Ciências


2014
Ciências

Objetivo Geral:

O objetivo primeiro das ciências naturais no ensino fundamental é concebido para que o aluno desenvolva conhecimentos e habilidades que lhe permitam compreender o mundo os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo ser humano serem exploradas e comparadas.
Favorecer a apropriação do conhecimento historicamente construído e a formação de uma concepção de ciência em sua relação com a sociedade e com a tecnologia, para que os alunos possam atuar como indivíduos e cidadãos, utilizando conceitos de natureza científica e tecnológica de forma mais crítica, responsável e consciente.

Objetivos Específicos:

- Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e sua evolução histórica;

- Utilizar conceitos científicos básicos associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistemas, equilíbrio e vida;

- Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar;

- Saber combinar leitura, observação, experimentação e registros para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

- Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e comuns que devem ser promovidos pela ação coletiva;

- Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;

- Valorizar o trabalho em grupo, como meio de desenvolver uma ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.





APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

-          Terra e Universo
-          A vida na Terra
-          Saúde e qualidade de vida
-          Sociedade e tecnologia

6º Ano.

CONTEÚDOS ESSENCIAIS:

-          Origem, evolução do Universo;
-          Inter-relações entre os seres vivos e o ambiente;
-          Água e o ecossistema;
-          Solo, rochas e o ecossistema;
-          Atmosfera no ecossistema;

Objetivos
- Refletir sobre a importância de se estudar astronomia como meio de compreender o que é o universo.

- Entender que o conhecimento produzido pelo ser humano, até o momento, não é suficiente para explicar tudo sobre o universo e que a ciência não tem solução para todas as questões a respeito da origem e evolução do universo;

- Conhecer alguns corpos celestes: estrelas, planetas, satélites e outros;

- Conhecer algumas características do sol;

- Comparar o tamanho dos planetas no sistema solar e as distancias entre eles e o sol por meios de modelos em escala;

- Conhecer os elementos bióticos e os fatores abióticos que determinam a existência de vida no Planeta Terra;

- Compreender as relações entre os fatores bióticos e os abióticos de um ecossistema;

- Compreender as relações alimentares dentro de um ecossistema, diferenciando seres produtores, consumidores e decompositores, bem como as diferentes funções que eles desempenham nas cadeias e teias alimentares;

- Perceber que toda a água do Planeta Terra em constante movimento e renovação dentro do ciclo hidrológico;

- Reconhecer os principais estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso;

- Entender que a temperatura é um dos fatores que interferem na mudança de estado físico da água;

- Buscar informações por meio de observações direta e indireta, experimentações, entrevistas e leitura de textos diversos;

- Compreender a desigualdade na distribuição da água na Terra;

- Compreender a complexidade dos usos e apropriações da água pelo ser humano e seu desperdício;
- Debater a distribuição da água nas cidades e o problema da falta de água;

- Refletir sobre as quantidades de água no planeta, analisando dados em diferentes textos;

- Conhecer as características e a utilização dos tipos de água;

- Reconhecer que todos os seres vivos possuem água em sua composição e necessitam dela para a sobrevivência;

- Conhecer algumas doenças relacionadas à água, distinguindo as que têm a água como veículo de transmissão daquelas cujos transmissores se relacionam com a água;

- Saber dos cuidados que devemos tomar para não ter essas doenças;

- Reconhecer a técnica utilizada para o tratamento da água e do esgoto;

- Reconhecer que o acesos à água portável é direito do cidadão e saber mobilizar e saber ações pra melhorar a qualidade de vida de sua comunidade.



7º Ano.

CONTEÚDOS ESSENCIAIS
-          Origem da Vida;
-          Biomas do planeta Terra;
-          Classificação dos Seres Vivos;
-          Níveis de Organização dos Seres Vivos – Organização Celular;
-          Reinos – características e doenças.

Objetivos
- Entender como ocorreu o surgimento da vida nos mares primitivos;

- Perceber que a vida evoluiu de seres simples para seres mais complexos;

- Conhecer os elementos bióticos e os fatores abióticos que determinam a existência de vida no Planeta Terra;

- Diferenciar as células autótrofas, heterótrofas, eucariontes e procariontes;

- Classificar e conhecer os diferentes níveis taxionômicos dos seres vivos;

- Comparar diferentes biomas da Terra quanto à sua biodiversidade;

- Compreender as relações entre os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema;

- Compreender algumas adaptações que caracterizam os principais biomas aquáticos e terrestres;

- Localizar os diferentes biomas nas suas respectivas áreas do planeta;
- Reconhecer as bactérias e as ciano-bactérias como seres unicelulares estruturalmente mais simples;

- Reconhecer, diagnosticar e prevenir doenças causadas por bactérias;

- Reconhecer os vírus como seres vivos acelulares e parasitas obrigatórios;

- Identificar e conhecer medidas profiláticas para doenças causadas por vírus;

- Identificar as principais características dos seres protistas autótrofos e heterótrofos;

- Conhecer as principais doenças causadas por protozoários e as principais medidas de prevenção;

- Analisar os principais grupos de fungos e identificar as suas principais características;

- Compreender os liquens como uma associação mutualística entre algas e fungos;

- Identificar os principais grupos em que se dividem o reino das plantas;

- Reconhecer as principais características e os exemplares de cada grupo do reino das plantas;

- Identificar as raízes, funções, partes e classificação;

- Compreender e reconhecer diferentes tipos de caules;

- Identificar as partes de uma flor;

- Compreender a formação do fruto e da semente;

- Despertar a consciência da preservação das áreas verdes;

- Reconhecer as diferenças entre os animais vertebrados e invertebrados;

- Identificar esponjas e celenterados;

- Distinguir pólipos de medusas, formas fixas e móveis;

- Caracterizar vermes, platelmintos e nematelmintos;

- Identificar e diagnosticar as principais verminoses humanas;
- Reconhecer a importância de noções básicas de higiene e de saneamento básico como medidas profiláticas de verminoses;

- Diferenciar moluscos e anelídeos e as principais características de cada grupo, bem como as suas classificações;

- Identificar os artrópodes mais comuns e suas principais classes;


8º Ano

CONTEÚDOS ESSENCIAIS
-          Origem e Evolução Humana;
-          Reprodução humana e saúde;
-          Corpo humano e sua organização (sistemas);
-          Doenças, infecções, intoxicações e defesas do organismo.

Objetivos
- Conhecer as origens evolutivas da espécie humana, compreendendo que o estado atual dos conhecimentos se deve a uma organização coletiva de conhecimentos da Arqueologia;

- Perceber que o ser humano tem uma história biológica, mas também cultural e tecnológica;

- Entender a sexualidade como agente no processo de especiação humana;

- Analisar a sexualidade humana como expressão da identidade e da cultura;

- Conceber o seu corpo como matriz de sua sexualidade;

- Reconhecer as relações de gênero nas sociedades e os papéis sociais de homem e mulheres, pelo princípio da igualdade;

- Conhecer alguns aspectos biológicos da reprodução humana;

- Refletir sobre a adolescência e dialogar sobre os dilemas e descobertas dessa fase da vida;

- Conhecer os principais aspectos sobre a reprodução humana e sobre desenvolvimento embrionário humano;

 - Dialogar sobre a problemática do aborto, conhecendo seus aspectos legais e médicos;

- Reconhecer algumas biotecnologias aplicadas na reprodução humana, conhecendo suas polêmicas e avanços;

- Conhecer as principais características da organização de células eucariontes;
- Entender que os conhecimentos da Citologia são construídos historicamente, e não estão prontos;

 - Compreender a estrutura e o funcionamento de organelas para o funcionamento celular;

- Compreender algumas características gerais dos distintos tecidos que compõem os sistemas orgânicos;

- Refletir sobre alguns avanços em biotecnologia, a exemplos das pesquisas com células-tronco e as polêmicas a elas relacionadas;

- Compreender o perigo do uso indiscriminado de antiinflamatórios para o estômago;

- Conhecer as características gerais do sistema digestório humano, sua estrutura e funcionamento;

- Reconhecer a estrutura da dentição humana e refletir sobre a sua saúde bucal, compreendendo aspectos de saúde pública do Brasil, em relação às precárias condições de saúde bucal dos brasileiros;

- Compreender que a nutrição humana é uma manifestação da cultura dos diversos grupos sociais;

- Reconhecer e identificar as diversas categorias de nutrientes nos alimentos diários;

- Aplicar uma auto-avaliação nutricional, a fim de diagnosticar possíveis hábitos inadequados, refletindo sobre a necessidade de ajustamentos nos hábitos alimentares;

- Reconhecer as características gerais do sistema respiratório, sua estrutura e funcionamento;

- Entender que o processo de respiração do organismo humano tem sua base na respiração celular aeróbia;

- Compreender algumas relações entre poluição do ar e patologias respiratórias;

- Conhecer algumas ações nacionais e internacionais de controle de poluição atmosférica;

- Mobilizar sua comunidade em ações locais de controle de poluição do ar, como medidas de prevenção de patologias respiratórias; 

- Compreender a problemática relacionada aos pacientes de hemodiálise, mostrado que a insuficiência renal pode ser conseqüência de outras patologias, como o diabetes e a hipertenção;
- Conhecer o sistema excretor humano, com ênfase para o sistema urinário, seus órgãos e funcionamento;

- Reconhecer a importância de bons hábitos na ingestão de água para o funcionamento do sistema;

- Reconhecer as características gerais do sistema circulatório;

- Conhecer o funcionamento desse sistema orgânico, a partir da pequena e da grande circulação;

- Conhecer alguns avanços da cardiologia;

- Refletir sobre a importância da manutenção da saúde desse sistema, a partir das vivências de pacientes cardíacos;

- Conhecer alguns aspectos de estrutura e funcionamento dos Sistemas Nervoso Central e Periférico;

- Refletir sobre o perigo do uso de psicotrópicos, principalmente na adolescência, compreendendo que a dependência química é uma doença grave e merece tratamento;

- Conhecer as características gerais do sistema endócrino humano, sua estrutura e funcionamento básico;

- Entender os mecanismos de integração química no organismo humano;

- Conhecer algumas doenças relacionadas com distúrbios endócrinos e promover melhor qualidade de vida, bem como sua prevenção, por meio de ação comunitária;

- Conhecer e identificar as características gerais do sistema muscular, bem como alguns tipos de lesão muscular;

- Conhecer e distinguir as características gerais da musculatura lisa, estriada e cardíaca;

- Compreender alguns aspectos da fisiologia do músculo estriado e mecanismo de contração;

- Refletir a respeito da importância de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde do sistema muscular;

- Reconhecer o perigo do uso de anabolizantes;

- Conhecer as características gerais do sistema esquelético, suas estruturas e funcionamento;

- Entender o impulso do desenvolvimento tecnológico para os avanços nos conhecimentos sobre os sistemas orgânicos;

- Compreender os processos de formação e de crescimento dos ossos;

- Reconhecer algumas patologias crônicas da coluna lombar e avaliar hábitos cotidianos para sua prevenção e melhoria postural e de qualidade de vida;

- Reconhecer as características gerais da audição, olfato, gustação, tato e visão, conhecendo suas estruturas e funcionamento;

- Compreender que, além de o sistema perceptivo possibilitar adaptação necessária para a sobrevivência ao meio, também pode ser usado no processo comunicativo e utilizado como expressão de cultura e de visão de mundo.
      


 Professores que participaram da reelaboração em março de 2014:


Cristiane Koch
Ana Paula Bressan





2013 - Ciências


Objetivo Geral:
O objetivo primeiro das ciências naturais no ensino fundamental é concebido para que o aluno desenvolva conhecimentos e habilidades que lhe permitam compreender o mundo os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo ser humano serem exploradas e comparadas. Esse ensino também deve favorecer a apropriação do conhecimento historicamente construído e a formação de uma concepção de ciência em sua relação com a sociedade e com a tecnologia, para que os alunos possam atuar como indivíduos e cidadãos, utilizando conceitos de natureza científica e tecnológica de forma mais crítica, responsável e consciente.

Objetivos Específicos:

- Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e sua evolução histórica;
- Utilizar conceitos científicos básicos associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistemas, equilíbrio e vida;
- Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar;
- Saber combinar leitura, observação, experimentação e registros para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
- Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e comuns que devem ser promovidos pela ação coletiva;
- Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;
- Valorizar o trabalho em grupo, como meio de desenvolver uma ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.


Conteúdos historicamente determinados

-          Água;
-          Atmosfera;
-          Solo;
-          Ecologia;
-          Seres Vivos;
-          Corpo Humano;
-          Física e Química


APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

-          Terra e Universo
-          A vida na Terra
-          Saúde e qualidade de vida
-          Sociedade e tecnologia




6º Ano.

CONTEÚDOS ESSENCIAIS
-          Origem, evolução do Universo;
-          Inter-relações entre os seres vivos e o ambiente;
-          Água e o ecossistema;
-          Solo no ecossistema;
-          Atmosfera no ecossistema;

Objetivos
- Refletir sobre a importância de se estudar astronomia como meio de compreender o que é o universo.
- Entender que o conhecimento produzido pelo ser humano, até o momento, não é suficiente para explicar tudo sobre o universo e que a ciência não tem solução para todas as questões a respeito da origem e evolução do universo;
- Conhecer alguns corpos celestes: estrelas, planetas, satélites e outros;
- Conhecer algumas características do sol;
- Comparar o tamanho dos planetas no sistema solar e as distancias entre eles e o sol por meios de modelos em escala;
- Conhecer os elementos bióticos e os fatores abióticos que determinam a existência de vida no Planeta Terra;
- Compreender as relações entre os fatores bióticos e os abióticos de um ecossistema;
- Compreender as relações alimentares dentro de um ecossistema, diferenciando seres produtores, consumidores e decompositores, bem como as diferentes funções que eles desempenham nas cadeias e teias alimentares;
- Perceber que toda a água do Planeta Terra em constante movimento e renovação dentro do ciclo hidrológico;
- Reconhecer os principais estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso;
- Entender que a temperatura é um dos fatores que interferem na mudança de estado físico da água;
- Buscar informações por meio de observações direta e indireta, experimentações, entrevistas e leitura de textos diversos;
- Compreender a desigualdade na distribuição da água na Terra;
- Compreender a complexidade dos usos e apropriações da água pelo ser humano e seu desperdício;
- Debater a distribuição da água nas cidades e o problema da falta de água;
- Refletir sobre as quantidades de água no planeta, analisando dados em diferentes textos;
- Conhecer as características e a utilização dos tipos de água;
- Reconhecer que todos os seres vivos possuem água em sua composição e necessitam dela para a sobrevivência;
- Conhecer algumas doenças relacionadas à água, distinguindo as que têm a água como veículo de transmissão daquelas cujos transmissores se relacionam com a água;
- Saber dos cuidados que devemos tomar para não ter essas doenças;
- Reconhecer a técnica utilizada para o tratamento da água e do esgoto;
- Reconhecer que o acesos à água portável é direito do cidadão e saber mobilizar e saber ações pra melhorar a qualidade de vida de sua comunidade.



7º Ano.

CONTEÚDOS ESSENCIAIS
-          Origem da Vida;
-          Biomas do planeta Terra;
-          Classificação dos Seres Vivos;
-          Níveis de Organização dos Seres Vivos – Organização Celular;
-          Reinos – características e doenças.

Objetivos
- Entender como ocorreu o surgimento da vida nos mares primitivos;
- Perceber que a vida evoluiu de seres simples para seres mais complexos;
- Conhecer os elementos bióticos e os fatores abióticos que determinam a existência de vida no Planeta Terra;
- Diferenciar as células autótrofas, heterótrofas, eucariontes e procariontes;
- Classificar e conhecer os diferentes níveis taxionômicos dos seres vivos;
- Comparar diferentes biomas da Terra quanto à sua biodiversidade;
- Compreender as relações entre os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema;
- Compreender algumas adaptações que caracterizam os principais biomas aquáticos e terrestres;
- Localizar os diferentes biomas nas suas respectivas áreas do planeta;
- Reconhecer as bactérias e as ciano-bactérias como seres unicelulares estruturalmente mais simples;
- Reconhecer, diagnosticar e prevenir doenças causadas por bactérias;
- Reconhecer os vírus como seres vivos acelulares e parasitas obrigatórios;
- Identificar e conhecer medidas profiláticas para doenças causadas por vírus;
- Identificar as principais características dos seres protistas autótrofos e heterótrofos;
- Conhecer as principais doenças causadas por protozoários e as principais medidas de prevenção;
- Analisar os principais grupos de fungos e identificar as suas principais características;
- Compreender os liquens como uma associação mutualística entre algas e fungos;
- Identificar os principais grupos em que se dividem o reino das plantas;
- Reconhecer as principais características e os exemplares de cada grupo do reino das plantas;
- Identificar as raízes, funções, partes e classificação;
- Compreender e reconhecer diferentes tipos de caules;
- Identificar as partes de uma flor;
- Compreender a formação do fruto e da semente;
- Despertar a consciência da preservação das áreas verdes;
- Reconhecer as diferenças entre os animais vertebrados e invertebrados;
- Identificar esponjas e celenterados;
- Distinguir pólipos de medusas, formas fixas e móveis;
- Caracterizar vermes, platelmintos e nematelmintos;
- Identificar e diagnosticar as principais verminoses humanas;
- Reconhecer a importância de noções básicas de higiene e de saneamento básico como medidas profiláticas de verminoses;
- Diferenciar moluscos e anelídeos e as principais características de cada grupo, bem como as suas classificações;
- Identificar os artrópodes mais comuns e suas principais classes;
- Identificar




8º Ano

CONTEÚDOS ESSENCIAIS
-          Origem e Evolução Humana;
-          Reprodução humana e saúde;
-          Corpo humano e sua organização;
-          Doenças, infecções, intoxicações e defesas do organismo.

Objetivos
- Conhecer as origens evolutivas da espécie humana, compreendendo que o estado atual dos conhecimentos se deve a uma organização coletiva de conhecimentos da Arqueologia;
- Perceber que o ser humano tem uma história biológica, mas também cultural e tecnológica;
- Entender a sexualidade como agente no processo de especiação humana;
- Analisar a sexualidade humana como expressão da identidade e da cultura;
- Conceber o seu corpo como matriz de sua sexualidade;
- Reconhecer as relações de gênero nas sociedades e os papéis sociais de homem e mulheres, pelo princípio da igualdade;
- Conhecer alguns aspectos biológicos da reprodução humana;
- Refletir sobre a adolescência e dialogar sobre os dilemas e descobertas dessa fase da vida;
- Conhecer os principais aspectos sobre a reprodução humana e sobre desenvolvimento embrionário humano;
 - Dialogar sobre a problemática do aborto, conhecendo seus aspectos legais e médicos;
- Reconhecer algumas biotecnologias aplicadas na reprodução humana, conhecendo suas polêmicas e avanços;
- Conhecer as principais características da organização de células eucariontes;
- Entender que os conhecimentos da Citologia são construídos historicamente, e não estão prontos;
 - Compreender a estrutura e o funcionamento de organelas para o funcionamento celular;
- Compreender algumas características gerais dos distintos tecidos que compõem os sistemas orgânicos;
- Refletir sobre alguns avanços em biotecnologia, a exemplos das pesquisas com células-tronco e as polêmicas a elas relacionadas;
- Compreender o perigo do uso indiscriminado de antiinflamatórios para o estômago;
- Conhecer as características gerais do sistema digestório humano, sua estrutura e funcionamento;
- Reconhecer a estrutura da dentição humana e refletir sobre a sua saúde bucal, compreendendo aspectos de saúde pública do Brasil, em relação às precárias condições de saúde bucal dos brasileiros;
- Compreender que a nutrição humana é uma manifestação da cultura dos diversos grupos sociais;
- Reconhecer e identificar as diversas categorias de nutrientes nos alimentos diários;
- Aplicar uma auto-avaliação nutricional, a fim de diagnosticar possíveis hábitos inadequados, refletindo sobre a necessidade de ajustamentos nos hábitos alimentares;
- Reconhecer as características gerais do sistema respiratório, sua estrutura e funcionamento;
- Entender que o processo de respiração do organismo humano tem sua base na respiração celular aeróbia;
- Compreender algumas relações entre poluição do ar e patologias respiratórias;
- Conhecer algumas ações nacionais e internacionais de controle de poluição atmosférica;
- Mobilizar sua comunidade em ações locais de controle de poluição do ar, como medidas de prevenção de patologias respiratórias; 
- Compreender a problemática relacionada aos pacientes de hemodiálise, mostrado que a insuficiência renal pode ser conseqüência de outras patologias, como o diabetes e a hipertenção;
- Conhecer o sistema excretor humano, com ênfase para o sistema urinário, seus órgãos e funcionamento;
- Reconhecer a importância de bons hábitos na ingestão de água para o funcionamento do sistema;
- Reconhecer as características gerais do sistema circulatório;
- Conhecer o funcionamento desse sistema orgânico, a partir da pequena e da grande circulação;
- Conhecer alguns avanços da cardiologia;
- Refletir sobre a importância da manutenção da saúde desse sistema, a partir das vivências de pacientes cardíacos;
- Conhecer alguns aspectos de estrutura e funcionamento dos Sistemas Nervoso Central e Periférico;
- Refletir sobre o perigo do uso de psicotrópicos, principalmente na adolescência, compreendendo que a dependência química é uma doença grave e merece tratamento;
- Conhecer as características gerais do sistema endócrino humano, sua estrutura e funcionamento básico;
- Entender os mecanismos de integração química no organismo humano;
- Conhecer algumas doenças relacionadas com distúrbios endócrinos e promover melhor qualidade de vida, bem como sua prevenção, por meio de ação comunitária;
- Conhecer e identificar as características gerais do sistema muscular, bem como alguns tipos de lesão muscular;
- Conhecer e distinguir as características gerais da musculatura lisa, estriada e cardíaca;
- Compreender alguns aspectos da fisiologia do músculo estriado e mecanismo de contração;
- Refletir a respeito da importância de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde do sistema muscular;
- Reconhecer o perigo do uso de anabolizantes;
- Conhecer as características gerais do sistema esquelético, suas estruturas e funcionamento;
- Entender o impulso do desenvolvimento tecnológico para os avanços nos conhecimentos sobre os sistemas orgânicos;
- Compreender os processos de formação e de crescimento dos ossos;
- Reconhecer algumas patologias crônicas da coluna lombar e avaliar hábitos cotidianos para sua prevenção e melhoria postural e de qualidade de vida;
- Reconhecer as características gerais da audição, olfato, gustação, tato e visão, conhecendo suas estruturas e funcionamento;
- Compreender que, além de o sistema perceptivo possibilitar adaptação necessária para a sobrevivência ao meio, também pode ser usado no processo comunicativo e utilizado como expressão de cultura e de visão de mundo.
      


9º Ano

CONTEÚDOS ESSENCIAIS
- Matéria e suas propriedades;
- Laboratório de química;
- Constituição da matéria;
- Tabela periódica;
- Radioatividade;
- Substâncias e misturas;
- Ligações, funções e reações químicas;

- A ciência Física;
- Métodos científicos;
- Medições de grandezas e unidades;
- Notação científica;
- Conceitos básicos de mecânica, cinemática, estática, dinâmica, termologia, ondulatória, óptica, eletricidade e magnetismo.

Objetivos

- Compreender o que é a física;
- Conhecer algumas contribuições físicas de alguns povos para a humanidade;
- Entender que a física é fruto da contribuição humana;
- Compreender a relação entre a física e a tecnologia;
- Construir um significado para a física;
- Conhecer aspectos importantes no desenvolvimento da física;
- Saber que o físico estuda as regularidades de um fenômeno para explica-lo;
- Identificar a linguagem física presente no dia-a-dia e aprender a utiliza-la corretamente;
- Entender que é possível utilizar outras linguagens para expressar o saber físico;
- Utilizar a linguagem matemática sempre que for necessário para resolver um problema físico;
- Entender o conceito de grandeza física;
- Conhecer as medidas das grandezas e suas respectivas unidades;
- Escrever corretamente uma medida em notação científica;
- Conhecer e diferenciar os ramos da física;
- Explicar a notação e utilização de sistemas de localização na vida em sociedade;
- Descrever os conceitos: posição, referencial, tragetória, sentido, distancia percorrida, origem, movimento e repouso.
- Descrever umo movimento acompanhando as diferentes posições ocupadas por um objeto em função do tempo;
- Utilizar corretamente os conceitos da cinemática no dia-a-dia;
- Conhecer o significado físico da aceleração;
- Saber classificar um movimento;
- Conhecer os movimentos de queda livre e movimento vertical;
- Perceber que existem forças de contato e forças de campo;
- Conhecer a grandeza força;
- Saber as grandezas e características de uma força;
- Conhecer alguns tipos de força que estão presentes no dia-a-dia;
- Conhecer o principio de funcionamento de um dinamômetro;
- Conhecer as três Leis de Newton;
- Utilizar as Leis de Newton para interpretar os mais variados fenômenos do dia-a-dia;
- Compreender que a energia se transforma de uma modalidade em outra;
- Perceber a necessidade de buscar fontes limpas de energia para não poluir o meio ambiente;
- Entender a importância do conceito de energia para todos os ramos da física;
- Conhecer o ponto de aplicação da força peso;
- Compreender as condições de estabilidade de um corpo;
- Conhecer os estados de equilíbrio de um corpo;
- Entender o conceito de momento e alavanca;
- Compreender a abrangência da termologia;
- Entender o conceito de temperatura e calor;
- Conhecer equipamentos de medição de temperaturas;
- Realizar a conversação nas mais diversas escalas;
- Identificar um fenômeno óptico;
- Identificar uma fonte de luz;
- Classificar os meios em que a luz se propaga;
- Conhecer as propriedades da reflexão e da refração;
- Conhecer os princípios que fundamentam a propagação da luz;
- Entender o conceito de onda;
- Perceber a diferença entre dois tipos de ondas: mecânica e eletromagnética;
- Classificar uma onda à sua forma e quanto à sua natureza;
- Conhecer algumas propriedades do som;
- Compreender o conceito de carga elétrica;
- Saber como calcular a carga elétrica;
- Entender os processos de eletrização;
- Entender o que é corrente elétrica;
- Calcular a energia consumida por um equipamento;
- Conhecer o conceito de diferença de potencial e resistência elétrica;
- Conhecer a primeira Lei de Ohm;
- Conhecer a estrutura e as propriedades magnéticas dos imãs;
- Perceber que a Terra se comporta como um grande imã.

 Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Cristiane Koch
Aline K. Borsatti
Edimara Peri