –by-day
Electrical appliance
Foods
Money
Directions
Prepositions
Demonstratives
Article
Possessive
Adjectives
Alphabet
Questions words
Comparative and superlative degrees
Adverbs
Demonstratives
Plural of nouns
Simple past (
regular and irregular verbs)
Simple past (
verb to be – negative and interrogative form)
Past continuous
Environment
Relative clauses
Questions words
Parts of the house
Modal auxiliary verbs
Countable and uncountable nouns
Days of the week
Months of the year
Future ( be going to- affirmative, negative and
interrogative form)
8ª Série
Prepositions
Ordinal numbers
Simple past
Past continuous
Personal pronouns
Possessive pronouns
Countable and uncountable nouns
Adjectives
Comparative and superlative degrees
Nationalities
Future (
will-be going to)
Modal auxiliary verbs ( should-must)
Letter format
If clauses
Suffixes
Nouns
Verbs
Adverbs ( frequency, manner, places and time)
Present perfect
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Fabiana Walter
Patricia Duarte
Sandra Motta
Sandra da Veiga
Elaine J. Carvalho
Fabiano Vogt
Luciane I. Jung
Catarina Minks
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Fabiana Walter
Patricia Duarte
Sandra Motta
Sandra da Veiga
Elaine J. Carvalho
Fabiano Vogt
Luciane I. Jung
Catarina Minks