GEOGRAFIA
Objetivo
Geral: Ciência que se dedica ao estudo da natureza, das
dinâmicas da sociedade e das relações entre elas, oferece instrumentos
essenciais para a compreensão da realidade social e intervenção nela. Das
relações entre as dinâmicas da sociedade e a natureza resulta o objeto de
estudo da Geografia: o espaço geográfico, ou seja, o espaço produzido,
transformado e organizado pela ação humana, de forma direta ou indireta. Ele é a interação de fatores naturais,
sociais, econômicos e políticos, ou seja historicamente produzido pelo homem.
Neste sentido, o estudo
da Geografia deve enfatizar os modos de produzir e de perceber os diferentes
lugares e territórios e os fenômenos que os constituem, interagido com a vida e
os seres humanos., enfim objetivando a interação com seu meio.
Objetivos
específicos:
Espera-se que, ao longo
dos nove anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de
conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à
Geografia, que lhes permitam ser capazes de:
•
Conhecer a organização do espaço
geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a
compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do
território, da paisagem e do lugar;
•
Identificar e avaliar as ações dos
homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de
modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e
reativa nas questões socioambientais locais;
•
Compreender a espacialidade e temporalidade
dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
•
Compreender que as melhorias nas
condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e
as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e
acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de
suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
•
Fazer leituras de imagens, de dados e de
documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar
e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;
•
Compreender que as melhorias nas
condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e
as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e
acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de
suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
•
Saber utilizar a linguagem cartográfica
para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
•
Valorizar o patrimônio sociocultural e
respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e
indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.
6º
ANO
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BIM
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CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
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OBJETIVOS
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1º BIM
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1- O lugar onde moro
- Conceito de paisagem.
- Elementos naturais e culturais da
paisagem
2- A paisagem rural.
- Tipos de agricultura
- Principais produtos agrícolas do
Brasil
- Conceitos de pecuária
- Fatores que afetam a produção
agropecuária
- Novas tecnologias no espaço rural
- Alimentos orgânicos
3- A paisagem urbana
- Conceito de cidade
- Paisagens urbanas
- Interdependências entre o espaço
rural e urbano.
4- Brasil- divisão
político-administrativa
- Organização político-administrativa
do Brasil
- Unidades da Federação
- Conceito de município
|
- Diferenciar elementos naturais de
elementos culturais.
- Destacar o papel do homem na
construção do espaço geográfico.
- Compreender as paisagens rurais como
resultado do trabalho dos seres humanos.
- Diferenciar agricultura de
subsistência da agricultura comercial.
- Conceituar mercado, exportação e
importação
- Identificar os principais produtos
agrícolas do Brasil.
- Reconhecer as características da
atividade agropecuária.
- Identificar as novas tecnologias
utilizadas no espaço rural.
- Perceber a importância da produção
orgânica.
- Descrever as causas do êxodo rural.
- Compreender as paisagens urbanas
como resultado do trabalho dos seres humanos.
- Reconhecer a dinâmica diferenciada
da cidade no tempo.
- Identificar formas do passado na
cidade.
- Interpretar textos e imagens.
- Propor intervenções para a realidade
analisada.
- Reconhecer as relações de interdependência
entre os espaços urbanos e rurais.
- Perceber que algumas cidades são
projetadas enquanto que outras crescem sem planejamento algum.
- Compreender o significado de termos que
estão relacionados às marcas espaciais da organização política.
- Ler e interpretar mapas e imagens.
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2º BIM
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5- Orientação e localização no espaço
geográfico
- A importância da referência para a
orientação e localização
- Orientação pelo Sol
- Outros meios de orientação
6- Orientação e localização em mapas e
plantas
- Mapas e plantas
- Os elementos de um mapa (título, legenda,
escala e rosa-dos-ventos)
7- Como os mapas possibilitam a
localização
- A forma da Terra e suas
representações
- Coordenadas geográficas e
localização
- Fusos Horários
|
- Entender
o movimento de rotação da Terra e suas consequências; a sucessão de dias e noites
- Identificar as direções cardeais e
colaterais.
- Aprender a utilizar as direções como meios
de orientação.
-Reconhecer que a localização de um lugar
depende da referência utilizada.
-Estabelecer relação entre ponto de
referência, direções cardeais e cotidiano.
- Compreender que o mapa é uma
representação da realidade
-Identificar a escala do mapa e
transformá-la em medidas reais
- Distinguir mapas e plantas.
- Reconhecer que a leitura da legenda é
fundamental para a interpretação de um mapa
- Ler e interpretar mapas
- Realizar cálculos com escala
gráfica.
- Identificar o Equador como ponto de
referência na divisão dos hemisférios e na determinação de latitude
- Entender a escolha de um meridiano
inicial (Greenwich) para a divisão dos Hemisférios e na determinação da
longitude
- Construir o conceito de coordenadas
geográficas.
-
Reconhecer a importância das coordenadas geográficas para a localização
-
Identificar o que são paralelos e meridianos.
-
Perceber a importância do GPS nos dias atuais
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3º BIM
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8- A natureza no espaço geográfico
- Elementos naturais que constituem o
planeta Terra
- Atmosfera
9- Agentes formadores do relevo
terrestre
- Agentes internos e externos do relevo
terrestre
- O relevo brasileiro
- Interferência do relevo na vida das
pessoas
10- A hidrosfera e as bacias
hidrográficas brasileiras
- Hidrosfera
- O rio e suas partes
- Bacias hidrográficas brasileiras
- A importância da água como recurso natural
|
- Identificar os elementos que
constituem o planeta terra.
- Conhecer as características da
atmosfera e a ação dos seres humanos sobre esse elemento da natureza.
- Identificar características do
relevo brasileiro, sua origem e os agentes de modelagem.
- Localizar as principais placas
tectônicas
- Identificar fatores internos e
externos do relevo e importância na
sua formação
- Descrever e identificar as
principais formas de relevo brasileiro.
- Observar como as diferentes formas
de relevo interferem na organização do espaço
- Estabelecer relações entre as
formações montanhosas e a época de seu surgimento.
- Reconhecer a importância da
hidrosfera
- Mencionar as partes de um rio
- Diferenciar foz de delta
- Descrever rios irregulares e
regulares
- Perceber a importância dos rios
- Identificar as características das
bacias hidrográficas brasileiras
- Apontar as principais bacias
hidrográficas brasileiras
- Diferenciar rios perenes e
temporários
- Perceber que a água é um importante
recurso natural
- Discutir e conhecer a importância da
Lei das águas
- Localizar e perceber como se forma o
Aquífero Guarani.
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4º BIM
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11- O clima- recurso natural
- Diferença entre tempo e clima
- Elementos formadores do clima
- Climas do Brasil
- Sociedade e natureza
12- A vegetação no espaço brasileiro:
no principio, era assim... E agora?
- Biomas brasileiros
- Conceitos de biodiversidade
|
- Identificar e compreender os fatores
que interferem no tempo e no clima.
- Perceber que a temperatura difere de
acordo com a altitude, latitude, maritimidade, continentalidade e correntes
marítimas
- Analisar os centros de alta e baixa
pressão
- Identificar e localizar as
principais massas de ar que atuam no Brasil.
- Localizar os diferentes tipos de
clima do Brasil e reconhecer os fatores que lhes oferecem características
próprias.
- Identificar e explicar a interação
entre sociedade e natureza.
- Identificar e localizar os biomas
brasileiros.
- Ler e interpretar textos, fotos e
mapas.
- Debater sobre a grande
biodiversidade brasileira.
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7º
ANO
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BIM
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CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
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OBJETIVOS
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1º BIM
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1- Brasil- Sociedade e Espaço
- Paisagem, espaço, natureza,
sociedade
- Localização
- Orientação
2- A formação da sociedade e do espaço
brasileiro
- A influência externa na formação da
sociedade brasileira
- O espaço: reflexo da sociedade em
diferentes tempos
3- O Brasil atual
- A questão agrária
- Novas paisagens rurais
- Novas paisagens urbanas, velhos
problemas sociais
- As aglomerações urbanas
4- As regiões brasileiros
- Conceito de região
- As regiões do IBGE
- As regiões geoeconômicas
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- Localizar-se e orientar-se no espaço
brasileiro.
- Localizar o Brasil no mundo.
- Diferenciar limite de fronteira.
- Identificar os pontos extremos N / S
/ L / O do Brasil.
- Reconhecer e localizar os países que
se limitam com o Brasil.
- Analisar a extensão dos limites
marítimos e terrestres do Brasil
- Descrever a sociedade colonial
brasileira.
- Identificar a influência externa na
formação da sociedade.
- Reconhecer as dificuldades
encontradas pelos indígenas após a chegada dos portugueses até os dias atuais
- Estabelecer relação entre
sociedade-espaço no período das Capitanias Hereditárias, Império e República
- Analisar as questões agrárias no
Brasil.
- Identificar nas atuais paisagens
rurais antigos problemas sociais.
- Identificar causas e consequências
das aglomerações urbanas.
- Identificar as diferentes relações
sociais que formaram a sociedade brasileira.
- Debate sobre os problemas sociais
causados quando da construção da barragem de Itá e Machadinho.
- Explicar a hierarquia das cidades
brasileiras bem como localizá-las
- Entender o significado dos termos
região e regionalização
- Descrever as regiões do IBGE
- Entender o processo histórico /
econômico que deu origem as regiões geoeconômicas
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2º BIM
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5- A região Nordeste
- Localização da Região Nordeste
- Constituição histórica
- Características típicas desta região
6- A apropriação da natureza
nordestina
- Relevo, hidrografia, clima
- Sub - região nordestinas
7- Nordeste – espaço econômico atual
- Espaço econômico atual
- A agricultura irrigada
- Outras formas de agricultura
- A pecuária
8- Diversidade populacional e cultural
- Diversidade populacional e cultural
do Nordeste
|
- Localizar e nomear os estados que
fazem parte da região geoeconômica do Nordeste.
- Compreender e interpretar texto
literário.
- Reconhecer as características da
natureza nordestina.
- Avaliar o potencial turístico da Região Nordestina como fonte
de economia.
- Identificar os limites regionais do
nordeste.
- Descrever o processo de ocupação do
espaço regional
-
Reconhecer as características da natureza nordestina
- Identificar as principais formas de
relevo da região.
- Identificar o rio São Francisco como
primordial para o desenvolvimento do Nordeste.
- Identificar as subdivisões da região
nordestina
- Localizar e caracterizar as sub-regiões
nordestinas
-Reconhecer
as inovações tecnológicas utilizadas no Nordeste atual;
-Analisar as conseqüências
socioeconômicas e culturais resultantes dessas inovações;
- Perceber que a cana-de-açúcar e a
laranja ocupam um grande espaço econômico na Região
- Identificar as principais culturas
cultivadas utilizando a irrigação
- Perceber a grande diversidade
cultural ao longo do rio São Francisco.
- Avaliar o potencial energético e
mineral da região.
- Analisar os prós e os contras da
transposição do rio São Francisco
- Reconhecer a importância das
cooperativas para a região
- Perceber que a luminosidade, baixa
variação de temperatura e disponibilidade de solo e irrigação, pode aumentar
a produtividade na região.
- Identificar e localizar as
principais áreas agropecuárias da região
- Destacar a importância da
caprinocultura na região
- Apontar a criação de camarão em
cativeiro como importante fonte econômica alternativa
- Caracterizar e localizar as
principais áreas industriais nordestinas.
- Identificar e compreender a
“indústria da seca”
- Avaliar o potencial turístico da
Região Nordestina como fonte de economia.
- Reconhecer as características
populacionais e culturais do Nordeste;
- Caracterizar e descrever os diferentes
tipos de migrações causas e consequências
- Descrever os fatores responsáveis
pela expulsão populacional
- Identificar a baixa qualificação de
mão de obra como fator principal de desemprego
- Discutir sobre a desnutrição
populacional
- Identificar as causas da
desertificação das terras do Nordeste.
- Discutir sobre a participação do
homem no processo de desertificação.
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3º BIM
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9- A Região Centro-Sul
- Localização
- Estados que constituem a região
- Reconhecimento da natureza
10- A apropriação do espaço
- A produção e organização da Região
Centro-Sul
- Diferentes épocas e diferentes
atividades econômicas
- Relações sociais
11- O Centro-Sul Atual
- A especialização e a espacialização
industrial
- Agropecuária
- O turismo: outra importante
atividade econômica da região
- Cultura e folclore
12-A população e seus desafios
- Leitura e interpretação de mapas,
textos e imagens.
|
- Localizar e nomear os estados que
constituem a região Centro-Sul;
- Identificar e localizar as
principais formas de relevo.
- Nomear e localizar as principais
bacias hidrográficas.
- Identificar os três tipos climáticos
predominantes da região Centro-Sul.
- Reconhecer as principais formações
vegetais.
Relatar a história da organização do
espaço por meio das atividades econômicas e das relações sociais;
-Associar diferentes momentos
históricos a elementos espaciais e culturais da atualidade;
- Mencionar os fatores que
contribuíram para que São Paulo se tornasse a metrópole mais industrializada
e economicamente importante do país.
- Inserir o aluno na realidade
socioeconômica da Região Centro-Sul e do Brasil atual.
- Reconhecer e localizar as metrópoles
regionais e nacionais da Região Centro-Sul.
- Perceber que São Paulo é sede de uma
produção industrial diversificada e de alta tecnologia, bem como centro
administrativo de empresas internacionais e nacionais.
- Descrever a importância do MERCOSUL
bem como seus países membros.
- Identificar as causa da alta
produtividade na agropecuária.
- Reconhecer a Região Centro-Sul como
o grande “celeiro” do país.
- Mencionar a importância das
cooperativas agrícolas na região.
- Demonstrar os diferentes movimentos
socioeconômicos e as respectivas relações com a natureza.
- Apontar o turismo como uma
importante fonte econômica.
- Numerar e explicar a importância das
festas folclóricas da Região Centro-Sul.
- Relatar aspectos populacionais da
Região Centro-Sul.
- Perceber que a região geoeconômica
mais densamente povoada é a Centro-Sul.
- Provocar análise sobre as questões
populacionais.
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4º BIM
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13- A Região Amazônica
- Limites e fronteiras
- Relações sócias e espaço
- A borracha
14- A apropriação do espaço amazônico
- O relevo
- A hidrografia
- As diferenças climáticas
- A vegetação
15- A população e a organização do
espaço atual
- A população
- População Ribeirinha
- As comunidades extrativistas
- Riquezas que nasce das árvores
- Os povos indígenas
- A Amazônia como espaço de poder
|
- Situar a Região Amazônica dentro de
seus limites e fronteiras.
- Diferenciar os termos povoado de
populoso.
- Perceber a importância do SIVAM para
a vigilância na região pouco povoada.
- Ler as relações sociais retratadas
no espaço.
- Reconhecer a borracha como elemento
propulsor de desenvolvimento socioeconômico.
- Ressaltar o extrativismo como forma
de sobrevivência, mas também de destruição de ecossistemas.
- Descrever e analisar os elementos da
natureza.
- Identificar as principais formas de
relevo da região Amazônica.
- Localizar e identificar as
principais bacias hidrográficas.
- Perceber a importância da rede
hidrográfica como meio de comunicação e transporte para a região.
- Apontar os diferentes tipos
climáticos.
- Analisar os diferentes ecossistemas
da floresta Amazônica.
-Relacionar os elementos da natureza
ao modo de vida da população.
- Demonstrar diferentes aspectos de
vida da população amazônica.
- Perceber que a instalação da Zona
Franca de Manaus foi estratégica.
- Descrever o modo de vida da
população ribeirinha.
- Reconhecer o extrativismo como
principal fonte econômica da região.
- Debater sobre a vida do indígena na
região.
- Pesquisar sobre a biopirataria na
região.
- Caracterizar a importância do
desenvolvimento sustentável.
-Analisar as diferentes modalidades de
poder econômico no espaço amazônico.
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8º
ANO
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||
BIM
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CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
OBJETIVOS
|
1º BIM
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1. O Mundo
- Conceito de mundo
- Origem dos continentes
- A origem do Estado como organização
política e administrativa
- Configuração territorial – território
2. A população e a ocupação do espaço
mundial;
- Países mais populosos
- Diferenças entre os termos populosos
e povoados
- Fatores que influem na distribuição
da população
- O fenômeno da urbanização
3- A população e as desigualdades
sociais
- Os fatos históricos e as diferenças
sociais no mundo atual
- Diferenças na qualidade de vida
4- Problemas ambientais do mundo atual
- Aumento do dióxido de carbono e suas
consequências
- Protocolo de Kyoto
- Objetivos do milênio
|
- Construir o conceito de mundo;
- Descrever, analisar e interpretar a
organização mundial, natureza e sociedade.
- Identificar as alterações naturais
provocadas pela dinâmica da Terra no decorrer de sua história.
- Compreender o significado de organização
político – administrativa.
-Entender por que o Brasil é uma
Republica Federativa.
-Compreender o significado da palavra
território;
- Localizar os países mais populosos.
- Estabelecer diferenças entre o termo
populoso e povoado.
- Ler e interpretar textos, mapas e
gráficos.
- Identificar os fatores que
influenciam na distribuição da população.
- Construir noção de fenômeno da
urbanização, suas causas e consequências.
- Relembrar o setor
econômico terciário e sua diversificação
- Demonstrar os fatos históricos que
deram origem as desigualdades sociais.
- Compreender o significado do IDH e
seus indicadores.
-Listar alguns países com melhor e
pior IDH e a posição do Brasil no mesmo.
- Reconhecer os aspectos da sociedade
que são utilizados para a obtenção do IDH
- Analisar os problemas ambientais do
mundo atual.
- Tomar conhecimento sobre o Protocolo
de Kioto.
- Identificar as soluções propostas
por diferentes países.
- Despertar a responsabilidade individual
nas questões ambientais.
- Identificar os países que são os
maiores poluidores ambientais do mundo.
|
2ºBIM
|
5- A América – O continente americano:
Natureza e sociedade
- A origem das desigualdades socioeconômicas
6- A América Central
- A América Central – onde tudo
começou
- Países que constituem a América
Central
- As grandes Antilhas
- As pequenas Antilhas
- As Bahamas
7- O México, América do Norte e
América Latina;
- Natureza e sociedade
|
- Analisar as relações entre a
natureza e a sociedade no continente americano.
- Explicar as causas das diferenças
socioeconômicas em um mesmo continente.
- Identificar os fatos históricos que
contribuíram para as desigualdades sociais na América Latina;
- Descrever a realidade física e socioeconômica
da América Latina.
- Identificar as características
físicas da América Latina.
- Debater sobre os povos indígenas do
continente americano na atualidade.
- Destacar os povos Maias, Incas e
Astecas como civilizações mais desenvolvidas do Continente.
- Identificar os países que constituem
a América Central.
- Reconhecer a divisão da América Central
segundo critérios naturais
- Apresentar os principais aspectos
físicos da América Central.
- Analisar fatos políticos e
socioeconômicos.
- Reconhecer os contrastes da economia
destes países.
- Debater sobre o sistema político de
Cuba.
- Analisar o processo histórico,
econômico e social de Cuba.
- Apontar a importância econômica do
Canal do Panamá.
- Comentar sobre os “Paraísos
fiscais”.
- Localizar física e socialmente o
México no continente americano.
- Identificar aspectos físicos do México:
clima, relevo, hidrografia.
- Estabelecer relações entre os
recursos da natureza e o desenvolvimento econômico
- Reconhecer as relações entre o
México e os EUA
- Reconhecer os principais aspectos
econômicos do México como: agricultura, indústria e população.
|
3º BIM
|
8- A América do Sul –
- Organização política- administrativa
- Organização político-administrativa
- Diversidades naturais
9-As Guianas e o Suriname;
- Características das Guianas e do
Suriname;
- Os países Andinos
- Chile
- Colômbia
- Bolívia
- Equador
- Peru
- Venezuela
- Os países Platinos
- Argentina
- Uruguai
- Paraguai
10- Acordos econômicos entre os países
americanos
- MERCOSUL
- Comunidade Andina
- Mercado Comum Centro-Americano
- NAFTA
|
- Identificar as características
político-administrativas predominantes na América do Sul.
- Reconhecer as diversidades naturais
do território e sua influência no estabelecimento de regiões.
-Identificar as diversidades culturais
da América do Sul.
- Reconhecer a estrutura geológica e
formas de relevo bem como localizados.
- Identificar as principais bacias
hidrográficas.
- Identificar as características de
cada Guiana e do Suriname;
- Reconhecer as diferenças entre as
Guianas e outros países da América do Sul.
- Diferenciar a formação
histórico-cultural das Guianas e dos demais países sul-americanos.
- Descrever as principais atividades
socioeconômicas das Guianas.
- Perceber que os países andinos são
um conjunto de países que se localizam na Cordilheira dos Andes.
- Localizar os países Andinos.
- Descrever as características
Histórico-culturais e socioeconômicas dos países Andinos.
- Mencionar a influência do
narcotráfico na Colômbia, Bolívia e Peru.
- Apontar as idéias no novo socialismo
defendidas por alguns líderes políticos para se livrar do capitalismo ferenho
dos Estados Unidos.
- Perceber porque o Chile se diferencia
dos demais países Andinos.
- Identificar e localizar os países
que formam a América Platina.
- Descrever as características
histórico-culturais e socioeconômicas dos países Platinos.
- Identificar as principais
características físicas, políticas e socioeconômicas dos países Platinos e
Andinos.
- Reconhecer as alianças econômicas
estabelecidas entre os países americanos.
- Identificar os principais blocos
econômicos existentes.
- Numerar os principais objetivos dos
blocos econômicos.
- Apontar a importância do MERCOSUL
para os países latinos americanos
|
4º BIM
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11- A América Anglo-Saxônica – Aspectos
Gerais
- Localização
- Clima
- Relevo
12- Estados Unidos – Cultura e
organização espacial.
- A organização política dos - Estados
Unidos:
- As regiões estadunidenses
- O Alasca e o Havai.
13- Os Estados Unidos e as
organizações internacionais
- Organizações Internacionais.
14- Desenvolvimento e dependência
econômica: o Canadá
- Localização
- História
- Organização política
- Aspectos físicos
|
- Localizar a América Anglo-Saxônica.
- Identificar as características
Físicas da América do Norte.
- Relacionar e localizar os tipos climáticos
do continente americano.
- Identificar os climas predominantes
do continente americano.
- Identificar os fatores que
influenciam na diversidade climática.
- Reconhecer os aspectos do relevo do
continente americano.
- Perceber a inter-relação entre
clima, relevo e vegetação.
- Identificar as principais bacias
hidrográficas na América Anglo Saxônica.
- Mencionar a importância econômica dos
grandes lagos.
- Reconhecer as regiões estadunidenses
formadas devido à atividade industrial.
- Identificar diferentes
características naturais entre o Alasca e o Havaí.
- Identificar os estados que fazem
parte dos EUA.
- Reconhecer as diferentes
instituições internacionais, sua origem e seus objetivos.
- Enfatizar as conseqüências políticas
e econômicas da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria para o mundo.
- Descrever a organização espacial do
Canadá.
- Reconhecer as características
físicas do Canadá.
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9º
ANO
|
||
BIM
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
OBJETIVOS
|
1º BIM
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1.
A África – um continente de grandes diferenças.
-
Localização.
-
Características naturais
-
Apropriação da natureza e divisão territorial
-
O deserto do Saara
-
Paisagens desérticas e as grandes reservas de petróleo
-
Outros tipos climáticos
-
A vegetação
-
O relevo
-
A hidrografia
2. A população africana.
- Concentrações populacionais e vazios
demográficos
-Elementos étnicos formadores da
população
- Qualidade de vida da população
- Indicadores socioeconômicos
- A questão da fome
3. As guerras civis e as conseqüências
socioespaciais.
- Conflitos entre Guiné, Serra Leoa e
Libéria
- Conflitos do Sudão
- Conflitos históricos na África do Sul
|
- Localizar o continente africano no
mundo.
- Reconhecer os limites da África.
- Perceber que o continente africano
se estende pelos quatro hemisférios.
- Reconhecer sua organização
político-administrativa.
- Identificar e relacionar o clima com
a vegetação.
- Discutir sobre o processo de desertificação
na região do Sahel.
- Descrever a influência das correntes
marítimas sobre o clima da África.
- Localizar e reconhecer as principais
formas de relevo do continente.
- Reconhecer a importância dos rios
africanos.
- Estabelecer relação entre os
recursos naturais e a distribuição populacional.
- Identificar as características da
qualidade de vida da população por meio da análise dos indicadores socioeconômicos.
- Discutir e refletir sobre as
principais causas da fome na África.
- Mencionar a importância do Canal de
Suez para o Egito.
- Perceber que para alguns países a
principal fonte econômica é o turismo.
- Descrever e analisar o processo de
ocupação e povoamento da África.
- Apontar as conseqüências da
colonização.
- Caracterizar os aspectos
populacionais africanos.
- Relacionar os conflitos da região às
causas históricas de dominação, às diferenças étnicas e aos interesses
econômicos dos grupos africanos e dos grupos internacionais.
- Associar estes conflitos com o
aumento da fome em razão da diminuição da produção agrícola.
- Identificar e analisar as razões dos
principais conflitos étnicos, culturais e religiosos existentes no mundo
atual, como fator de redefinição das fronteiras.
- Identificar as raízes da segregação
racial na África do Sul (apartheid).
- Compreender o processo de
neocolonialismo no Continente Africano.
|
2º BIM
|
4. O Continente Asiático.
- Localização
- Características físicas
- Aspectos da natureza da Ásia
5. O Oriente Médio.
- Localização e posição geográfica
- Principais características físicas
- Aspectos gerais da população
- Indicadores socioeconômicos
6. Economia do Oriente Médio.
- As paisagens desérticas e as grandes reservas de petróleo
- Outras características e atividades econômicas.
7. Os conflitos no Oriente Médio e as conseqüências
socioespaciais. - Conflitos étnicos,
políticos e econômicos.
-
Turquia e Grécia e a disputa pela Ilha de Chipre
- A questão dos curdos – um povo sem Estado
- A guerra Irã- Iraque
- A
guerra do Golfo
- Os Estados Unidos, os países do `` Eixo do
mal`` e o petróleo
- Os conflitos entre árabes e
israelenses
|
- Localizar o continente asiático.
- Reconhecer os limites da Ásia.
- Identificar as maiores depressões do
mundo que se localizam na Ásia.
- Perceber que na Ásia existe uma
grande instabilidade tectônica.
- Identificar suas principais
características físicas.
- Identificar e relacionar o clima com
a vegetação.
- Reconhecer sua organização política
administrativa.
- Identificar os principais planaltos, planícies e o conjunto das montanhas.
- Localizar o Oriente Médio.
- Identificar os países que fazem
parte dessa região.
- Reconhecer as principais
características físicas.
- Caracterizar a população do Oriente
Médio.
- Reconhecer os principais indicadores
econômicos dessa região.
- Listar os países que fazem parte da
Liga dos Estados Árabes.
- Perceber as disparidades existentes
entre os países árabes.
- Perceber a localização estratégica
do Oriente Médio.
- Identificar características
econômicas, políticas e geopolíticas relacionadas às jazidas petrolíferas
dessa região.
- Caracterizar as atividades
econômicas realizadas no Oriente Médio.
- Perceber que parte da Turquia
pertence ao Continente Europeu.
- Descrever o setor agrícola e
industrial de Israel
- Relacionar os conflitos da região as
conseqüências socioespaciais e econômicas.
- Identificar os principais conflitos
históricos e atuais na região.
- Analisar os objetivos dos grupos
fundamentalistas da atualidade.
- Reconhecer a causa dos conflitos
entre árabes e judeus tendo como palco Israel.
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3º BIM
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8. A Índia.
- Natureza e sociedade.
- O relevo e a hidrografia
- A economia.
- Características culturais.
9. A China.
- A República popular da China
- A China de 1970
- A sociedade e a apropriação da natureza
- A população e as diversidades culturais.
10. O Japão.
- Japão – natureza e sociedade: clima e
hidrografia
- Economia: indústria e extrativismo
- A população no Japão
- Os tigres asiáticos
11. A Oceania
- As características físicas da
Oceania
- As ilhas: Melanésia, Micronésia e
Polinésia
- Características físicas, econômicas
e populacionais da Austrália
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- Identificar as características
físicas da Índia.
- Apontar as relações entre sociedade
e natureza.
- Comparar algumas características
culturais da Índia com o Brasil.
- Localizar os aspectos do
fisiográficos da Índia.
- Apontar os efeitos das Monções sobre
a Índia.
- Reconhecer as principais atividades
econômicas da Índia.
- Localizar a China.
- Reconhecer os fatos históricos que
formam a China atual.
- Reconhecer as relações estabelecidas
entre a sociedade e a natureza na China.
- Identificar características da
população chinesa.
- Perceber a China como uma das
maiores poluidoras do planeta.
- Identificar e localizar as
principais características do relevo.
- Mencionar a agricultura como
principal atividade da China, listando os principais produtos da agropecuária.
- Analisar os tipos climáticos da
China.
- Apontar o principal desafio do
governo chinês com o crescimento populacional..
- Reconhecer as características
naturais do Japão.
- Identificar as características
econômicas.
- Estabelecer características da
população japonesa.
- Explicar o motivo de o Japão ser
considerado a ``terra do sol nascente.``
- Listar as quatro maiores ilhas que
formam o Japão.
- Perceber o Japão como área de grande
atividade sísmica.
- Relacionar os fenômenos naturais que
agem no Japão.
- Reconhecer as principais fontes de
energia do Japão.
- Localizar os países do sudeste
asiático.
- Analisar e comentar o rápido
crescimento econômico e a conquista do mercado internacional dos tigres
asiáticos.
- Identificar questões naturais,
econômicas, políticas e demográficas que formam a Oceania.
- Analisar o processo de colonização e
descolonização da Oceania.
- Caracterizar em termos físicos e
econômicos a Melanésia, Polinésia e Micronésia.
- Identificar características físicas,
sociais e econômicas da Austrália.
- Identificar a região da Oceania e
seus principais aspectos físicos.
- Perceber a existência de vários
territórios sob o controle político de Estados soberanos.
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4º BIM
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12. A federação Russa.
- A natureza e a organização do espaço.
- A agricultura
- A indústria
- A população
13. O continente europeu
- Localização do continente europeu
- Formação histórica e territorial
- Aspectos naturais da Europa
14. A população européia
- Expectativa de vida
- Natalidade
- Qualidade de vida
15. A economia européia
- A atividade industrial
- Os recursos minerais
- O uso da energia nuclear e suas
conseqüências
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- Interpretar as transformações do
leste europeu, e o processo de constituição e de desintegração da antiga
URSS.
- Identificar as características
físicas da Federação Russa.
- Reconhecer as relações sociedade\
natureza estabelecidas na atualidade na Federação Russa.
- Analisar as alterações de fronteiras
ocorridas nesta região.
- Distinguir Glasnost de Perestroika.
- Identificar e localizar as
principais formas de relevo da Rússia.
- Listar os principais produtos e
rebanhos da agropecuária russa.
- Perceber que o parque industrial russo
concentra-se na parte ocidental do território.
- Registrar os principais grupos
étnicos que constituem a Federação Russa.
- Localizar geograficamente o
Continente europeu.
- Identificar os países que fazem
parte desse continente.
- Relacionar aspectos históricos à
organização espacial.
- Caracterizar os aspectos físicos do
continente europeu.
- Diferenciar: golfos, baías,
penínsulas, mares e cabos.
- Reconhecer os limites da Europa.
- Relacionar a economia da Europa à
sua rede hidrográfica.
- Identificar e relacionar o clima com
a vegetação.
- Apontar as alterações climáticas
provocadas pela ação do homem na superfície da terra.
- Mencionar as conseqüências do efeito
estufa no continente europeu.
- Destacar as principais
características naturais do continente europeu e seus problemas ambientais.
- Caracterizar os aspectos físicos do
continente europeu.
- Relacionar aspectos históricos à
organização espacial.
- Caracterizar os aspectos físicos do
continente europeu.
- Reconhecer as características da população
européia no que se refere à qualidade, expectativa de vida e natalidade.
- Analisar os principais aspectos da
população européia: caráter urbano, grupos étnicos e problemas sociais.
- Debater sobre as causas da
diminuição da taxa de natalidade.
- Descrever as desigualdades regionais
dos países europeus do ponto de vista étnico-cultural, e do socioeconômico e
explicar os objetivos da União Européia.
- Analisar o processo de
industrialização, de urbanização e modernização da agricultura do continente
europeu.
- Reconhecer o destaque da atividade
industrial na Europa e os principais tipos de indústrias européias.
- Perceber a inexistência do petróleo
no continente europeu e a conseqüente utilização da energia nuclear.
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Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Eduarda Stockmann
Lidiane Baiolin
Magrid Auler