Geografia 2013


GEOGRAFIA

Objetivo Geral: Ciência que se dedica ao estudo da natureza, das dinâmicas da sociedade e das relações entre elas, oferece instrumentos essenciais para a compreensão da realidade social e intervenção nela. Das relações entre as dinâmicas da sociedade e a natureza resulta o objeto de estudo da Geografia: o espaço geográfico, ou seja, o espaço produzido, transformado e organizado pela ação humana, de forma direta ou  indireta. Ele é a interação de fatores naturais, sociais, econômicos e políticos, ou seja historicamente produzido pelo homem.
Neste sentido, o estudo da Geografia deve enfatizar os modos de produzir e de perceber os diferentes lugares e territórios e os fenômenos que os constituem, interagido com a vida e os seres humanos., enfim objetivando a interação com  seu meio.

Objetivos específicos:
Espera-se que, ao longo dos nove anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de:
                    Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
                    Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
                    Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
                    Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
                    Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;
                    Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
                    Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
                    Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.


6º ANO
BIM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
OBJETIVOS
1º BIM
1- O lugar onde moro
- Conceito de paisagem.
- Elementos naturais e culturais da paisagem

2- A paisagem rural.
- Tipos de agricultura
- Principais produtos agrícolas do Brasil
- Conceitos de pecuária
- Fatores que afetam a produção agropecuária
- Novas tecnologias no espaço rural
- Alimentos orgânicos






3- A paisagem urbana
- Conceito de cidade
- Paisagens urbanas
- Interdependências entre o espaço rural e urbano.








4- Brasil- divisão político-administrativa
- Organização político-administrativa do Brasil
- Unidades da Federação
- Conceito de município



- Diferenciar elementos naturais de elementos culturais.
- Destacar o papel do homem na construção do espaço geográfico.

- Compreender as paisagens rurais como resultado do trabalho dos seres humanos.
- Diferenciar agricultura de subsistência da agricultura comercial.
- Conceituar mercado, exportação e importação
- Identificar os principais produtos agrícolas do Brasil.
- Reconhecer as características da atividade agropecuária.
- Identificar as novas tecnologias utilizadas no espaço rural.
- Perceber a importância da produção orgânica.
- Descrever as causas do êxodo rural.

- Compreender as paisagens urbanas como resultado do trabalho dos seres humanos.
- Reconhecer a dinâmica diferenciada da cidade no tempo.
- Identificar formas do passado na cidade.
- Interpretar textos e imagens.
 - Propor intervenções para a realidade analisada.
 - Reconhecer as relações de interdependência entre os espaços urbanos e rurais.
- Perceber que algumas cidades são projetadas enquanto que outras crescem sem planejamento algum.

 - Compreender o significado de termos que estão relacionados às marcas espaciais da organização política.
- Ler e interpretar mapas e imagens.

2º BIM
5- Orientação e localização no espaço geográfico
- A importância da referência para a orientação e localização
- Orientação pelo Sol
- Outros meios de orientação




6- Orientação e localização em mapas e plantas
- Mapas e plantas
- Os elementos de um mapa (título, legenda, escala e rosa-dos-ventos)





7- Como os mapas possibilitam a localização
- A forma da Terra e suas representações
- Coordenadas geográficas e localização
- Fusos Horários

Entender o movimento de rotação da Terra e suas consequências; a sucessão de   dias e noites
- Identificar as direções cardeais e colaterais.
 - Aprender a utilizar as direções como meios de orientação.
 -Reconhecer que a localização de um lugar depende da referência utilizada.
 -Estabelecer relação entre ponto de referência, direções cardeais e cotidiano.

- Compreender que o mapa é uma representação da realidade
-Identificar a escala do mapa e transformá-la em medidas reais
- Distinguir mapas e plantas.
- Reconhecer que a leitura da legenda é fundamental para a interpretação de um mapa
- Ler e interpretar mapas
- Realizar cálculos com escala gráfica.

- Identificar o Equador como ponto de referência na divisão dos hemisférios e na determinação de latitude
- Entender a escolha de um meridiano inicial (Greenwich) para a divisão dos Hemisférios e na determinação da longitude
- Construir o conceito de coordenadas geográficas.
- Reconhecer a importância das coordenadas geográficas para a localização
- Identificar o que são paralelos e meridianos.
- Perceber a importância do GPS nos dias atuais

3º BIM
8- A natureza no espaço geográfico
- Elementos naturais que constituem o planeta Terra
- Atmosfera

9- Agentes formadores do relevo terrestre
- Agentes internos e externos do relevo terrestre
- O relevo brasileiro
- Interferência do relevo na vida das pessoas












10- A hidrosfera e as bacias hidrográficas brasileiras
- Hidrosfera
- O rio e suas partes
- Bacias hidrográficas brasileiras
- A importância da água como recurso natural

- Identificar os elementos que constituem o planeta terra.
- Conhecer as características da atmosfera e a ação dos seres humanos sobre esse elemento da natureza.


- Identificar características do relevo brasileiro, sua origem e os agentes de modelagem.
- Localizar as principais placas tectônicas
- Identificar fatores internos e externos do relevo e  importância na sua formação
- Descrever e identificar as principais formas de relevo brasileiro.
- Observar como as diferentes formas de relevo interferem na organização do espaço
- Estabelecer relações entre as formações montanhosas e a época de seu surgimento.

- Reconhecer a importância da hidrosfera
- Mencionar as partes de um rio
- Diferenciar foz de delta
- Descrever rios irregulares e regulares
- Perceber a importância dos rios
- Identificar as características das bacias hidrográficas brasileiras
- Apontar as principais bacias hidrográficas brasileiras
- Diferenciar rios perenes e temporários
- Perceber que a água é um importante recurso natural
- Discutir e conhecer a importância da Lei das águas
- Localizar e perceber como se forma o Aquífero Guarani.
4º BIM
11- O clima- recurso natural
- Diferença entre tempo e clima
- Elementos formadores do clima
- Climas do Brasil
- Sociedade e natureza









12- A vegetação no espaço brasileiro: no principio, era assim... E agora?
- Biomas brasileiros
- Conceitos de biodiversidade

- Identificar e compreender os fatores que interferem no tempo e no clima.
- Perceber que a temperatura difere de acordo com a altitude, latitude, maritimidade, continentalidade e correntes marítimas
- Analisar os centros de alta e baixa pressão
- Identificar e localizar as principais massas de ar que atuam no Brasil.
- Localizar os diferentes tipos de clima do Brasil e reconhecer os fatores que lhes oferecem características próprias.
- Identificar e explicar a interação entre sociedade e natureza.

- Identificar e localizar os biomas brasileiros.
- Ler e interpretar textos, fotos e mapas.
- Debater sobre a grande biodiversidade brasileira.



7º ANO
BIM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
OBJETIVOS
1º BIM
1- Brasil- Sociedade e Espaço
- Paisagem, espaço, natureza, sociedade
- Localização
- Orientação









2- A formação da sociedade e do espaço brasileiro
- A influência externa na formação da sociedade brasileira
- O espaço: reflexo da sociedade em diferentes tempos






3- O Brasil atual
- A questão agrária
- Novas paisagens rurais
- Novas paisagens urbanas, velhos problemas sociais
- As aglomerações urbanas







4- As regiões brasileiros
- Conceito de região
- As regiões do IBGE
- As regiões geoeconômicas

- Localizar-se e orientar-se no espaço brasileiro.
- Localizar o Brasil no mundo.
- Diferenciar limite de fronteira.
- Identificar os pontos extremos N / S / L / O do Brasil.
- Reconhecer e localizar os países que se limitam com o Brasil.
- Analisar a extensão dos limites marítimos e terrestres do Brasil




- Descrever a sociedade colonial brasileira.
- Identificar a influência externa na formação da sociedade.
- Reconhecer as dificuldades encontradas pelos indígenas após a chegada dos portugueses até os dias atuais
- Estabelecer relação entre sociedade-espaço no período das Capitanias Hereditárias, Império e República


- Analisar as questões agrárias no Brasil.
- Identificar nas atuais paisagens rurais antigos problemas sociais.
- Identificar causas e consequências das aglomerações urbanas.
- Identificar as diferentes relações sociais que formaram a sociedade brasileira.
- Debate sobre os problemas sociais causados quando da construção da barragem de Itá e Machadinho.
- Explicar a hierarquia das cidades brasileiras bem como localizá-las

- Entender o significado dos termos região e regionalização
- Descrever as regiões do IBGE
- Entender o processo histórico / econômico que deu origem as regiões geoeconômicas




2º BIM
5- A região Nordeste
- Localização da Região Nordeste
- Constituição histórica
- Características típicas desta região






6- A apropriação da natureza nordestina
- Relevo, hidrografia, clima
- Sub - região nordestinas






7- Nordeste – espaço econômico atual
- Espaço econômico atual
- A agricultura irrigada
- Outras formas de agricultura
- A pecuária





























8- Diversidade populacional e cultural
- Diversidade populacional e cultural do Nordeste



- Localizar e nomear os estados que fazem parte da região geoeconômica do Nordeste.
- Compreender e interpretar texto literário.
- Reconhecer as características da natureza nordestina.
- Avaliar o potencial  turístico da Região Nordestina como fonte de economia.
- Identificar os limites regionais do nordeste.
- Descrever o processo de ocupação do espaço regional

 - Reconhecer as características da natureza nordestina
- Identificar as principais formas de relevo da região.
- Identificar o rio São Francisco como primordial para o desenvolvimento do Nordeste.
- Identificar as subdivisões da região nordestina
- Localizar e caracterizar as sub-regiões nordestinas


 -Reconhecer as inovações tecnológicas utilizadas no Nordeste atual;
-Analisar as conseqüências socioeconômicas e culturais resultantes dessas inovações;
- Perceber que a cana-de-açúcar e a laranja ocupam um grande espaço econômico na Região
- Identificar as principais culturas cultivadas utilizando a irrigação
- Perceber a grande diversidade cultural ao longo do rio São Francisco.
- Avaliar o potencial energético e mineral da região.
- Analisar os prós e os contras da transposição do rio São Francisco
- Reconhecer a importância das cooperativas para a região
- Perceber que a luminosidade, baixa variação de temperatura e disponibilidade de solo e irrigação, pode aumentar a produtividade na região.
- Identificar e localizar as principais áreas agropecuárias da região
- Destacar a importância da caprinocultura na região
- Apontar a criação de camarão em cativeiro como importante fonte econômica alternativa
- Caracterizar e localizar as principais áreas industriais nordestinas.
- Identificar e compreender a “indústria da seca”
- Avaliar o potencial turístico da Região Nordestina como fonte de economia.


- Reconhecer as características populacionais e culturais do Nordeste;
- Caracterizar e descrever os diferentes tipos de migrações causas e consequências
- Descrever os fatores responsáveis pela expulsão populacional
- Identificar a baixa qualificação de mão de obra como fator principal de desemprego
- Discutir sobre a desnutrição populacional
- Identificar as causas da desertificação das terras do Nordeste.
- Discutir sobre a participação do homem no processo de desertificação.
3º BIM
9- A Região Centro-Sul
- Localização
- Estados que constituem a região
- Reconhecimento da natureza






10- A apropriação do espaço
- A produção e organização da Região Centro-Sul
- Diferentes épocas e diferentes atividades econômicas
- Relações sociais




11- O Centro-Sul Atual
- A especialização e a espacialização industrial
- Agropecuária
- O turismo: outra importante atividade econômica da região
- Cultura e folclore


















12-A população e seus desafios
- Leitura e interpretação de mapas, textos e imagens.

- Localizar e nomear os estados que constituem a região Centro-Sul;
- Identificar e localizar as principais formas de relevo.
- Nomear e localizar as principais bacias hidrográficas.
- Identificar os três tipos climáticos predominantes da região Centro-Sul.
- Reconhecer as principais formações vegetais.

Relatar a história da organização do espaço por meio das atividades econômicas e das relações sociais;
-Associar diferentes momentos históricos a elementos espaciais e culturais da atualidade;
- Mencionar os fatores que contribuíram para que São Paulo se tornasse a metrópole mais industrializada e economicamente importante do país.

- Inserir o aluno na realidade socioeconômica da Região Centro-Sul e do Brasil atual.
- Reconhecer e localizar as metrópoles regionais e nacionais da Região Centro-Sul.
- Perceber que São Paulo é sede de uma produção industrial diversificada e de alta tecnologia, bem como centro administrativo de empresas internacionais e nacionais.
- Descrever a importância do MERCOSUL bem como seus países membros.
- Identificar as causa da alta produtividade na agropecuária.
- Reconhecer a Região Centro-Sul como o grande “celeiro” do país.
- Mencionar a importância das cooperativas agrícolas na região.
- Demonstrar os diferentes movimentos socioeconômicos e as respectivas relações com a natureza.
- Apontar o turismo como uma importante fonte econômica.
- Numerar e explicar a importância das festas folclóricas da Região Centro-Sul.


- Relatar aspectos populacionais da Região Centro-Sul.
- Perceber que a região geoeconômica mais densamente povoada é a Centro-Sul.
- Provocar análise sobre as questões populacionais.
4º BIM
13- A Região Amazônica
- Limites e fronteiras
- Relações sócias e espaço
- A borracha







14- A apropriação do espaço amazônico
- O relevo
- A hidrografia
- As diferenças climáticas
- A vegetação









15- A população e a organização do espaço atual
- A população
- População Ribeirinha
- As comunidades extrativistas
- Riquezas que nasce das árvores
- Os povos indígenas
- A Amazônia como espaço de poder


- Situar a Região Amazônica dentro de seus limites e fronteiras.
- Diferenciar os termos povoado de populoso.
- Perceber a importância do SIVAM para a vigilância na região pouco povoada.
- Ler as relações sociais retratadas no espaço.
- Reconhecer a borracha como elemento propulsor de desenvolvimento socioeconômico.
- Ressaltar o extrativismo como forma de sobrevivência, mas também de destruição de ecossistemas.
- Descrever e analisar os elementos da natureza.
- Identificar as principais formas de relevo da região Amazônica.
- Localizar e identificar as principais bacias hidrográficas.
- Perceber a importância da rede hidrográfica como meio de comunicação e transporte para a região.
- Apontar os diferentes tipos climáticos.
- Analisar os diferentes ecossistemas da floresta Amazônica.
-Relacionar os elementos da natureza ao modo de vida da população.

- Demonstrar diferentes aspectos de vida da população amazônica.
- Perceber que a instalação da Zona Franca de Manaus foi estratégica.
- Descrever o modo de vida da população ribeirinha.
- Reconhecer o extrativismo como principal fonte econômica da região.
- Debater sobre a vida do indígena na região.
- Pesquisar sobre a biopirataria na região.
- Caracterizar a importância do desenvolvimento sustentável.
-Analisar as diferentes modalidades de poder econômico no espaço amazônico.




8º ANO
BIM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
OBJETIVOS
1º BIM
1. O Mundo
- Conceito de mundo
- Origem dos continentes
- A origem do Estado como organização política e administrativa
- Configuração territorial – território



2. A população e a ocupação do espaço mundial;
- Países mais populosos
- Diferenças entre os termos populosos e povoados
- Fatores que influem na distribuição da população
- O fenômeno da urbanização



3- A população e as desigualdades sociais
- Os fatos históricos e as diferenças sociais no mundo atual
- Diferenças na qualidade de vida



4- Problemas ambientais do mundo atual
- Aumento do dióxido de carbono e suas consequências
- Protocolo de Kyoto
- Objetivos do milênio

- Construir o conceito de mundo;
- Descrever, analisar e interpretar a organização mundial, natureza e sociedade.
- Identificar as alterações naturais provocadas pela dinâmica da Terra no decorrer de sua história.
- Compreender o significado de organização político – administrativa.
-Entender por que o Brasil é uma Republica Federativa.
-Compreender o significado da palavra território;

- Localizar os países mais populosos.
- Estabelecer diferenças entre o termo populoso e povoado.
- Ler e interpretar textos, mapas e gráficos.
- Identificar os fatores que influenciam na distribuição da população.
- Construir noção de fenômeno da urbanização, suas causas e consequências.
- Relembrar o setor econômico terciário e sua diversificação

- Demonstrar os fatos históricos que deram origem as desigualdades sociais.
- Compreender o significado do IDH e seus indicadores.
-Listar alguns países com melhor e pior IDH e a posição do Brasil no mesmo.
- Reconhecer os aspectos da sociedade que são utilizados para a obtenção do IDH
- Analisar os problemas ambientais do mundo atual.
- Tomar conhecimento sobre o Protocolo de Kioto.
- Identificar as soluções propostas por diferentes países.
- Despertar a responsabilidade individual nas questões ambientais.
- Identificar os países que são os maiores poluidores ambientais do mundo.
2ºBIM
5- A América – O continente americano: Natureza e sociedade
- A origem das desigualdades socioeconômicas 











6- A América Central
- A América Central – onde tudo começou
- Países que constituem a América Central
- As grandes Antilhas
- As pequenas Antilhas
- As Bahamas








7- O México, América do Norte e América Latina;
- Natureza e sociedade

- Analisar as relações entre a natureza e a sociedade no continente americano.
- Explicar as causas das diferenças socioeconômicas em um mesmo continente.
- Identificar os fatos históricos que contribuíram para as desigualdades sociais na América Latina;
- Descrever a realidade física e socioeconômica da América Latina.
- Identificar as características físicas da América Latina.
- Debater sobre os povos indígenas do continente americano na atualidade.
- Destacar os povos Maias, Incas e Astecas como civilizações mais desenvolvidas do Continente.

- Identificar os países que constituem a América Central.
- Reconhecer a divisão da América Central segundo critérios naturais
- Apresentar os principais aspectos físicos da América Central.
- Analisar fatos políticos e socioeconômicos.
- Reconhecer os contrastes da economia destes países.
- Debater sobre o sistema político de Cuba.
- Analisar o processo histórico, econômico e social de Cuba.
- Apontar a importância econômica do Canal do Panamá.
- Comentar sobre os “Paraísos fiscais”.

- Localizar física e socialmente o México no continente americano.
- Identificar aspectos físicos do México: clima, relevo, hidrografia.
- Estabelecer relações entre os recursos da natureza e o desenvolvimento econômico
- Reconhecer as relações entre o México e os EUA
- Reconhecer os principais aspectos econômicos do México como: agricultura, indústria e população.
3º BIM
8- A América do Sul –
 - Organização política- administrativa
- Organização político-administrativa
- Diversidades naturais





9-As Guianas e o Suriname;
- Características das Guianas e do Suriname;
- Os países Andinos
- Chile
- Colômbia
- Bolívia
- Equador
- Peru
- Venezuela
- Os países Platinos
- Argentina
- Uruguai
- Paraguai
















10- Acordos econômicos entre os países americanos
- MERCOSUL
- Comunidade Andina
- Mercado Comum Centro-Americano
- NAFTA
- Identificar as características político-administrativas predominantes na América do Sul.
- Reconhecer as diversidades naturais do território e sua influência no estabelecimento de regiões.
-Identificar as diversidades culturais da América do Sul.
- Reconhecer a estrutura geológica e formas de relevo bem como localizados.
- Identificar as principais bacias hidrográficas.


- Identificar as características de cada Guiana e do Suriname;
- Reconhecer as diferenças entre as Guianas e outros países da América do Sul.
- Diferenciar a formação histórico-cultural das Guianas e dos demais países sul-americanos.
- Descrever as principais atividades socioeconômicas das Guianas.
- Perceber que os países andinos são um conjunto de países que se localizam na Cordilheira dos Andes.
- Localizar os países Andinos.
- Descrever as características Histórico-culturais e socioeconômicas dos países Andinos.
- Mencionar a influência do narcotráfico na Colômbia, Bolívia e Peru.
- Apontar as idéias no novo socialismo defendidas por alguns líderes políticos para se livrar do capitalismo ferenho dos Estados Unidos.
- Perceber porque o Chile se diferencia dos demais países Andinos.
- Identificar e localizar os países que formam a América Platina.
- Descrever as características histórico-culturais e socioeconômicas dos países Platinos.
- Identificar as principais características físicas, políticas e socioeconômicas dos países Platinos e Andinos.


- Reconhecer as alianças econômicas estabelecidas entre os países americanos.
- Identificar os principais blocos econômicos existentes.
- Numerar os principais objetivos dos blocos econômicos.
- Apontar a importância do MERCOSUL para os países latinos americanos


4º BIM
11- A América Anglo-Saxônica – Aspectos Gerais
- Localização
- Clima
- Relevo














12- Estados Unidos – Cultura e organização espacial.
- A organização política dos - Estados Unidos:
- As regiões estadunidenses
- O Alasca e o Havai.

13- Os Estados Unidos e as organizações internacionais
- Organizações Internacionais.



14- Desenvolvimento e dependência econômica: o Canadá
- Localização
- História
- Organização política
- Aspectos físicos


- Localizar a América Anglo-Saxônica.
- Identificar as características Físicas da América do Norte.
- Relacionar e localizar os tipos climáticos do continente americano.
- Identificar os climas predominantes do continente americano.
- Identificar os fatores que influenciam na diversidade climática.
- Reconhecer os aspectos do relevo do continente americano.
- Perceber a inter-relação entre clima, relevo e vegetação.
- Identificar as principais bacias hidrográficas na América Anglo Saxônica.
- Mencionar a importância econômica dos grandes lagos.


- Reconhecer as regiões estadunidenses formadas devido à atividade industrial.
- Identificar diferentes características naturais entre o Alasca e o Havaí.
- Identificar os estados que fazem parte dos EUA.


- Reconhecer as diferentes instituições internacionais, sua origem e seus objetivos.
- Enfatizar as conseqüências políticas e econômicas da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria para o mundo.

- Descrever a organização espacial do Canadá.
- Reconhecer as características físicas do Canadá.









9º ANO
BIM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
OBJETIVOS
1º BIM

1. A África – um continente de grandes diferenças.
- Localização.
- Características naturais
- Apropriação da natureza e divisão territorial
- O deserto do Saara
- Paisagens desérticas e as grandes reservas de petróleo
- Outros tipos climáticos
- A vegetação
- O relevo
- A hidrografia   


2. A população africana.
- Concentrações populacionais e vazios demográficos
-Elementos étnicos formadores da população
- Qualidade de vida da população
- Indicadores socioeconômicos
- A questão da fome











3. As guerras civis e as conseqüências socioespaciais.   
- Conflitos entre Guiné, Serra Leoa e Libéria
 - Conflitos do Sudão
 - Conflitos históricos na África do Sul


- Localizar o continente africano no mundo.
- Reconhecer os limites da África.
- Perceber que o continente africano se estende pelos quatro hemisférios.
- Reconhecer sua organização político-administrativa.
- Identificar e relacionar o clima com a vegetação.
- Discutir sobre o processo de desertificação na região do Sahel.
- Descrever a influência das correntes marítimas sobre o clima da África.
- Localizar e reconhecer as principais formas de relevo do continente.
- Reconhecer a importância dos rios africanos.

- Estabelecer relação entre os recursos naturais e a distribuição populacional.
- Identificar as características da qualidade de vida da população por meio da análise dos indicadores socioeconômicos.
- Discutir e refletir sobre as principais causas da fome na África.
- Mencionar a importância do Canal de Suez para o Egito.
- Perceber que para alguns países a principal fonte  econômica é o turismo.
- Descrever e analisar o processo de ocupação e povoamento da África.
- Apontar as conseqüências da colonização.
- Caracterizar os aspectos populacionais africanos.


- Relacionar os conflitos da região às causas históricas de dominação, às diferenças étnicas e aos interesses econômicos dos grupos africanos e dos grupos internacionais.
- Associar estes conflitos com o aumento da fome em razão da diminuição da produção agrícola.
- Identificar e analisar as razões dos principais conflitos étnicos, culturais e religiosos existentes no mundo atual, como fator de redefinição das fronteiras.
- Identificar as raízes da segregação racial na África do Sul (apartheid).
- Compreender o processo de neocolonialismo no Continente Africano.
2º BIM
4. O Continente Asiático.
 - Localização
 - Características físicas
  - Aspectos da natureza da Ásia








5. O Oriente Médio.
 - Localização e posição geográfica
 - Principais características físicas
- Aspectos gerais da população
 - Indicadores socioeconômicos








6. Economia do Oriente Médio.
  - As paisagens desérticas e as grandes reservas de petróleo
  - Outras características e atividades econômicas.






7. Os conflitos no Oriente Médio e as conseqüências socioespaciais.    - Conflitos étnicos, políticos e econômicos.
  - Turquia e Grécia e a disputa pela Ilha de Chipre
 - A questão dos curdos – um povo sem Estado
 - A guerra Irã- Iraque
  - A guerra do Golfo
 - Os Estados Unidos, os países do `` Eixo do mal`` e o petróleo
- Os conflitos entre árabes e israelenses



- Localizar o continente asiático.
- Reconhecer os limites da Ásia.
- Identificar as maiores depressões do mundo que se localizam na Ásia.
- Perceber que na Ásia existe uma grande instabilidade tectônica.
- Identificar suas principais características físicas.
- Identificar e relacionar o clima com a vegetação.
- Reconhecer sua organização política administrativa.
- Identificar os principais planaltos, planícies e o conjunto das montanhas.

- Localizar o Oriente Médio.
- Identificar os países que fazem parte dessa região.
- Reconhecer as principais características físicas.
- Caracterizar a população do Oriente Médio.
- Reconhecer os principais indicadores econômicos dessa região.
- Listar os países que fazem parte da Liga dos Estados Árabes.
- Perceber as disparidades existentes entre os países árabes.
- Perceber a localização estratégica do Oriente Médio.


- Identificar características econômicas, políticas e geopolíticas relacionadas às jazidas petrolíferas dessa região.
- Caracterizar as atividades econômicas realizadas no Oriente Médio.
- Perceber que parte da Turquia pertence ao Continente Europeu.
- Descrever o setor agrícola e industrial de Israel

- Relacionar os conflitos da região as conseqüências socioespaciais e econômicas.
- Identificar os principais conflitos históricos e atuais na região.
- Analisar os objetivos dos grupos fundamentalistas da atualidade.
- Reconhecer a causa dos conflitos entre árabes e judeus tendo como palco Israel.

3º BIM
8. A Índia.
- Natureza e sociedade.
- O relevo e a hidrografia
- A economia.
 - Características culturais.









9. A China.
 - A República popular da China
 - A China de 1970
  - A sociedade e a apropriação da natureza
 - A população e as diversidades culturais.









10. O Japão.
 - Japão – natureza e sociedade: clima e hidrografia
- Economia: indústria e extrativismo
- A população no Japão
 - Os tigres asiáticos






11. A Oceania
- As características físicas da Oceania
- As ilhas: Melanésia, Micronésia e Polinésia
- Características físicas, econômicas e populacionais da Austrália

- Identificar as características físicas da Índia.
- Apontar as relações entre sociedade e natureza.
- Comparar algumas características culturais da Índia com o Brasil.
- Localizar os aspectos do fisiográficos da Índia.
- Apontar os efeitos das Monções sobre a Índia.
- Reconhecer as principais atividades econômicas da Índia.

- Localizar a China.
- Reconhecer os fatos históricos que formam a China atual.
- Reconhecer as relações estabelecidas entre a sociedade e a natureza na China.
- Identificar características da população chinesa.
- Perceber a China como uma das maiores poluidoras do planeta.
- Identificar e localizar as principais características do relevo.
- Mencionar a agricultura como principal atividade da China, listando os principais produtos da agropecuária.
- Analisar os tipos climáticos da China.
- Apontar o principal desafio do governo chinês com o crescimento populacional..

- Reconhecer as características naturais do Japão.
- Identificar as características econômicas.
- Estabelecer características da população japonesa.
- Explicar o motivo de o Japão ser considerado a ``terra do sol nascente.``
- Listar as quatro maiores ilhas que formam o Japão.
- Perceber o Japão como área de grande atividade sísmica.
- Relacionar os fenômenos naturais que agem no Japão.
- Reconhecer as principais fontes de energia do Japão.
- Localizar os países do sudeste asiático.
- Analisar e comentar o rápido crescimento econômico e a conquista do mercado internacional dos tigres asiáticos.
           
- Identificar questões naturais, econômicas, políticas e demográficas que formam a Oceania.
- Analisar o processo de colonização e descolonização da Oceania.
- Caracterizar em termos físicos e econômicos a Melanésia, Polinésia e Micronésia.
- Identificar características físicas, sociais e econômicas da Austrália.
- Identificar a região da Oceania e seus principais aspectos físicos.
- Perceber a existência de vários territórios sob o controle político de Estados soberanos.
4º BIM
12. A federação Russa.
 - A natureza e a organização do espaço.
- A agricultura
- A indústria
- A população
















13. O continente europeu
 - Localização do continente europeu
- Formação histórica e territorial
- Aspectos naturais da Europa

















14. A população européia
- Expectativa de vida
 - Natalidade
 - Qualidade de vida



    


15. A economia européia
 - A atividade industrial
- Os recursos minerais
- O uso da energia nuclear e suas conseqüências


- Interpretar as transformações do leste europeu, e o processo de constituição e de desintegração da antiga URSS.
- Identificar as características físicas da Federação Russa.
- Reconhecer as relações sociedade\ natureza estabelecidas na atualidade na Federação Russa.
- Analisar as alterações de fronteiras ocorridas nesta região.
- Distinguir Glasnost de Perestroika.
- Identificar e localizar as principais formas de relevo da Rússia.
- Listar os principais produtos e rebanhos da agropecuária russa.
- Perceber que o parque industrial russo concentra-se na parte ocidental do território.
- Registrar os principais grupos étnicos que constituem a Federação Russa.

- Localizar geograficamente o Continente europeu.
- Identificar os países que fazem parte desse continente.
- Relacionar aspectos históricos à organização espacial.
- Caracterizar os aspectos físicos do continente europeu.
- Diferenciar: golfos, baías, penínsulas, mares e cabos.
- Reconhecer os limites da Europa.
- Relacionar a economia da Europa à sua rede hidrográfica.
- Identificar e relacionar o clima com a vegetação.
- Apontar as alterações climáticas provocadas pela ação do homem na superfície da terra.
- Mencionar as conseqüências do efeito estufa no continente europeu.
- Destacar as principais características naturais do continente europeu e seus problemas ambientais.
- Caracterizar os aspectos físicos do continente europeu.
- Relacionar aspectos históricos à organização espacial.
- Caracterizar os aspectos físicos do continente europeu.


- Reconhecer as características da população européia no que se refere à qualidade, expectativa de vida e natalidade.
- Analisar os principais aspectos da população européia: caráter urbano, grupos étnicos e problemas sociais.
- Debater sobre as causas da diminuição da taxa de natalidade.

- Descrever as desigualdades regionais dos países europeus do ponto de vista étnico-cultural, e do socioeconômico e explicar os objetivos da União Européia.
- Analisar o processo de industrialização, de urbanização e modernização da agricultura do continente europeu.
- Reconhecer o destaque da atividade industrial na Europa e os principais tipos de indústrias européias.
- Perceber a inexistência do petróleo no continente europeu e a conseqüente utilização da energia nuclear.

Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Eduarda Stockmann
Lidiane Baiolin
Magrid Auler