2014
Não houve alterações.
2013
ARTES
ARTES
Introdução
O ensino da arte, como gerador de
conhecimento possui campo teórico
específico e propicia o
desenvolvimento do pensamento artístico
e da percepção crítica e estética
que caracterizam , um modo
próprio de ordenar e dar sentido
a experiência humana, O
educando desenvolve sua sensibilidade , percepção , criatividade
, estimula a inteligência e a capacidade de argumentação e
responsabilidade , tanto ao realizar
formas artísticas quanto na ação de conhecer apreciar as formas
produzidas por ele , pelos colegas ,pela natureza e pelos artistas
nas diferentes culturas e épocas
.
A fruição a contextualização e a produção
devem contribuir tanto para o processo pessoal de criação
como também para o
conhecimento progressivo e significativo de função da arte nas
culturas.
Nessa
expectativa o educando identificará a Arte como um fato histórico contextualizado
, pois todo produto artístico emerge da
história.
Nesse
sentido a arte tem a preocupação com o desenvolvimento do sujeito
frente a uma sociedade construída
historicamente e em constante transformação.
Produção
A produção
artística é o momento
privilegiado do educando , é o
momento onde ele interioriza e se familiariza com os processos artísticos e humaniza os seus sentidos . É um processo que inclui técnicas , ações criativas ,
conhecimentos estéticos e o resultado dessa produção é exclusivo pois
cada produto artístico tem sua marca única e a visão de mundo de quem o fez.
Produção
em Artes Visuais
O ensino da
artes Visuais não esta embasado no talento ou no “dom”, mas na capacidade de
experimentar, imaginar, perceber, criar, aperfeiçoar , conhecer e produzir que
é inerente a todo ser humano.
Produção
em Teatro
O ensino do teatro na escola contribuirá para a formação de um
educando participativo e atuante no
meio que esta inserido, ou seja um
teatro para a vida e não para a produção de espetáculos.
Produção musical
No ensino de
música o educando será estimulado a ouvir , perceber e valorizar a música,
contribuindo para a educação dos sentidos
e o desenvolvimento de uma escuta
atenta, além de trazer para o foco
as diversas produções musicais criadas.
Produção
1º ano
Artes visuais
Teatro Música
Cor
Forma :
Da natureza
Geométricas
Ponto
Linhas
Textura
Figura humana
Composição
Desenho:
Memória
Observação
Imaginação
Técnicas artísticas
Plano
Ritmo
Modelagem
Releitura
Origami
|
Jogo teatral
Expressão corporal
Improvisação
Criação de personagens
Pantomima
Técnicas teatrais
Teatro de fantoches
|
Apreciação musical
Música folclórica
Música no cotidiano e na
natureza
Paisagem sonora e
sonoplastia
Instrumentos de sopro
Introdução a Bossa nova
Instrumentos de percussão
Construção de instrumentos
com material alternativo
Experimentação dos sons
feitos com os materiais alternativos
Formação da estética
musical
Conto sonoro
Melodia e sonoplastia
|
2º ano
Artes visuais Teatro Música
As cores
Cores:
Primárias e secundarias
Cores na arte
Cores no cotidiano
Cores n natureza
Formas
Formas da natureza e
geométricas
Textura
Figura humana
composição
Figura e fundo
Luminosidade
Estilização
Desenho:
Memória, Observação,
Imaginação
Reciclagem
Releitura
Origami
|
Jogo teatral
Expressão corporal
Improvisação
Criação de personagens
Pantomima
Técnicas teatrais
Peças
Movimento e representação
Ritmo corporal
Dança em cena
Teatro de fantoches
|
Apreciação musical
Música folclórica
Experimentação na
sonoridade do nome
O sentidos dos sons
Sons naturais e culturais
Significado e funções
Construção de instrumentos com material
alternativo
|
3º ano
Artes visuais Teatro Música
As cores-sensações
Teoria das cores
Monocromica
Policromia
Formas
Formas da natureza
Formas geométricas
Figura humana
Textura
Figura e fundo
Composição
Luminosidade
Desenho
:
Memória
,Observação,
Imaginação
Temática e estilo
Ritmo na arte
Linha – elemento expressivo
Expressões fisionômicas
|
Jogo teatral
Expressão corporal
Improvisação
Criação de personagens
Técnicas teatrais
Peças
Movimento e representação
Ritmo corporal
Dança em cena
Teatro d e fantoches
Teatro - expressões
|
Apreciação musical
Ritmo musical
Estilos musicais
Canção popular
Performance musical
Musica “Aquarela” Vinicius
de Morais e Toquinho
Heitor Villa Lobos
|
4º ano
Artes visuais Teatro Música
Cores quentes
Cores frias
Equilíbrio,desequilíbrio
Simetria
Assimetria
Textura natural
Composição
Figura e fundo
Desenho:
Imaginação e observação
Luz e sombra
Elementos fundamentais das
linguagens artísticas
Positivo, negativo e
movimento
Sobreposição
Profundidade
Proporção, cânon
Estilização
Planos da paisagem
Figura humana
Ritmo
Forma bidimensional
Forma tridimensional
Escultura
|
Jogo teatral
Improvisação
Criação de personagens
Cena viva
Coreografia
Ritmo e expressão
Música e teatro
|
Apreciação musical
Gêneros musicais
Hip Hop
Estéticas urbanas por meio
da cultura Hip Hop
Ritmo
Parodia
Integração das linguagens
|
Contextualização
È o
conhecimento da história das Artes: obras , autores , artistas ,
estilos, movimentos, gêneros....
É o conhecer, é o comprometer a Arte como expressão
cultural, econômica, política de um povo
em uma determinado meio .
1º ano
Artes visuais Teatro Música
Arte local
Pré-história
Arte rupestre brasileira
Aldemir Martins
Tarsila do Amaral
Escultura
Heitor dos Prazeres
Waldemar de Andrade
Arte Naif
Isabel de Jesus
Efigênia Rolim
|
Elementos essenciais do
teatro:
Publico, Personagens e
Cena.
Cenário
O cenário da cena
Figurino
|
Cantigas
Acalantos
O que é musica
Música folclórica
Musica popular
|
2º ano
Artes visuais Teatro Música
Arte local
Modernismo brasileiro
Arte na pré-história
Arte no Egito
Arte na Grécia
O mundo medieval
|
Elementos essenciais do
teatro:
Publico Personagens e Cena.
Cenário
O cenário da cena
Figurino
|
Cantigas
Acalantos
O que é musica
Música folclórica
Musica popular
|
3º ano
Artes visuais Teatro Música
Arte local
Tarsila do Amaral
Arte catarinense
Romero Brito
Pablo Picasso
Cubismo
Milton Dacosta
|
Maria Clara Machado
Gêneros:
Comédia e tragédia
Sonoplastia
|
Mùsica folclórica
Música erudita
Bethoween
Heitor Villa Lobos
|
4º ano
Artes visuais Teatro Música
As linguagens da arte
A profissão da arte
Candido Portinari
Gustav Klim
Franz Kacjberg
Eduard Munch
Conceito de beleza
Beleza clássica
Gustavo Rosa
Alfredo Volpi
|
Elementos essenciais do
teatro:
Cena
Ator
Público
Elementos secundários:
Sonoplastia
Cenário
Iluminação
Figurino
Teatro grego
|
Qualidades do som
Musica popular
Música erudita
Hip Hop
Rap
|
Fruição
A
fruição é o próprio ato de perceber ,
ler, analisar interpretar, criticar, refletir, sobre um texto sonoro, pictórico, visual e
corporal.è uma conversa entre o
fruidor e a obra onde estão presentes a
intuição, a imaginação, a percepção, a estética e o conhecimento sobre Arte.
1º ano
Artes visuais Teatro Música
Ver
ouvir
Interpretar a produção artística
Julgar as qualidades dos
objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).
Construção e reconstrução
dos signos por meio da cultura,Baseando-se
na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender
dentro de uma cultura , filosofia e crenças.
Estética
E elementos da linguagem
visual
|
Ver
Ouvir
Analisar a produção teatral
Descrição
Titulo lugar época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
|
Ouvir
ler
Interpretar
Apreciar diferentes músicas
Lugar - época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
|
2º ano
Artes visuais
Teatro Música
Ver
ouvir
Interpretar a produção artística
Julgar as qualidades dos
objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).
Construção e reconstrução
dos signos por meio da
cultura,Baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender
dentro de uma cultura , filosofia e crenças.
Estética
E elementos da linguagem
visual
|
Ver
Ouvir
Analisar a produção teatral
Descrição
Titulo lugar época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
|
Ouvir
ler
Interpretar
Apreciar diferentes músicas
Lugar - época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
|
3º ano
Artes visuais
Teatro Música
Ver
ouvir
Interpretar a produção artística
Julgar as qualidades dos
objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).
Construção e reconstrução
dos signos por meio da cultura,Baseando-se
na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender
dentro de uma cultura , filosofia e crenças.
Estética
E elementos da linguagem
visual
|
Ver
Ouvir
Analisar a produção teatral
Descrição
Titulo lugar época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
|
Ouvir
ler
Interpretar
Apreciar diferentes músicas
Lugar - época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
|
4º ano
Artes visuais
Teatro Música
Ver
ouvir
Interpretar a produção artística
Julgar as qualidades dos
objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).
Construção e reconstrução
dos signos por meio da
cultura,Baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender
dentro de uma cultura , filosofia e crenças.
Estética
E elementos da linguagem
visual
|
Ver
Ouvir
Analisar a produção teatral
Descrição
Titulo lugar época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
|
Ouvir
ler
Interpretar
Apreciar diferentes músicas
Lugar - época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
|
Ensino
fundamental - Séries Finais
Produção
5º ano
Artes visuais
Teatro Música
Elementos formais
intelectuais e vivencias:
Cores complementares Formas
geométricas Formas da natureza
Textura própria
Textura produzida
Profundidade
Perspectiva
Simetria
Luz e cor
Forma figurativa e abstrata
Técnicas alternativas de
gravuras
Figura humana:
Proporção e simplificação
Composição
Figura e fundo
Estilização
Ritmo
Estética
Tridimensionalidade
Escultura
|
Jogo teatral
Improvisação
Criação de peças e
personagens
Técnicas teatrais
Mímica
Jogos de luz e sombra em
cena
Teatro de silhuetas
|
Apreciação musical
Sons naturais e culturais
Entorno sonoro
Silêncio
Qualidade dos sons
Artistas locais
Partitura gráfica
Linha melódica
Sonoplastia
Trilha sonora
A cor e a música
Integração de linguagens
|
6º ano
Artes visuais
Teatro Música
As linguagens da arte
A linguagem plástica e as
Novas estéticas
Performance
Instalação e intervenção
Elementos formais
intelectuais e vivencias:
Organização espacial e
compositiva
Forma nas linguagens
artísticas
Distorção ampliação e
redução
Stop motion
Bidimensional tridimensional
Simetria e proporção
|
Jogo teatral
Improvisação
Criação de personagens e
peças
Encenação
Técnicas teatrais
|
Apreciação musical
História da música
Entorno sonoro
Sons naturais artificiais
Percurso sonoro
Onomatopeias
Partitura alternativa
Sonoplastia
Som
Propriedade do som
Tessitura
Partitura gráfica
Gêneros musicais
Ritmo
Tempo
Compasso
História da música
brasileira
Trilha sonora
|
7ªano
Artes visuais
Teatro Música
Mosaico
Composição
Coerência e incoerência
Gravura em material
alternativo
Estética
Diagramação
Designer
Textura própria e produzida
Estilização
Cor, luz e harmonia
Formas figurativas e
abstratas
Perspectiva
Figura humana – módulos e
esquemas
Luz e sombra
|
Mímica e pantomima
Improvisação
Criação e apresentação de
teatros
Curta metragem
|
Apreciação musical
Paisagem sonora
Integração de linguagens
Música do carnaval
brasileiro
|
8ªano
Artes visuais
Teatro Música
Pintura
Releitura
Formas bidimensionais e
tridimensionais
Escultura
Texturas
Cor, luz e harmonia
Figura e fundo
Proporção
Figura humana
Luz e sombra
Perspectiva
Gêneros artísticos
|
Improvisação
Técnicas teatrais
Produção de curta metragem
|
Apreciação musical
Oficina musical
Combinação dos sons
Instrumentos musicais
Grupos de instrumentos
Integração, movimento,
gesto e som
Tessitura
Rap
MPB
|
9º ano
Artes visuais Teatro Música
Apreciação musical
Gêneros da MPB
Noel Rosa
Chanchada
Pagode
Leitura de música
Sonoplastia
Trilha sonora
Música romântica
Diferenças e semelhanças
entre gêneros musicais
|
Contextualização
5ª série
Artes visuais Teatro Música
Gêneros artísticos
Arte abstrata
Arte abstrata
Arte: fundamentos-
Música
Plásticas
Dança
Estilo
Trajetórias da arte
A dimensão dialética da
arte
Lichtenstein (designer do cotidiano)
Georges Seurat
Arte popular e brasileira
Arte acadêmica
Artistas plásticos
brasileiros
Contexto histórico dos Museus
Pontilhismo
|
Tela viva integrando
linguagens
Teatro;
Como autoestima
Como autoconhecimento
|
O que é musica?
Música das nações
Musica popular e erudita
|
6ª série
Artes visuais Teatro
Música
Arte conceitual
Arte ambiental
Arte brasileira e universal
Hiperrealismo
Neogeometrismo
Gustavo rosa
Mondigliani
Niki de Saint Phalle
Op art
Surrealismo universal e
brasileiro
Salvador dali
Tarsila do Amaral
A identidade cultural da
arte do retrato e do autorretrato
Elementos básicos das
linguagens artísticas
|
Shakespeare
Elementos essências
|
Gêneros musicais
|
7ª série
Artes visuais Teatro
Música
Manifestações da arte
Patrimônio da humanidade
Arte cristã
Sérgio Honorato
Gustav Klimt
Giovan Samico
Multiculturalismo
Poéticas indígenas
Barroco
Caravaggio
Velázquez
Arquitetura barroca
Cubismo
Pablo picasso
Arte africana
Pop arte
Andy Warhol
Leda Catunda
Moda Elifas Andreato
Arte Egípcia
Renascimento
Leonardo Davinci
Van Gogh
Gestalt
|
Fantasma da ópera
Alfred Hichock
Efeitos especiais
Eslaides
|
Instrumentos musicais
Orquestra
Música clássica
|
8ª série
Artes visuais Teatro
Música
Arte como profissão,
prazer, poder e conhecimento.
Arte na idade média
Potinari
Giotto
A mídia na arte
Sandro Botticelli
Estética
|
Cinema
Cinema novo
História do teatro
|
Música popular brasileira
Samba e marcha
Samba canção
MPB
|
Fruição
5º Série
Artes visuais Teatro Música
Ver
ouvir
Interpretar a produção artística
Julgar as qualidades dos
objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).
Construção e reconstrução dos signos por meio da cultura,baseando-se na
visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender
dentro de uma cultura , filosofia e crenças.
Estética
E elementos da linguagem
visual
|
Ver
Ouvir
Analisar a produção teatral
Descrição
Titulo
Lugar - época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam;
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
Elementos formais (tríade)
|
Ouvir
ler
Interpretar
Apreciar diferentes músicas
Titulo lugar época material
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
Elementos formais
|
6º Série
Artes visuais
Teatro Música
Ver
ouvir
Interpretar a produção artística
Julgar as qualidades dos
objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).
Construção e reconstrução dos signos por meio da cultura,baseando-se na
visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender
dentro de uma cultura , filosofia e crenças.
Estética
E elementos da linguagem
visual
|
Ver
Ouvir
Analisar a produção teatral
Descrição
Titulo
Lugar -época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam;
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
Elementos formais (tríade)
|
Ouvir
ler
Interpretar
Apreciar diferentes músicas
Titulo lugar época material
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
Elementos formais
|
7º Série
Artes visuais
Teatro Música
Ver
ouvir
Interpretar a produção artística
Julgar as qualidades dos
objetos, (sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).
Construção e reconstrução dos signos por meio da cultura,baseando-se na
visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender
dentro de uma cultura , filosofia e crenças.
Estética
E elementos da linguagem
visual
|
Ver
Ouvir
Analisar a produção teatral
Descrição
Titulo
Lugar - época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam;
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
Elementos formais (tríade)
|
Ouvir
ler
Interpretar
Apreciar diferentes músicas
Titulo lugar época material
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
Elementos formais
|
8º Série
Artes visuais
Teatro Música
Ver
ouvir
Interpretar a produção artística
Julgar as qualidades dos
objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).
Construção e reconstrução dos signos por meio da cultura,baseando-se na
visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender
dentro de uma cultura , filosofia e crenças.
Estética
E elementos da linguagem
visual
|
Ver
Ouvir
Analisar a produção teatral
Descrição
Titulo
Lugar -época
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam;
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
Elementos formais (tríade)
|
Ouvir
ler
Interpretar
Apreciar diferentes músicas
Titulo lugar época material
A representação
Técnica
Analise formal –
Como se influenciam e como
se relacionam
Leitura - observar vários
estilos
Interpretação
Elementos formais
|