2014
Ciências
Objetivo Geral:
O objetivo primeiro das ciências naturais no ensino
fundamental é concebido para que o aluno desenvolva conhecimentos e habilidades
que lhe permitam compreender o mundo os fenômenos da natureza e as
transformações produzidas pelo ser humano serem exploradas e comparadas.
Favorecer a apropriação do conhecimento
historicamente construído e a formação de uma concepção de ciência em sua
relação com a sociedade e com a tecnologia, para que os alunos possam atuar
como indivíduos e cidadãos, utilizando conceitos de natureza científica e
tecnológica de forma mais crítica, responsável e consciente.
Objetivos Específicos:
- Identificar relações entre conhecimento
científico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e sua
evolução histórica;
- Utilizar conceitos científicos básicos associados
à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistemas, equilíbrio e vida;
- Formular questões, diagnosticar e propor soluções
para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em
prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado
escolar;
- Saber combinar leitura, observação,
experimentação e registros para coleta, organização, comunicação e discussão de
fatos e informações;
- Compreender a saúde pessoal, social e ambiental
como bens individuais e comuns que devem ser promovidos pela ação coletiva;
- Compreender a natureza como um todo dinâmico,
sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que
vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas,
distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e
ao equilíbrio da natureza;
- Valorizar o trabalho em grupo, como meio de
desenvolver uma ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do
conhecimento.
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
- Terra
e Universo
- A
vida na Terra
- Saúde
e qualidade de vida
- Sociedade
e tecnologia
6º Ano.
CONTEÚDOS ESSENCIAIS:
- Origem,
evolução do Universo;
- Inter-relações
entre os seres vivos e o ambiente;
- Água
e o ecossistema;
- Solo,
rochas e o ecossistema;
- Atmosfera
no ecossistema;
Objetivos
- Refletir sobre a importância de se estudar
astronomia como meio de compreender o que é o universo.
- Entender que o conhecimento produzido pelo ser
humano, até o momento, não é suficiente para explicar tudo sobre o universo e
que a ciência não tem solução para todas as questões a respeito da origem e
evolução do universo;
- Conhecer alguns corpos celestes: estrelas,
planetas, satélites e outros;
- Conhecer algumas características do sol;
- Comparar o tamanho dos planetas no sistema solar
e as distancias entre eles e o sol por meios de modelos em escala;
- Conhecer os elementos bióticos e os fatores
abióticos que determinam a existência de vida no Planeta Terra;
- Compreender as relações entre os fatores bióticos
e os abióticos de um ecossistema;
- Compreender as relações alimentares dentro de um
ecossistema, diferenciando seres produtores, consumidores e decompositores, bem
como as diferentes funções que eles desempenham nas cadeias e teias
alimentares;
- Perceber que toda a água do Planeta Terra em
constante movimento e renovação dentro do ciclo hidrológico;
- Reconhecer os principais estados físicos da água:
sólido, líquido e gasoso;
- Entender que a temperatura é um dos fatores que
interferem na mudança de estado físico da água;
- Buscar informações por meio de observações direta
e indireta, experimentações, entrevistas e leitura de textos diversos;
- Compreender a desigualdade na distribuição da
água na Terra;
- Compreender a complexidade dos usos e
apropriações da água pelo ser humano e seu desperdício;
- Debater a distribuição da água nas cidades e o
problema da falta de água;
- Refletir sobre as quantidades de água no planeta,
analisando dados em diferentes textos;
- Conhecer as características e a utilização dos
tipos de água;
- Reconhecer que todos os seres vivos possuem água
em sua composição e necessitam dela para a sobrevivência;
- Conhecer algumas doenças relacionadas à água,
distinguindo as que têm a água como veículo de transmissão daquelas cujos
transmissores se relacionam com a água;
- Saber dos cuidados que devemos tomar para não ter
essas doenças;
- Reconhecer a técnica utilizada para o tratamento
da água e do esgoto;
- Reconhecer que o acesos à água portável é direito
do cidadão e saber mobilizar e saber ações pra melhorar a qualidade de vida de
sua comunidade.
7º Ano.
CONTEÚDOS ESSENCIAIS
- Origem
da Vida;
- Biomas
do planeta Terra;
- Classificação
dos Seres Vivos;
- Níveis
de Organização dos Seres Vivos – Organização Celular;
- Reinos
– características e doenças.
Objetivos
- Entender como ocorreu o surgimento da vida nos
mares primitivos;
- Perceber que a vida evoluiu de seres simples para
seres mais complexos;
- Conhecer os elementos bióticos e os fatores
abióticos que determinam a existência de vida no Planeta Terra;
- Diferenciar as células autótrofas, heterótrofas,
eucariontes e procariontes;
- Classificar e conhecer os diferentes níveis
taxionômicos dos seres vivos;
- Comparar diferentes biomas da Terra quanto à sua
biodiversidade;
- Compreender as relações entre os fatores bióticos
e abióticos de um ecossistema;
- Compreender algumas adaptações que caracterizam
os principais biomas aquáticos e terrestres;
- Localizar os diferentes biomas nas suas
respectivas áreas do planeta;
- Reconhecer as bactérias e as ciano-bactérias como
seres unicelulares estruturalmente mais simples;
- Reconhecer, diagnosticar e prevenir doenças
causadas por bactérias;
- Reconhecer os vírus como seres vivos acelulares e
parasitas obrigatórios;
- Identificar e conhecer medidas profiláticas para
doenças causadas por vírus;
- Identificar as principais características dos
seres protistas autótrofos e heterótrofos;
- Conhecer as principais doenças causadas por
protozoários e as principais medidas de prevenção;
- Analisar os principais grupos de fungos e
identificar as suas principais características;
- Compreender os liquens como uma associação
mutualística entre algas e fungos;
- Identificar os principais grupos em que se
dividem o reino das plantas;
- Reconhecer as principais características e os
exemplares de cada grupo do reino das plantas;
- Identificar as raízes, funções, partes e
classificação;
- Compreender e reconhecer diferentes tipos de
caules;
- Identificar as partes de uma flor;
- Compreender a formação do fruto e da semente;
- Despertar a consciência da preservação das áreas
verdes;
- Reconhecer as diferenças entre os animais
vertebrados e invertebrados;
- Identificar esponjas e celenterados;
- Distinguir pólipos de medusas, formas fixas e
móveis;
- Caracterizar vermes, platelmintos e
nematelmintos;
- Identificar e diagnosticar as principais
verminoses humanas;
- Reconhecer a importância de noções básicas de
higiene e de saneamento básico como medidas profiláticas de verminoses;
- Diferenciar moluscos e anelídeos e as principais
características de cada grupo, bem como as suas classificações;
- Identificar os artrópodes mais comuns e suas
principais classes;
8º Ano
CONTEÚDOS ESSENCIAIS
- Origem
e Evolução Humana;
- Reprodução
humana e saúde;
- Corpo
humano e sua organização (sistemas);
- Doenças,
infecções, intoxicações e defesas do organismo.
Objetivos
- Conhecer as origens evolutivas da espécie humana,
compreendendo que o estado atual dos conhecimentos se deve a uma organização
coletiva de conhecimentos da Arqueologia;
- Perceber que o ser humano tem uma história
biológica, mas também cultural e tecnológica;
- Entender a sexualidade como agente no processo de
especiação humana;
- Analisar a sexualidade humana como expressão da
identidade e da cultura;
- Conceber o seu corpo como matriz de sua
sexualidade;
- Reconhecer as relações de gênero nas sociedades e
os papéis sociais de homem e mulheres, pelo princípio da igualdade;
- Conhecer alguns aspectos biológicos da reprodução
humana;
- Refletir sobre a adolescência e dialogar sobre os
dilemas e descobertas dessa fase da vida;
- Conhecer os principais aspectos sobre a
reprodução humana e sobre desenvolvimento embrionário humano;
- Dialogar sobre a problemática do aborto,
conhecendo seus aspectos legais e médicos;
- Reconhecer algumas biotecnologias aplicadas na
reprodução humana, conhecendo suas polêmicas e avanços;
- Conhecer as principais características da
organização de células eucariontes;
- Entender que os conhecimentos da Citologia são
construídos historicamente, e não estão prontos;
- Compreender a estrutura e o funcionamento
de organelas para o funcionamento celular;
- Compreender algumas características gerais dos
distintos tecidos que compõem os sistemas orgânicos;
- Refletir sobre alguns avanços em biotecnologia, a
exemplos das pesquisas com células-tronco e as polêmicas a elas relacionadas;
- Compreender o perigo do uso indiscriminado de
antiinflamatórios para o estômago;
- Conhecer as características gerais do sistema
digestório humano, sua estrutura e funcionamento;
- Reconhecer a estrutura da dentição humana e
refletir sobre a sua saúde bucal, compreendendo aspectos de saúde pública do
Brasil, em relação às precárias condições de saúde bucal dos brasileiros;
- Compreender que a nutrição humana é uma
manifestação da cultura dos diversos grupos sociais;
- Reconhecer e identificar as diversas categorias
de nutrientes nos alimentos diários;
- Aplicar uma auto-avaliação nutricional, a fim de
diagnosticar possíveis hábitos inadequados, refletindo sobre a necessidade de
ajustamentos nos hábitos alimentares;
- Reconhecer as características gerais do sistema
respiratório, sua estrutura e funcionamento;
- Entender que o processo de respiração do
organismo humano tem sua base na respiração celular aeróbia;
- Compreender algumas relações entre poluição do ar
e patologias respiratórias;
- Conhecer algumas ações nacionais e internacionais
de controle de poluição atmosférica;
- Mobilizar sua comunidade em ações locais de
controle de poluição do ar, como medidas de prevenção de patologias
respiratórias;
- Compreender a problemática relacionada aos
pacientes de hemodiálise, mostrado que a insuficiência renal pode ser conseqüência
de outras patologias, como o diabetes e a hipertenção;
- Conhecer o sistema excretor humano, com ênfase
para o sistema urinário, seus órgãos e funcionamento;
- Reconhecer a importância de bons hábitos na
ingestão de água para o funcionamento do sistema;
- Reconhecer as características gerais do sistema
circulatório;
- Conhecer o funcionamento desse sistema orgânico,
a partir da pequena e da grande circulação;
- Conhecer alguns avanços da cardiologia;
- Refletir sobre a importância da manutenção da
saúde desse sistema, a partir das vivências de pacientes cardíacos;
- Conhecer alguns aspectos de estrutura e
funcionamento dos Sistemas Nervoso Central e Periférico;
- Refletir sobre o perigo do uso de psicotrópicos,
principalmente na adolescência, compreendendo que a dependência química é uma
doença grave e merece tratamento;
- Conhecer as características gerais do sistema
endócrino humano, sua estrutura e funcionamento básico;
- Entender os mecanismos de integração química no
organismo humano;
- Conhecer algumas doenças relacionadas com
distúrbios endócrinos e promover melhor qualidade de vida, bem como sua
prevenção, por meio de ação comunitária;
- Conhecer e identificar as características gerais
do sistema muscular, bem como alguns tipos de lesão muscular;
- Conhecer e distinguir as características gerais
da musculatura lisa, estriada e cardíaca;
- Compreender alguns aspectos da fisiologia do
músculo estriado e mecanismo de contração;
- Refletir a respeito da importância de hábitos saudáveis
para a manutenção da saúde do sistema muscular;
- Reconhecer o perigo do uso de anabolizantes;
- Conhecer as características gerais do sistema
esquelético, suas estruturas e funcionamento;
- Entender o impulso do desenvolvimento tecnológico
para os avanços nos conhecimentos sobre os sistemas orgânicos;
- Compreender os processos de formação e de
crescimento dos ossos;
- Reconhecer algumas patologias crônicas da coluna
lombar e avaliar hábitos cotidianos para sua prevenção e melhoria postural e de
qualidade de vida;
- Reconhecer as características gerais da audição,
olfato, gustação, tato e visão, conhecendo suas estruturas e funcionamento;
- Compreender que, além de o sistema perceptivo
possibilitar adaptação necessária para a sobrevivência ao meio, também pode ser
usado no processo comunicativo e utilizado como expressão de cultura e de visão
de mundo.
Professores que participaram da
reelaboração em março de 2014:
Cristiane Koch
Ana Paula Bressan
2013 - Ciências
Objetivo Geral:
O objetivo primeiro das ciências
naturais no ensino fundamental é concebido para que o aluno desenvolva conhecimentos
e habilidades que lhe permitam compreender o mundo os fenômenos da natureza e
as transformações produzidas pelo ser humano serem exploradas e comparadas.
Esse ensino também deve favorecer a apropriação do conhecimento historicamente
construído e a formação de uma concepção de ciência em sua relação com a
sociedade e com a tecnologia, para que os alunos possam atuar como indivíduos e
cidadãos, utilizando conceitos de natureza científica e tecnológica de forma
mais crítica, responsável e consciente.
Objetivos Específicos:
- Identificar relações entre
conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de
hoje e sua evolução histórica;
- Utilizar conceitos científicos
básicos associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistemas,
equilíbrio e vida;
- Formular questões, diagnosticar
e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das Ciências
Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes
desenvolvidas no aprendizado escolar;
- Saber combinar leitura,
observação, experimentação e registros para coleta, organização, comunicação e
discussão de fatos e informações;
- Compreender a saúde pessoal,
social e ambiental como bens individuais e comuns que devem ser promovidos pela
ação coletiva;
- Compreender a natureza como um
todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do
mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades
humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser
humano e ao equilíbrio da natureza;
- Valorizar o trabalho em grupo,
como meio de desenvolver uma ação crítica e cooperativa para a construção
coletiva do conhecimento.
Conteúdos historicamente determinados
-
Água;
-
Atmosfera;
-
Solo;
-
Ecologia;
-
Seres Vivos;
-
Corpo Humano;
-
Física e Química
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
-
Terra e Universo
-
A vida na Terra
-
Saúde e
qualidade de vida
-
Sociedade e
tecnologia
6º Ano.
CONTEÚDOS ESSENCIAIS
-
Origem, evolução do Universo;
-
Inter-relações entre os seres vivos e o ambiente;
-
Água e o ecossistema;
-
Solo no ecossistema;
-
Atmosfera no ecossistema;
Objetivos
- Refletir sobre
a importância de se estudar astronomia como meio de compreender o que é o
universo.
- Entender que
o conhecimento produzido pelo ser humano, até o momento, não é suficiente para
explicar tudo sobre o universo e que a ciência não tem solução para todas as
questões a respeito da origem e evolução do universo;
- Conhecer
alguns corpos celestes: estrelas, planetas, satélites e outros;
- Conhecer
algumas características do sol;
- Comparar o
tamanho dos planetas no sistema solar e as distancias entre eles e o sol por
meios de modelos em escala;
- Conhecer os
elementos bióticos e os fatores abióticos que determinam a existência de vida
no Planeta Terra;
- Compreender
as relações entre os fatores bióticos e os abióticos de um ecossistema;
- Compreender
as relações alimentares dentro de um ecossistema, diferenciando seres
produtores, consumidores e decompositores, bem como as diferentes funções que
eles desempenham nas cadeias e teias alimentares;
- Perceber que
toda a água do Planeta Terra em constante movimento e renovação dentro do ciclo
hidrológico;
- Reconhecer
os principais estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso;
- Entender que
a temperatura é um dos fatores que interferem na mudança de estado físico da
água;
- Buscar
informações por meio de observações direta e indireta, experimentações,
entrevistas e leitura de textos diversos;
- Compreender
a desigualdade na distribuição da água na Terra;
- Compreender
a complexidade dos usos e apropriações da água pelo ser humano e seu
desperdício;
- Debater a
distribuição da água nas cidades e o problema da falta de água;
- Refletir
sobre as quantidades de água no planeta, analisando dados em diferentes textos;
- Conhecer as
características e a utilização dos tipos de água;
- Reconhecer
que todos os seres vivos possuem água em sua composição e necessitam dela para
a sobrevivência;
- Conhecer
algumas doenças relacionadas à água, distinguindo as que têm a água como
veículo de transmissão daquelas cujos transmissores se relacionam com a água;
- Saber dos
cuidados que devemos tomar para não ter essas doenças;
- Reconhecer a
técnica utilizada para o tratamento da água e do esgoto;
- Reconhecer
que o acesos à água portável é direito do cidadão e saber mobilizar e saber
ações pra melhorar a qualidade de vida de sua comunidade.
7º Ano.
CONTEÚDOS ESSENCIAIS
-
Origem da Vida;
-
Biomas do planeta Terra;
-
Classificação dos Seres Vivos;
-
Níveis de Organização dos Seres Vivos – Organização Celular;
-
Reinos – características e doenças.
Objetivos
- Entender como ocorreu o surgimento
da vida nos mares primitivos;
- Perceber que a vida evoluiu de
seres simples para seres mais complexos;
- Conhecer os elementos bióticos
e os fatores abióticos que determinam a existência de vida no Planeta Terra;
- Diferenciar as células
autótrofas, heterótrofas, eucariontes e procariontes;
- Classificar e conhecer os
diferentes níveis taxionômicos dos seres vivos;
- Comparar diferentes biomas da
Terra quanto à sua biodiversidade;
- Compreender as relações entre
os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema;
- Compreender algumas adaptações
que caracterizam os principais biomas aquáticos e terrestres;
- Localizar os diferentes biomas
nas suas respectivas áreas do planeta;
- Reconhecer as bactérias e as
ciano-bactérias como seres unicelulares estruturalmente mais simples;
- Reconhecer, diagnosticar e
prevenir doenças causadas por bactérias;
- Reconhecer os vírus como seres
vivos acelulares e parasitas obrigatórios;
- Identificar e conhecer medidas
profiláticas para doenças causadas por vírus;
- Identificar as principais
características dos seres protistas autótrofos e heterótrofos;
- Conhecer as principais doenças
causadas por protozoários e as principais medidas de prevenção;
- Analisar os principais grupos
de fungos e identificar as suas principais características;
- Compreender os liquens como uma
associação mutualística entre algas e fungos;
- Identificar os principais
grupos em que se dividem o reino das plantas;
- Reconhecer as principais
características e os exemplares de cada grupo do reino das plantas;
- Identificar as raízes, funções,
partes e classificação;
- Compreender e reconhecer
diferentes tipos de caules;
- Identificar as partes de uma
flor;
- Compreender a formação do fruto
e da semente;
- Despertar a consciência da
preservação das áreas verdes;
- Reconhecer as diferenças entre
os animais vertebrados e invertebrados;
- Identificar esponjas e
celenterados;
- Distinguir pólipos de medusas,
formas fixas e móveis;
- Caracterizar vermes,
platelmintos e nematelmintos;
- Identificar e diagnosticar as
principais verminoses humanas;
- Reconhecer a importância de
noções básicas de higiene e de saneamento básico como medidas profiláticas de
verminoses;
- Diferenciar moluscos e
anelídeos e as principais características de cada grupo, bem como as suas
classificações;
- Identificar os artrópodes mais
comuns e suas principais classes;
- Identificar
8º Ano
CONTEÚDOS ESSENCIAIS
-
Origem e Evolução Humana;
-
Reprodução humana e saúde;
-
Corpo humano e sua organização;
-
Doenças, infecções, intoxicações e defesas do
organismo.
Objetivos
- Conhecer as origens evolutivas
da espécie humana, compreendendo que o estado atual dos conhecimentos se deve a
uma organização coletiva de conhecimentos da Arqueologia;
- Perceber que o ser humano tem
uma história biológica, mas também cultural e tecnológica;
- Entender a sexualidade como
agente no processo de especiação humana;
- Analisar a sexualidade humana
como expressão da identidade e da cultura;
- Conceber o seu corpo como
matriz de sua sexualidade;
- Reconhecer as relações de
gênero nas sociedades e os papéis sociais de homem e mulheres, pelo princípio
da igualdade;
- Conhecer alguns aspectos
biológicos da reprodução humana;
- Refletir sobre a adolescência e
dialogar sobre os dilemas e descobertas dessa fase da vida;
- Conhecer os principais aspectos
sobre a reprodução humana e sobre desenvolvimento embrionário humano;
- Dialogar sobre a problemática do aborto,
conhecendo seus aspectos legais e médicos;
- Reconhecer algumas
biotecnologias aplicadas na reprodução humana, conhecendo suas polêmicas e
avanços;
- Conhecer as principais
características da organização de células eucariontes;
- Entender que os conhecimentos da
Citologia são construídos historicamente, e não estão prontos;
- Compreender a estrutura e o funcionamento de
organelas para o funcionamento celular;
- Compreender algumas
características gerais dos distintos tecidos que compõem os sistemas orgânicos;
- Refletir sobre alguns avanços
em biotecnologia, a exemplos das pesquisas com células-tronco e as polêmicas a
elas relacionadas;
- Compreender o perigo do uso indiscriminado
de antiinflamatórios para o estômago;
- Conhecer as características
gerais do sistema digestório humano, sua estrutura e funcionamento;
- Reconhecer a estrutura da
dentição humana e refletir sobre a sua saúde bucal, compreendendo aspectos de
saúde pública do Brasil, em relação às precárias condições de saúde bucal dos
brasileiros;
- Compreender que a nutrição
humana é uma manifestação da cultura dos diversos grupos sociais;
- Reconhecer e identificar as
diversas categorias de nutrientes nos alimentos diários;
- Aplicar uma auto-avaliação nutricional,
a fim de diagnosticar possíveis hábitos inadequados, refletindo sobre a
necessidade de ajustamentos nos hábitos alimentares;
- Reconhecer as características
gerais do sistema respiratório, sua estrutura e funcionamento;
- Entender que o processo de
respiração do organismo humano tem sua base na respiração celular aeróbia;
- Compreender algumas relações
entre poluição do ar e patologias respiratórias;
- Conhecer algumas ações
nacionais e internacionais de controle de poluição atmosférica;
- Mobilizar sua comunidade em
ações locais de controle de poluição do ar, como medidas de prevenção de
patologias respiratórias;
- Compreender a problemática
relacionada aos pacientes de hemodiálise, mostrado que a insuficiência renal
pode ser conseqüência de outras patologias, como o diabetes e a hipertenção;
- Conhecer o sistema excretor
humano, com ênfase para o sistema urinário, seus órgãos e funcionamento;
- Reconhecer a importância de
bons hábitos na ingestão de água para o funcionamento do sistema;
- Reconhecer as características
gerais do sistema circulatório;
- Conhecer o funcionamento desse
sistema orgânico, a partir da pequena e da grande circulação;
- Conhecer alguns avanços da
cardiologia;
- Refletir sobre a importância da
manutenção da saúde desse sistema, a partir das vivências de pacientes
cardíacos;
- Conhecer alguns aspectos de
estrutura e funcionamento dos Sistemas Nervoso Central e Periférico;
- Refletir sobre o perigo do uso
de psicotrópicos, principalmente na adolescência, compreendendo que a
dependência química é uma doença grave e merece tratamento;
- Conhecer as características
gerais do sistema endócrino humano, sua estrutura e funcionamento básico;
- Entender os mecanismos de
integração química no organismo humano;
- Conhecer algumas doenças
relacionadas com distúrbios endócrinos e promover melhor qualidade de vida, bem
como sua prevenção, por meio de ação comunitária;
- Conhecer e identificar as
características gerais do sistema muscular, bem como alguns tipos de lesão
muscular;
- Conhecer e distinguir as características
gerais da musculatura lisa, estriada e cardíaca;
- Compreender alguns aspectos da
fisiologia do músculo estriado e mecanismo de contração;
- Refletir a respeito da
importância de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde do sistema
muscular;
- Reconhecer o perigo do uso de
anabolizantes;
- Conhecer as características
gerais do sistema esquelético, suas estruturas e funcionamento;
- Entender o impulso do
desenvolvimento tecnológico para os avanços nos conhecimentos sobre os sistemas
orgânicos;
- Compreender os processos de
formação e de crescimento dos ossos;
- Reconhecer algumas patologias
crônicas da coluna lombar e avaliar hábitos cotidianos para sua prevenção e
melhoria postural e de qualidade de vida;
- Reconhecer as características
gerais da audição, olfato, gustação, tato e visão, conhecendo suas estruturas e
funcionamento;
- Compreender que, além de o
sistema perceptivo possibilitar adaptação necessária para a sobrevivência ao
meio, também pode ser usado no processo comunicativo e utilizado como expressão
de cultura e de visão de mundo.
9º Ano
CONTEÚDOS ESSENCIAIS
- Matéria e suas propriedades;
- Laboratório de química;
- Constituição da matéria;
- Tabela periódica;
- Radioatividade;
- Substâncias e misturas;
- Ligações, funções e reações
químicas;
- A ciência Física;
- Métodos científicos;
- Medições de grandezas e
unidades;
- Notação científica;
- Conceitos básicos de mecânica,
cinemática, estática, dinâmica, termologia, ondulatória, óptica, eletricidade e
magnetismo.
Objetivos
- Compreender o que é a física;
- Conhecer algumas contribuições físicas de alguns povos
para a humanidade;
- Entender que a física é fruto da contribuição humana;
- Compreender a relação entre a física e a tecnologia;
- Construir um significado para a física;
- Conhecer aspectos importantes no desenvolvimento da
física;
- Saber que o físico estuda as regularidades de um fenômeno
para explica-lo;
- Identificar a linguagem física presente no dia-a-dia e
aprender a utiliza-la corretamente;
- Entender que é possível utilizar outras linguagens para
expressar o saber físico;
- Utilizar a linguagem matemática sempre que for necessário
para resolver um problema físico;
- Entender o conceito de grandeza física;
- Conhecer as medidas das grandezas e suas respectivas
unidades;
- Escrever corretamente uma medida em notação científica;
- Conhecer e diferenciar os ramos da física;
- Explicar a notação e utilização de sistemas de localização
na vida em sociedade;
- Descrever os conceitos: posição, referencial, tragetória,
sentido, distancia percorrida, origem, movimento e repouso.
- Descrever umo movimento acompanhando as diferentes
posições ocupadas por um objeto em função do tempo;
- Utilizar corretamente os conceitos da cinemática no
dia-a-dia;
- Conhecer o significado físico da aceleração;
- Saber classificar um movimento;
- Conhecer os movimentos de queda livre e movimento
vertical;
- Perceber que existem forças de contato e forças de campo;
- Conhecer a grandeza força;
- Saber as grandezas e características de uma força;
- Conhecer alguns tipos de força que estão presentes no
dia-a-dia;
- Conhecer o principio de funcionamento de um dinamômetro;
- Conhecer as três Leis de Newton;
- Utilizar as Leis de Newton para interpretar os mais
variados fenômenos do dia-a-dia;
- Compreender que a energia se transforma de uma modalidade
em outra;
- Perceber a necessidade de buscar fontes limpas de energia
para não poluir o meio ambiente;
- Entender a importância do conceito de energia para todos
os ramos da física;
- Conhecer o ponto de aplicação da força peso;
- Compreender as condições de estabilidade de um corpo;
- Conhecer os estados de equilíbrio de um corpo;
- Entender o conceito de momento e alavanca;
- Compreender a abrangência da termologia;
- Entender o conceito de temperatura e calor;
- Conhecer equipamentos de medição de temperaturas;
- Realizar a conversação nas mais diversas escalas;
- Identificar um fenômeno óptico;
- Identificar uma fonte de luz;
- Classificar os meios em que a luz se propaga;
- Conhecer as propriedades da reflexão e da refração;
- Conhecer os princípios que fundamentam a propagação da
luz;
- Entender o conceito de onda;
- Perceber a diferença entre dois tipos de ondas: mecânica e
eletromagnética;
- Classificar uma onda à sua forma e quanto à sua natureza;
- Conhecer algumas propriedades do som;
- Compreender o conceito de carga elétrica;
- Saber como calcular a carga elétrica;
- Entender os processos de eletrização;
- Entender o que é corrente elétrica;
- Calcular a energia consumida por um equipamento;
- Conhecer o conceito de diferença de potencial e
resistência elétrica;
- Conhecer a primeira Lei de Ohm;
- Conhecer a estrutura e as propriedades magnéticas dos
imãs;
- Perceber que a Terra se comporta como um grande imã.