2014
Não houve alterações.
2013
DIRETRIZES DA MATEMÁTICA
Não houve alterações.
2013
DIRETRIZES DA MATEMÁTICA
Objetivo Geral:
Possibilitar ao aluno uma compreensão do conhecimento matemático que o leve a
resolver problemas, compreender conceitos e procedimentos, desenvolver formas
de raciocínio e de investigação, estabelecer relações entre matemática e
realidade, bem como, com outras áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos:
-
Identificar temas relevantes na vivência individual e social que envolve a
matemática;
-
Saber formular e resolver situações problemas;
-
Solucionar problemas através da leitura;
-
Interpretar a simbologia matemática (símbolos, problemas e operações);
-
Resolver problemas ligados à realidade do aluno;
-
Dominar a linguagem matemática através da leitura estabelecendo relações com
outras áreas do conhecimento;
-
Construir o conhecimento da matemática proporcionando condições para o educando
ser construtor de seus conhecimentos;
-
Desenvolver a criatividade, a crítica, estimulando o espírito de investigação,
de pesquisa, tornando o aluno mais autônomo e ousado;
-
Compreender a importância do uso da tecnologia como instrumento para facilitar
a aprendizagem (operação do computador e a compreensão do seu funcionamento
desenvolvendo no aluno o raciocínio lógico).
6º ANO
CONTEÚDO
A função dos números
Ø O
uso dos números em diferentes situações;
Ø A
leitura e interpretações de diferentes representações de um mesmo número;
Ø Leitura
e interpretação de tabelas e gráficos;
Ø Analise
interpretação e resolução de situações problemas.
OBJETIVOS
ü Identificar
o uso dos números em diferentes situações;
ü Ler
e interpretar diferentes representações de um mesmo número;
ü Ler
e interpretar tabelas e gráficos;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações problemas, utilizando diferentes estratégias.
CONTEÚDO
Sistema
de numeração decimal
Ø Identificação
das características do sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico;
Ø Comparação
dos diferentes sistemas de numeração;
Ø Leitura,
escrita, composição e decomposição de um número de acordo com o valor
posicional dos algarismos;
Ø Identificação
de um número natural;
Ø Identificação
do sucessor e antecessor de um número natural;
Ø Identificação
das classes e ordens do sistema de numeração decimal;
Ø Analisar
os passos de uma sequência numérica;
Ø Analisar,
interpretar e resolver situações problemas.
OBJETIVOS
ü Identificar
as características do sistema de numeração egípcio, romano e indo- arábico;
ü Comparar
os diferentes sistemas de numeração (egípcia romana e indo- arábico);
ü Ler,
escrever, compor e decompor um número observando o valor posicional dos
algarismos;
ü Representar
uma mesma quantidade de diferentes maneiras;
ü Identificar
o sucessor, o antecessor e o consecutivo de um número natural;
ü Identificar
as classes e as ordens do nosso sistema de numeração decimal;
ü Perceber
regularidades numa sequência numérica;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações- problemas por meio de diferentes estratégias.
CONTEÚDO:
Formas tridimensionais e
bidimensionais:
Ø Distinção
de formas tridimensionais e bidimensionais;
Ø Identificação de figuras geométricas planas na
superfície de um sólido geométrico;
Ø Planificação
do cubo, paralelepípedo e pirâmide;
Ø Reprodução
de desenhos de empilhamentos em malhas quadriculadas;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situação – problema.
OBJETIVOS:
ü Distinguir
formas tridimensionais e bidimensionais;
ü Identificar
as formas geométricas planas que formam a superfície de um sólido geométrico;
ü Identificar
algumas planificações do cubo, paralelepípedo e pirâmide;
ü Reproduzir
o desenho de empilhamentos em malha quadriculada;
ü Analisar
situações – problema, interpretá–las e resolvê – las, por meio de diferentes
estratégias.
CONTEÚDO:
Operações
com números naturais:
Ø Análise,
interpretação, formulação e resolução de situações – problema;
Ø Compreensão
dos diferentes significados das operações;
Ø Identificação
dos termos das operações com números naturais;
Ø Identificação
das propriedades das operações com números naturais;
Ø Resolução
de situações – problema por meio de expressões numéricas.
OBJETIVOS:
ü Analisar situações – problema interpretá–las,
formulá-las e resolvê-las, compreendendo os diferentes significados das
operações e estabelecendo as relações entre elas;
ü Identificar os termos das operações com
números naturais;
ü Identificar propriedades das operações com
números naturais e aplicá–las na resolução de situações – problema a fim de
facilitar os cálculos;
ü Efetuar cálculos (mentais, escritos, exatos e
aproximados) por meio de estratégias variadas, com a compreensão dos processos
envolvidos;
ü Utilizar expressões numéricas na resolução de
situações – problema;
ü Analisar situações – problema, interpretá–las
e resolvê–las por meio de diferentes estratégias.
CONTEÚDO:
Sistema
de coordenadas
Ø Descrição
da localização e da movimentação de pessoas no plano e no espaço;
Ø Identificação
da posição de pontos, lugares, pessoas e de seus deslocamentos no plano;
Ø Construção
de figuras geométricas planas num sistema de coordenadas;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações – problema;
OBJETIVOS:
ü Descrever
a localização e a movimentação de pessoas no plano e no espaço com base em
pontos de referência e indicações de direção e sentido;
ü Identificar
a posição de pontos, lugares, pessoas e de seus deslocamentos no plano por meio
de representações em um sistema de coordenadas;
ü Construir
figuras geométricas planas por meio da localização de pontos num sistema de
coordenadas;
ü Analisar
situações – problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes
estratégias.
CONTEÚDO
Múltiplos e divisores
Ø Identificação
dos múltiplos e divisores de um número natural;
Ø Relação
entre múltiplos e divisores de um número natural;
Ø Identificação
de alguns critérios de divisibilidade;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações problemas.
OBJETIVOS
ü Reconhecer
os múltiplos e os divisores de um número natural;
ü Estabelecer
a relação entre os múltiplos e os divisores de um número natural;
ü Identificar
alguns critérios de divisibilidade;
ü Analisar
situações problema que envolvam os conceitos de múltiplos e divisores,
interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes estratégias.
CONTEÚDO
Sólidos
geométricos
Ø Classificação
dos sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos;
Ø Identificação
de faces, vértices, arestas, superfície planas e não planas de um sólido
geométrico;
Ø Identificação
das características que diferenciem pirâmides de cones e pirâmides de prismas;
Ø Reconhecimento
das diferentes vistas de um mesmo objeto;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações problema.
OBJETIVOS
ü Observar
as diferenças entre as formas tridimensionais da natureza e dos objetivos
criados pelo homem;
ü Classificar
as figuras tridimensionais em poliedros e corpos redondos;
ü Identificar
faces, vértices e arestas nos sólidos geométricos.
ü Identificar
nos sólidos geométricos as superfícies planas e não planas
ü Identificar
características que diferenciam pirâmides e cones
ü Classificar
sólidos geométricos em prismas e pirâmides
ü Identificar
características que diferenciam pirâmides de prismas
ü Reconhecer
as diferentes vistas de um mesmo objeto
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes
estratégias
CONTEÚDO
Mínimo
múltiplo comum e máximo divisor comum
Ø Identificação
de números primos e compostos;
Ø Exploração
do significado do maior divisor comum e do menor múltiplo comum por meio de
situações-problema;
Ø Decomposição
de um número natural em fatores primos;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema;
OBJETIVOS
ü Reconhecer
números primos e compostos
ü Explorar
o significado do maior divisor comum e do mínimo múltiplo comum por meio de
situações-problema
ü Decompor
um número em fatores primos
ü Analisar
situações-problema que envolva os conceitos de múltiplos e divisores,
interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes estratégias
CONTEÚDO:
POTENCIAÇÃO
Ø Resolução
de situações-problema por meio da árvore de possibilidade;
Ø Construção
da idéia de potenciação por meio de situações que envolvam a multiplicação de
fatores iguais;
Ø Leitura
escrita de potências;
Ø Representação
da multiplicação de fatores iguais e da adição de parcelas iguais;
Ø Representação
de regularidades por meio de potências;
Ø Representação
de um número natural por meio de potencias de 10;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Utilizar
a árvore de possibilidades para resolver situações-problema
ü Estender
a idéia da multiplicação para a compreensão da potenciação
ü Construir
o conceito de potenciação por meio de situações que envolvam a multiplicação de
fatores iguais
ü Ler
potências e escrevê-las
ü Comparar
a multiplicação de fatores iguais com a adição de parcelas iguais
ü Observar
regularidades e representá-las por meio de potências
ü Representar
um número natural por meio de potências de 10
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes
estratégias
CONTEÚDO:
ÂNGULOS
Ø Construção
da noção de ângulo associada a idéia de giro;
Ø Identificação
de giros de um quarto de volta, meia-volta, um oitavo de volta e uma volta
completa;
Ø Representação
de figuras em malhas quadriculadas seguindo instruções;
Ø Descrição
de trajetos;
Ø Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes
estratégias.
OBJETIVOS:
ü Construir
a noção de ângulos associada à idéia de giro;
ü Identificar
os ângulos em diferentes giros e voltas;
ü Desenhar
figuras em malhas quadriculadas de acordo com instruções dadas;
ü Descrever
trajetos seguindo instruções;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problemas por diferentes estratégias.
CONTEÚDO
FRAÇÕES
DECIMAIS E NÚMEROS DECIMAIS
Ø Relação
entre a fração decimal e o número decimal;
Ø Identificação
do décimo, centésimo milésimo;
Ø Leitura,
escrita e representação dos números racionais na forma decimal;
Ø Relação
do décimo com decímetro, do centésimo com o centímetro e do milésimo com o
milímetro e o mililitro;
Ø Relação
dos números decimais com o sistema monetário;
Ø Operações
com números decimais (adição e subtração);
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema
OBJETIVO
ü Estabelecer
a relação entre a fração decimal e o número decimal
ü Identificar
o décimo, o centésimo e o milésimo num número decimal
ü Identificar
a parte inteira e decimal de um número escrito sob a forma decimal
ü Ler,
escrever e representar os números racionais escritos sob a forma de fração
decimal e de número decimal
ü Representar
de diferentes maneiras um mesmo número decimal
ü Estabelecer
a relação do décimo, centésimo e milésimo com as unidades mais utilizadas em
nosso dia a dia
ü Estabelecer
a relação dos números decimais com o sistema monetário brasileiro
ü Comparar
números decimais
ü Multiplicar
e dividir números decimais por 10, 100, 1000
ü Adicionar
e subtrair números decimais
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las
CONTEÚDO
FRAÇÕES
Ø Exploração
do conceito de fração no todo contínuo e discreto;
Ø Representação
gráfica de uma fração;
Ø Leitura
e escrita de frações;
Ø Identificação
de obtenção de frações equivalentes;
Ø Identificação
de frações menores que um inteiro, maiores e iguais;
Ø Representação
de uma fração maior que o inteiro por meio de um número misto;
Ø Comparação
de frações em todos iguais e diferentes;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema
OBJETIVOS
ü Representar
numericamente uma fração, identificando o numerador e o denominador
ü Representar
frações por meio de desenhos
ü Identificar
a fração num todo contínuo e discreto
ü Ler
e escrever números fracionários
ü Obter
o todo por meio da reunião de partes
ü Identificar
e obter frações equivalentes
ü Identificar
e obter frações menores ou maiores que o inteiro e iguais ao inteiro
ü Simplificar
frações
ü Representar
uma fração maior que o inteiro por meio de um número misto
ü Comparar
frações
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las
CONTEÚDO
Operações
com frações
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema por meio de operações com
fração.
OBJETIVO
ü Trabalhar
operações com frações.
CONTEÚDO
Simetria de figuras planas - Coordenadas cartesianas – Polígonos
Simetria de figuras planas - Coordenadas cartesianas – Polígonos
Ø Identificação
do eixo de simetria de figuras planas;
Ø Identificação
de figuras simétricas e não-simétricas;
Ø Obtenção
de figuras simétricas de acordo com o eixo de simetria;
Ø Localização
de pontos e seus respectivos simétricos em um sistema de coordenadas
cartesianas;
Ø Construção
de polígonos por meio da localização de pontos num sistema de coordenadas
cartesianas;
Ø Classificação
dos polígonos de acordo com o número de lados;
Ø Identificação
em um polígono dos vértices e segmentos de reta;
Ø Classificação
dos triângulos quanto à medida dos lados;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS
ü Identificar
o eixo de simetria de uma figura plana
ü Identificar
figuras simétricas e não-simétricas
ü Traçar
o eixo de simetria de figuras planas
ü Obter
figuras simétricas em relação ao eixo de simetria
ü Localizar
pontos e seus respectivos simétricos em sistema de coordenadas cartesianas
ü Construir
polígonos por meio da localização de pontos em um sistema de coordenadas
cartesianas
ü Identificar
os polígonos de acordo com o número de lados
ü Identificar
em um polígono os vértices e os segmentos de reta
ü Identificar
figuras que não são polígonos
ü Classificar
os triângulos quanto a medida dos lados
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, utilizando diferentes
estratégias
CONTEÚDO
Multiplicação
de números decimais; Divisão de números decimais; Média aritmética.
Ø Resolução
de multiplicações de números decimais por meio de diferentes estratégias;
Ø Resolução
de divisões de números decimais por meio de diferentes estratégias;
Ø Cálculo
da média aritmética;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema
OBJETIVO
ü Efetuar
multiplicações de números decimais por meio de diferentes estratégias
ü Efetuar
divisões de números decimais por meio de diferentes estratégias
ü Calcular
a média aritmética
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, utilizando diferentes
estratégias
CONTEÚDO
Medidas
de superfície; Medidas
de comprimento; Raiz quadrada exata.
Ø Identificação
de unidades adequadas (padronizadas ou não) para medir grandezas de superfície
e comprimento;
Ø Determinação
da área de figuras planas por meio da decomposição e/ou composição de figuras;
Ø Cálculo
da área e do perímetro de figuras planas;
Ø Estabelecimento
de conversões entre algumas unidades de medida de superfície e comprimento;
Ø Associação
da idéia de raiz quadrada ao lado do quadrado;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS
ü Identificar
unidades adequadas (padronizadas ou não) para medir grandezas de superfície e
comprimento
ü Obter
medidas por meio de estimativas e aproximações
ü Calcular
a área de figuras planas pela decomposição e/ou composição de figuras
ü Comparar
área e perímetro de diferentes figuras
ü Calcular
numericamente a área e o perímetro de figuras planas
ü Estabelecer
conversões entre algumas unidades de medida de superfície e comprimento
ü Associar
a ideia de raiz quadrada ao lado do quadrado
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, utilizando diferentes
estratégias.
CONTEÚDO
Porcentagem
Ø Compreensão
do significado da expressão “por cento”;
Ø Estabelecimento
da relação entre o número decimal, fração decimal e porcentagem;
Ø Cálculo
de porcentagens por meio de diferentes estratégias;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema
OBJETIVOS
ü Compreender
o significado da expressão por cento
ü Estabelecer
a relação entre o número decimal, a fração decimal e a porcentagem
ü Calcular
porcentagens por meio de diferentes estratégias
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e
resolvê-las, utilizando diferentes estratégias
CONTEÚDO
Medidas
de massa e capacidade
Ø Relações
entre o quilograma, o grama e o miligrama;
Ø Relações
entre o litro e o mililitro;
Ø Exploração
de situações envolvendo medidas de comprimento e superfície;
Ø Representação
de medidas de massa e capacidade sob a forma fracionária e decimal;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema por meio de operações com
frações e com números decimais.
OBJETIVOS
ü Efetuar
expressões numéricas
ü Estabelecer
a relação entre o quilograma, o grama e o miligrama
ü Estabelecer
a relação entre o litro e o mililitro
ü Representar
de diferentes maneiras uma mesma quantidade
ü Operar
com números decimais e frações
ü Resolver
situações envolvendo medidas de comprimento e superfície
ü Analisar
situações-problema, interpretá-las e resolvê-las
7º ANO
CONTEÚDO:
Sistema de numeração decimal
Ø Identificação
do uso dos números em diferentes situações;
Ø Leitura
e interpretação das diferentes representações de um mesmo número;
Ø Leitura
de dados expressos em tabelas e gráficos;
Ø Construção
de gráficos;
Ø Escrita,
composição e decomposição de um número, observando o valor posicional dos
algarismos.
Números fracionários e decimais
Ø Relação
entre fração decimal e número decimal;
Ø Leitura
representação de diferentes maneiras de número decimal;
Ø Identificação
da parte inteira e decimal de um número decimal;
Ø Relação
de décimo, centésimo e milésimo com algumas unidades de medida;
Ø Comparação de números decimais;
Ø Adição
e subtração de números fracionários e decimais;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Identificar
o uso dos números em diferentes situações;
ü Ler
e interpretar representações de um mesmo número;
ü Ler
e interpretar dados expressos em tabelas e gráficos;
ü Construir
gráficos;
ü Ler
um número escrevê-lo, compô-lo e decompô-lo, observando o valor posicional dos
algarismos;
ü Efetuar
cálculos (mentais, escritos, exatos e aproximados) por meio de diferentes
estratégias com compreensão dos processos envolvidos;
ü Estabelecer
a relação entre fração decimal e número decimal;
ü Identificar
a parte inteira e a decimal de um número decimal;
ü Ler,
escrever e representar os números racionais escritos sob a forma de fração
decimal e número decimal;
ü Representar
de diferentes maneiras um número decimal;
ü Estabelecer
a relação de décimo, centésimo e milésimo com algumas unidades de medida;
ü Comparar
números decimais;
ü Adicionar
e subtrair números fracionários e decimais;
ü Analisar,
interpretá-las e resolvê-las situações-problemas utilizando diferentes
estratégias.
CONTEÚDO:
Sólidos geométricos e medidas
de volume
Ø Classificação
dos sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos;
Ø Identificação
do número de faces, arestas e vértices nos sólidos geométricos;
Ø Identificação
dos sólidos de Platão;
Ø Identificação
de unidades padronizadas e não-padronizadas para medir o volume de cubos e
paralelepípedos;
Ø Cálculos
do volume de cubos e paralelepípedos;
Ø Relação
entre o metro cúbico e algumas unidades de medidas de capacidade;
Ø Estabelecimento
de conversões entre algumas unidades de medidas de volume.
OBJETIVOS:
ü Classificar
os sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos;
ü Nomear
os sólidos geométricos de acordo com suas características;
ü Identificar
faces, arestas e vértices nos sólidos geométricos;
ü Diferenciar
pirâmides e prismas de acordo com suas características;
ü Identificar
os sólidos de Platão;
ü Identificar
unidades padronizadas ou não, para medir o volume de cubos e paralelepípedos;
ü Calcular
o volume de empilhamentos;
ü Calcular
numericamente o volume de cubos e paralelepípedos;
ü Estabelecer
a relação entre o metro cúbico e algumas unidades de medidas de capacidade;
ü Estabelecer
conversões entre algumas unidades de medidas de volume;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema, utilizando diferentes estratégias.
CONTEÚDO:
Números fracionários e
decimais
Ø Adição,
subtração, multiplicação e divisão de números fracionários e decimais;
Ø Relação
entre fração decimal e número decimal;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problemas.
OBJETIVOS:
ü Estabelecer
a relação entre a fração decimal e o número decimal;
ü Ler
os números racionais escritos sob a forma de fração decimal e número decimal,
escrevê-los e representá-los;
ü Adicionar,
subtrair, multiplicar e dividir números fracionários e decimais;
ü Resolver
expressões numéricas envolvendo números fracionários e decimais;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema, utilizando diferentes estratégias.
CONTEÚDO:
Números inteiros e racionais
Ø Utilização
dos números negativos;
Ø Localização
de números inteiros e racionais na reta numérica;
Ø Adição
e subtração envolvendo números inteiros e racionais;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Utilizar
números negativos;
ü Localizar
números inteiros e racionais na reta numérica;
ü Adicionar
e subtrair números inteiros e racionais;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO:
Ângulos
Ø Identificação
dos elementos de um ângulo;
Ø Relação
entre giros e ângulos;
Ø Construção
e determinação de um ângulo por meio de instrumentos de medida;
Ø Classificação
de um ângulo;
Ø Determinação
da medida de um ângulo sem o uso de instrumentos de medida;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Identificar
os elementos de um ângulo;
ü Relacionar
giras e ângulos;
ü Construir
e determinar um ângulo por meio de instrumentos de medidas;
ü Classificar
um ângulo;
ü Determinar
a medida de um ângulo sem o uso de instrumentos de medida;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO
Figuras geométricas planas
Ø Determinação
da soma dos ângulos internos de um triângulo;
Ø Determinação
da soma dos ângulos internos de um polígono qualquer;
Ø Determinação
da medida de cada ângulo de um polígono regular;
Ø Determinação
e construção da bissetriz de um ângulo;
Ø Composição
de mosaicos;
Ø Cálculo
da área de uma superfície plana;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Determinar
a soma dos ângulos internos de um triângulo;
ü Determinar
a soma dos ângulos internos de um polígono qualquer;
ü Determinar
a medida de cada ângulo de um polígono regular;
ü Determinar
e construir a bissetriz de um ângulo;
ü Compor
mosaicos;
ü Calcular
a área de uma superfície plana;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO:
, Números inteiros e racionais
Ø Multiplicação
e divisão envolvendo números inteiros e racionais;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Multiplicar
e dividir números inteiros e racionais;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO:
Expressões algébricas
Ø Generalização
de diferentes situações utilizando a linguagem algébrica;
Ø Construção
da idéia de variável;
Ø Cálculo
do valor numérico de expressões algébricas;
Ø Simplificação
de expressões algébricas;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Generalizar
diferentes situações utilizando a linguagem algébrica;
ü Construir
a idéia de variável;
ü Calcular
o valor numérico de expressões algébricas;
ü Simplificar
expressões algébricas;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema, por meio de diferentes estratégias.
CONTEÚDO:
Equação do 1º grau
Ø Identificação
de uma equação do 1º grau;
Ø Construção
de procedimentos para a determinação do valor desconhecido em uma equação;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS
ü Identificar
uma equação;
ü Determinar
a raiz ou solução de uma equação;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO:
Potenciação e radiciação
Ø Potência,
raiz quadrada e cúbica;
Ø Cálculo
de potências com expoente inteiro positivo, negativo e nulo;
Ø Utilização
das propriedades da potenciação;
Ø Determinação
do lado de um quadrado por meio da raiz quadrada exata;
Ø Determinação
da aresta de um cubo por meio de raiz cúbica exata;
Ø Cálculos
aproximados de raízes quadradas;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Calcular
de potências com expoente inteiro positivo, negativo e nulo;
ü Determinar
do lado de um quadrado por meio da raiz quadrada exata;
ü Determinar
da aresta de um cubo por meio de raiz cúbica exata;
ü Calcular
raízes quadradas aproximadas;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO:
Sistema de coordenadas
cartesianas
Ø Sistema
de coordenadas cartesianas;
Ø Identificação
do ponto de origem;
Ø Determinação
do simétrico de um número;
Ø Identificação
da posição de pontos num sistema de coordenadas;
Ø Localização
de pontos num sistema de coordenadas;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Construir
o plano de coordenadas cartesianas;
ü Identificar
do ponto de origem;
ü Determinar
do simétrico de um número;
ü Identificar
a posição de pontos num sistema de coordenadas;
ü Localizar
pontos num sistema de coordenadas;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO:
Razão e porcentagem
Ø Representação
de situações-problema por meio da árvore de possibilidades e tabela de dupla
entrada;
Ø Um
evento por meio de uma razão e porcentagem;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Interpretar
o conceito de razão;
ü Identificar
a razão de dois números;
ü Compreender
que o símbolo %(por cento) substitui a fração 1/100;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO:
Proporção
Ø Identificação
de grandezas direta e inversamente proporcionais;
Ø Identificação
de situações cuja variação de grandezas não é nem direta nem inversamente
proporcional;
Ø Relação
entre razão e proporção;
Ø Ampliação
e redução de figuras;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Identificar
grandezas direta e inversamente proporcionais;
ü Relacionar
razão e proporção;
ü Reconhecer
escalas de ampliação e redução;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
CONTEÚDO:
Tabelas e gráficos
Ø Leitura
e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos;
Ø Construção
de diferentes tipos de gráficos;
Ø Cálculo
da média aritmética;
Ø Análise,
interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:
ü Ler,
interpretar tabelas e gráficos;
ü Construir
diferentes tipos de gráficos;
ü Calcular
a média aritmética;
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problema.
8º
ANO
Conteúdo:
Ø Números naturais, inteiros e
racionais
ü Conceitos
e operações
ü Números
quadrados perfeitos
ü Dizimas
periódica
ü Notação
cientifica
Objetivos
ü Identificar
um número natural, inteiro ou racional
ü Identificar
os números quadrados perfeitos
ü Identificar
e localizar um número natural inteiro e racional na reta numérica
ü Realizar operações com números naturais inteiros e
racionais
ü Identificar
o período de uma dizima periódico
ü Representar
um número decimal sob a forma denotação cientifica
ü Analisar
interpretar e resolver situações – problemas
Conteúdo
Ø Números irracionais e reais
ü Reconhecimento
de um número irracional
ü Calculo
de raiz quadrada não exata
ü Calculo
do valor do π e do comprimento da circunferência
ü Número
de ouro
ü Identificação
do conjunto dos números reais
Objetivo
ü Identificar
um número irracional
ü Realizar
cálculos de raízes não exatas
ü Identificar
o valor de π
ü Realizar
cálculos para identificar o comprimento, a medida do diâmetro e do raio de
circunferência
ü Construir
um retângulo áureo
ü Identificar
o conjunto dos números reais
ü Analisar,
interpretar e resolver situações-problemas
Conteúdo
Ø Expressões algébricas e equações do
primeiro grau
ü Generalizações
ü Representação
por meio de formulas propriedades e regularidades dos números
Objetivo
ü Identificar
uma expressão algébrica para generalizar uma situação
ü Representar
na linguagem algébrica, diferentes situações apresentada na língua materna
ü Realizar
cálculos com expressões algébricas e equações para gerar um procedimento
algorítmico
ü Analisar,
interpretar e resolver situações problemas
Conteúdo
Ø Área e perímetro de figuras planas
ü Calculo
da área de superfícies planas por meio
da composição e decomposição de figuras
ü Equivalência
de áreas
ü Calculo
da área de polígonos p0r meio do calculo da área do quadrado retângulo e
triangulo
ü Dedução
da fórmula da área do paralelogramo do losango do trapézio e do circulo
ü Calculo
da área e do perímetro de superfícies planas limitadas por seguimentos de reta
e ou arcos de circunferência
ü Relação
do teorema de Pitágoras com o calculo da área dos quadrados
Objetivo
ü Realizar
cálculos da área de superfícies planas por meio da composição e decomposição de
figuras
ü Identificar
áreas equivalentes
ü Realizar
cálculos da área de polígonos por meio do calculo da área do quadrado,
retângulo e triangulo
ü Deduzir
a fórmula da área do paralelogramo, do
losango, do trapézio e do circulo
ü Realizar
calculo da área e do perímetro de superfícies planas limitadas por seguimentos de reta e o arco de
circunferência
ü Estabelecer
relação entre o teorema de Pitágoras e o calculo da área de quadrados
ü Analisar,
interpretar e resolver situações - problemas
Conteúdo
Ø Monômios e polinômios
ü Redução
de termos semelhantes
ü Calculo
do valor numérico de expressões algébricas
ü Operações
com monômios e polinômios
Objetivos
ü Identificar
o coeficiente e a parte literal de um monômio
ü Identificar
o número de termos de um polinômio classificando – monômios, binômio e trinômio
ü Realizar
operações com monômios e com polinômio
ü Simplificar
uma expressão algébrica (reduzir termos semelhantes)
ü Identificar
o grau de um polinômio
ü Analisar
interpretar e resolver situações problemas
Conteúdos
Ø Produtos notáveis
ü Desenvolvimento
dos produtos notáveis: quadrado da soma, quadrado da diferença e diferença de
dois quadrados
ü Fatoração
de expressões algébricas
ü Fatoração
de expressões algébricas, utilizando-se dos termos em evidencia,trinômio
quadrado perfeito e agrupamentos
Objetivos
ü Desenvolver
produtos notáveis quadrado da soma,quadrado da diferença e diferença de dois quadrados
ü Fatorar
expressões algébricas utilizando termos em evidencia, trinômio quadrado
perfeito e agrupamentos
Conteúdo
Ø Sistemas de coordenadas cartesianas
ü Relação
com as co0rdenadas geográfica
ü Identificação
dos eixos das abscissas e ordenadas
ü Identificação
e localização de pontos num sistema de coordenadas
Objetivos
ü Estabelecer
relações entre coordenadas geográficas e cartesianas
ü Identificar
os eixos das abscissas e ordenadas
ü Identificar e localizar pontos num sistema de coordenadas
cartesianas
Conteúdo
Ø Sistemas de equações do 1° grau
ü Desenvolvimento
da idéia de equação com duas incógnitas
ü Representação
algébrica e gráfica de equações com duas
incógnitas
ü Resolução
geométrica e algébrica de problemas envolvendo um sistema de equações
ü Identificação
de métodos de resolução de sistemas de equações
Objetivos
Ø Estabelecer diferenças entre a
equação com uma e duas incógnita
Ø Representar
algébrica e graficamente equações com duas incógnitas
ü Resolver
geométrica e algebricamente problemas envolvendo um sistema de equações.
ü Identificar
métodos de resolução de sistemas de equações
Conteúdo
Ø Ângulos
ü Identificação
de ângulos formados por retas paralelas cortadas por retas transversais
ü Identificação
ângulos complementares e suplementares
ü Classificação
dos polígonos em convexos e não convexos
ü Soma
dos ângulos internos e externos de polígonos convexos
ü Identificação
do ângulo central de um polígono regular
ü Identificação
da medida dos ângulos internos de um polígono regular
Objetivos
ü Identificar
ângulos formados por retas paralelas por retas transversais
ü Identificar
ângulos complementares e suplementares
ü Classificar
polígonos em convexos e não convexos
ü Identificar
o ângulo central de um polígono regular
ü Determinar
a medida dos ângulos internos de um polígono regular
Conteúdo
Ø Triângulos e quadriláteros
ü Noções
de congruência
ü Construção
de triângulos com régua e compasso
ü Noções
de inequações do 1° grau
ü Identificação
de triângulos congruentes
ü Identificação
dos casos de congruência de triângulos
ü Identificação
do ortocentro e do baricentro de um triângulo
ü Classificação
dos quadriláteros
ü Identificação
das características dos quadriláteros
ü Determinação
do número de diagonais de um polígono convexo
Objetivos
ü Estabelecer
noções de congruência
ü Construir
triângulos usando régua e compasso
ü Estabelecer
noções de inequações de 1° grau
ü Identificar
e construir triângulos congruentes
ü Identificar
o ortocentro e o baricentro de um triângulo
ü Identificar
quadriláteros
Conteúdos
Ø Simetria de reflexão, translação e
rotação
ü Identificação
de diferentes transformações no plano
ü Identificação
das propriedades invariantes ( forma e medidas)
ü Transformações
de figuras no plano usando ou não o quadriculado
Objetivos
ü Identificar
diferentes transformações no plano
ü Identificar
propriedades invariantes (formas e medidas)
ü Transformar
figuras no plano usando ou não o quadriculado
Conteúdo
Ø Proporção
ü Homotetia
ü Razão
ü Polígonos
semelhantes
ü Semelhança
entre triângulos
ü Casos
de semelhança entre triângulos
Objetivos
ü Compreender
e aplicar os conceitos de homotetia e razão
ü Identificar
e explorar polígonos semelhantes, a semelhança de
triângulos e os casos de semelhança de triângulos
Conteúdo
Ø Possibilidade e probabilidade
ü Representação
do número de possibilidades por meio de contagens, da arvore de possibilidade e
da multiplicação
ü Calculo
da possibilidade de ocorrer um
determinado evento
ü Representação
de probabilidades por meio de uma razão, número decimal e porcentagem
Objetivos
ü Representar
o número de possibilidades por meio de contagens, da árvore de possibilidades e
da multiplicação.
ü Calcular
a possibilidade de ocorrer um determinado evento
ü Representar
probabilidades por meio de uma razão, número decimal e porcentagem.
9º ANO
CONTEÚDO:
Relações numéricas:
Ø Números
racionais, irracionais e reais;
Ø Intervalo
numérico;
Ø Propriedades
das potências;
Ø Notação
científica;
Ø Radicais
(propriedades, operações, racionalização)
OBJETIVOS
ü Identificar
conjuntos numéricos;
ü Identificar
intervalos abertos e fechados;
ü Explorar
as propriedades da potenciação e radiciação;
ü Operar
e racionalizar radicais.
CONTEÚDO
Semelhança
Ø Figuras
e polígonos semelhantes;
Ø Ampliação
e redução
Ø Semelhança
de triângulos;
Ø Propriedade
fundamental da semelhança;
Ø Teorema
de Tales.
OBJETIVOS
ü Explorar
a idéia de semelhança e congruência de figuras e polígonos;
ü Explorar
a noção de homotetia por meio da ampliação e redução de polígonos;
ü Identificar
os casos de semelhança de triângulos e a propriedade fundamental da semelhança;
ü Aplicar
o Teorema de Tales.
CONTEÚDO
Equação e função polinomial do 1º
grau
Ø Idéia
de interdependência de grandezas;
Ø Grandezas
direta e inversamente proporcionais;
Ø O
conceito de função;
Ø Representação
de uma função (lei de formação ou fórmula);
Ø Representação
de função por meio de diagramas e gráficos;
Ø Domínio,
contradomínio e imagem de uma função;
Ø Definição
de função do 1º grau;
Ø Intersecção
do gráfico de uma função do 1º grau com o eixo das abscissas.
OBJETIVOS
ü Explorar
a idéia de interdependência de grandezas;
ü Explorar
grandezas direta e inversamente proporcionais;
ü Explorar
o conceito de função;
ü Encontrar
a lei de formação por meio da análise de gráficos e/ou situações-problemas;
ü Representar
funções por meio de diagramas e gráficos;
ü Identificar
o domínio, contradomínio e a imagem de uma função;
ü Identificar
a raiz de uma função do 1º grau;
ü Construir
gráfico de uma função do 1º grau
CONTEÚDO
Descobrindo e resolvendo equações
do 2º grau
Ø Retomada
do conceito de solução de uma equação;
Ø Exploração
das diferenças entre equação do 1ºe do 2ºgrau;
Ø Definição
de equação do 2º grau;
Ø Equações
do 2ºgrau completas e incompletas;
Ø Obtenção
das raízes de uma equação do 2º grau por meio da fatoração;
Ø Fórmula
resolutiva da equação do 2º grau (Fórmula de Bháskara);
Ø Equações
do 2ºgrau equivalente;
Ø Relação
entre os coeficientes e as raízes de uma equação do 2º grau (soma e produto).
OBJETIVOS
ü Explorar
as diferenças entre equação do 1º e do 2º grau;
ü Definir
equação do 2º grau;
ü Identificar
equação do 2º grau completas e incompletas;
ü Obter
as raízes de uma equação do 2º grau por meio da fatoração;
ü Resolver
a equação do 2º grau por meio da Fórmula de Bháskara;
ü Identificar
equações do 2º grau equivalentes;
ü Utilizar
a relação entre os coeficientes e as raízes de uma equação do 2º grau (soma e
produto)
CONTEÚDO
Estudando
funções do 2º grau
Ø Exploração
das diferenças entre reta e parábola;
Ø Caracterização
da curva chamada parábola;
Ø Identificação
de objetos e construções que apresentam a forma parabólica;
Ø Definição
de função do 2º grau;
Ø Representação
gráfica de uma função do 2º grau (intersecção com os eixos coordenados, vértice
e eixo de simetria);
Ø Relação
entre o discriminante e o gráfico da função do 2º grau;
Ø Domínio,
contradomínio e imagem de uma função quadrática;
Ø Valor
máximo e mínimo de uma função quadrática.
OBJETIVOS
ü Explorar
as diferenças entre reta e parábola;
ü Identificar
características da parábola;
ü Definir
função do 2º grau;
ü Representar
graficamente uma função do 2º grau;
ü Relacionar
o da função discriminante e o gráfico da função do 2º grau;
ü Identificar
domínio, contradomínio e imagem de uma função quadrática;
ü Calcular
valor máximo e mínimo de função quadrática.
CONTEÚDO
Trabalhando
com as relações métricas no triângulo retângulo
Ø Retomada
do conceito de semelhança de triângulos;
Ø Exploração
da noção de projeção ortogonal;
Ø Projeção
de catetos sobre hipotenusa de um triângulo retângulo;
Ø Relações
métricas no triângulo retângulo;
Ø Teorema
de Pitágoras;
Ø Aplicações
do Teorema de Pitágoras.
OBJETIVOS
ü Retomada do
conceito de semelhança de triângulos;
ü Explorar noção
de projeção ortogonal;
ü Identificar as
projeções dos catetos sobre a hipotenusa de um triângulo retângulo;
ü Utilizar as
relações métricas no triângulo retângulo;
ü Aplicar o
Teorema de Pitágoras.
CONTEÚDO
Circunferência e círculo
Ø Analogia
com objetos do cotidiano;
Ø Corda,
diâmetro e raio;
Ø Posições
relativas;
Ø Ângulo
central, inscrito e de segmento;
Ø Relações
métricas na circunferência.
OBJETIVOS
ü Estabelecer
analogias com objetos do cotidiano;
ü Identificar
e estabelecer relações entre corda, diâmetro e raio;
ü Estudar
as posições relativas entre retas e circunferências, e entre circunferências e
circunferências;
ü Conceituar
ângulo central, inscrito e de segmento;
ü Explorar
as relações métricas na circunferência.
CONTEÚDO
Aprofundando os conhecimentos sobre equações
Ø Sistema
de equações do 2º grau;
Ø Equações
biquadradas;
Ø Equações
irracionais;
OBJETIVO
ü Identificar e
resolver sistemas de equações biquadradas e equações irracionais.
CONTEÚDO
Relações trigonométricas
Ø Conceito
das razões seno, cosseno e tangente;
Ø Relação
das razões trigonométricas de um ângulo agudo com as medidas dos lados de um
triângulo retângulo;
Ø Aplicação
das razões trigonométrica em situações-problema;
Ø Cálculo
das medidas desconhecidas em triângulos quaisquer utilizando as razões
trigonométricas.
OBJETIVOS
ü Conceituar
razões seno, cosseno e tangente;
ü Estabelecer
relações entre as razões trigonométricas de um ângulo agudo com as medidas dos
lados de um triângulo retângulo;
ü Aplicar
as razões trigonométricas em situações-problema;
ü Calcular
as medidas desconhecidas em triângulos quaisquer utilizando as razões
trigonométricas.
CONTEÚDO
Estudando
frações algébricas
Ø Simplificação
de frações algébricas;
Ø Operações
com frações algébricas;
Ø Equações
fracionárias.
OBJETIVOS
ü Simplificar
frações algébricas;
ü Realizar
operações com frações algébricas;
ü Identificar
e resolver equações fracionárias.
CONTEÚDO
Polígonos regulares inscritos na circunferência
Ø Relações
métricas no:
Hexágono
regular; Quadrado; Triângulo eqüilátero.
OBJETIVOS
ü Reconhecer
e estabelecer relações métricas no hexágono regular, no quadrado e no triângulo
eqüilátero.
CONTEÚDO
Áreas de figuras planas
Ø Área
do quadrado, retângulo, triângulo, losango, paralelogramo e trapézio;
Ø Área
do circulo e do perímetro da circunferência;
Ø Área
de um polígono regular;
Ø Área
do setor circular;
Ø Área
da coroa circular;
Ø Área
de figuras que podem ser decompostas.
OBJETIVOS
ü Identificar
e estabelecer relações entre a área do quadrado, retângulo, triângulo, losango,
paralelogramo e trapézio.
ü Identificar
e estabelecer relações entre área do círculo e do perímetro da circunferência;
ü Calcular
a área de polígonos regulares, do setor circular e de figuras que podem ser
decompostas.
CONTEÚDO
Noções de Estatística e Probabilidade
Ø Análise
e interpretação de dados estatísticos organizados em gráficos e tabelas;
Ø Análise,
de forma crítica, de dados estatísticos de uma pesquisa;
Ø Identificação
da moda e da mediana;
Ø Cálculo
de médias aritméticas (ponderada);
Ø Descrição
dos resultados possíveis e favoráveis de um experimento;
Ø Cálculo
do número das possibilidades de ocorrência de um evento;
Ø Cálculo
da chance (probabilidade) de um evento.
OBJETIVOS
ü Analisar
e interpretar dados estatísticos organizados em gráficos e tabelas;
ü Analisar,
de forma crítica, dados estatísticos de uma pesquisa;
ü Identificar
a moda e a mediana em situações-problemas;
ü Calcular
médias aritméticas (ponderadas);
ü Descrever
resultados possíveis e favoráveis, de uns experimentos;
ü Calcular
o número das possibilidades de ocorrência de um evento;
ü Calcular
a chance (probabilidade) de um evento.
CONTEÚDO
Noções de Matemática Financeira
Ø Proporcionalidade;
Ø Porcentagem;
Ø Juros
simples;
Ø Juros
compostos.
OBJETIVOS
ü Explorar
e reconhecer os conceitos de proporcionalidade, porcentagem, juros simples e
juros compostos;
ü Resolver
situações-problemas, utilizando-se de conceitos de proporcionalidade,
porcentagem, juros simples e juros compostos.
Daiane M. Aliprandini
Rosmari B. Schmidt
Simone Masson
Ilgo de Borba
Cleonice F. Rosa da Silva
Andreia Garcia