Artes

2014
Não houve alterações.

2013 
ARTES

Introdução

         O ensino da arte, como gerador de conhecimento possui campo teórico  específico e propicia  o desenvolvimento  do pensamento  artístico  e da percepção  crítica  e estética  que caracterizam , um modo  próprio  de ordenar  e dar sentido  a experiência  humana, O educando  desenvolve  sua sensibilidade , percepção , criatividade , estimula  a inteligência  e a capacidade de argumentação e responsabilidade , tanto ao realizar  formas  artísticas  quanto na ação de conhecer apreciar as formas produzidas por ele , pelos colegas ,pela natureza e pelos  artistas  nas diferentes culturas  e épocas .
         A fruição  a contextualização  e a produção  devem contribuir  tanto  para o processo pessoal  de criação  como também  para o conhecimento  progressivo  e significativo de função da arte nas culturas.
Nessa expectativa  o educando identificará  a Arte como um fato histórico contextualizado , pois  todo produto artístico emerge da história.
Nesse sentido a arte tem a   preocupação  com o desenvolvimento  do sujeito  frente a uma  sociedade construída historicamente e em constante transformação.


























Produção
 A produção  artística é o momento  privilegiado  do educando , é o momento  onde ele interioriza  e se familiariza  com os processos artísticos e humaniza  os seus sentidos . É um processo  que inclui técnicas , ações criativas , conhecimentos  estéticos  e o resultado dessa produção é exclusivo pois cada produto artístico  tem sua  marca única e a visão  de mundo de quem o fez.

                                      Produção em Artes Visuais
O ensino da artes Visuais não esta embasado no talento ou no “dom”, mas na capacidade de experimentar, imaginar, perceber, criar, aperfeiçoar , conhecer e produzir que é inerente a todo  ser humano.

Produção em Teatro
 O ensino do teatro  na escola contribuirá para a formação de um educando  participativo e atuante no meio  que esta inserido, ou seja um teatro para a vida e não para a produção de espetáculos.

 Produção musical
No ensino de música o educando será estimulado a ouvir , perceber e valorizar a música, contribuindo para a educação dos sentidos  e o desenvolvimento de uma escuta  atenta, além de trazer para o foco  as diversas produções musicais criadas.
























                                               Produção
1º ano
Artes visuais                                     Teatro                                     Música
Cor
 Forma :
Da natureza
Geométricas
Ponto
Linhas
Textura
Figura humana
Composição
Desenho:
Memória
Observação
Imaginação
Técnicas artísticas
Plano
Ritmo
Modelagem
Releitura
Origami

Jogo teatral

Expressão corporal

Improvisação

Criação de personagens

Pantomima

Técnicas teatrais

Teatro de fantoches

Apreciação musical

Música folclórica

Música no cotidiano e na natureza

Paisagem sonora e sonoplastia

Instrumentos de sopro

Introdução a Bossa nova

Instrumentos de percussão

Construção de instrumentos com material alternativo

Experimentação dos sons feitos com os materiais alternativos

Formação da estética musical

Conto sonoro

Melodia e sonoplastia
2º ano
Artes visuais                                     Teatro                                     Música

As cores
Cores:
Primárias e secundarias
Cores na arte
Cores no cotidiano
Cores n natureza
Formas
Formas da natureza e geométricas
Textura
Figura humana
composição
Figura e fundo
Luminosidade
Estilização
Desenho:
Memória, Observação,
Imaginação
Reciclagem
Releitura
Origami


Jogo teatral
Expressão corporal
Improvisação
Criação de personagens
Pantomima
Técnicas teatrais
Peças
Movimento e representação
Ritmo corporal
Dança em cena
Teatro de fantoches

Apreciação musical

Música folclórica

Experimentação na sonoridade do nome

O sentidos dos sons

Sons naturais e culturais

Significado e funções
 Construção de instrumentos com material alternativo







3º ano
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

As cores-sensações
Teoria das cores
Monocromica
Policromia
Formas
Formas da natureza
Formas geométricas
Figura humana
Textura
Figura e fundo
Composição
Luminosidade
Desenho :
Memória ,Observação,
Imaginação
Temática e estilo
Ritmo na arte
Linha – elemento expressivo
Expressões fisionômicas


Jogo teatral
Expressão corporal
Improvisação
Criação de personagens
Técnicas teatrais
Peças
Movimento e representação
Ritmo corporal
Dança em cena
Teatro d e fantoches
Teatro - expressões

Apreciação musical

Ritmo musical

Estilos musicais

Canção popular

Performance  musical

Musica “Aquarela” Vinicius de Morais e Toquinho

Heitor Villa Lobos


4º ano
Artes visuais                             Teatro                                          Música
Cores quentes
Cores frias
Equilíbrio,desequilíbrio
Simetria
Assimetria
Textura natural
Composição
 Figura e fundo
Desenho:
Imaginação e observação
Luz e sombra
Elementos fundamentais das linguagens artísticas
Positivo, negativo e movimento
Sobreposição
Profundidade
Proporção, cânon
Estilização
Planos da paisagem
Figura humana
Ritmo
Forma bidimensional
Forma tridimensional
Escultura

Jogo teatral

Improvisação

Criação de personagens

Cena viva

Coreografia

 Ritmo e expressão

Música e teatro


Apreciação musical

Gêneros musicais

Hip Hop

Estéticas urbanas por meio da cultura Hip Hop

Ritmo

Parodia

Integração das linguagens


                               
                                              Contextualização
 È o conhecimento  da história  das Artes: obras , autores , artistas , estilos, movimentos, gêneros....
É o conhecer, é o comprometer a Arte como expressão cultural, econômica, política de um povo  em uma determinado meio .

1º ano
Artes visuais                           Teatro                                     Música

Arte local
Pré-história
Arte rupestre brasileira
Aldemir Martins
Tarsila do Amaral
Escultura
Heitor dos Prazeres
Waldemar de Andrade
Arte Naif
Isabel de Jesus
Efigênia Rolim

Elementos essenciais do teatro:
Publico, Personagens e Cena.
Cenário
O cenário da cena
Figurino


Cantigas

Acalantos

O que é musica

Música folclórica

Musica popular


2º ano
Artes visuais                           Teatro                                     Música

Arte local

Modernismo brasileiro

Arte na pré-história

Arte no Egito

Arte na Grécia

O mundo medieval

Elementos essenciais do teatro:
Publico Personagens e Cena.

Cenário

O cenário da cena

Figurino


Cantigas

Acalantos

O que é musica

Música folclórica

Musica popular





3º ano
Artes visuais                           Teatro                                     Música

Arte local

Tarsila do Amaral

Arte catarinense

Romero Brito

Pablo Picasso

Cubismo

Milton Dacosta


Maria Clara Machado

Gêneros:
Comédia e tragédia

 Sonoplastia



Mùsica folclórica

Música erudita

Bethoween

Heitor Villa Lobos




4º ano
Artes visuais                           Teatro                                     Música

As linguagens da arte

A profissão da arte

Candido Portinari

Gustav Klim

Franz  Kacjberg

Eduard Munch

Conceito de beleza

Beleza clássica

Gustavo Rosa

Alfredo Volpi


Elementos essenciais do teatro:
Cena
Ator
Público

Elementos secundários:
Sonoplastia
Cenário
Iluminação
Figurino

Teatro grego



Qualidades do som

Musica popular

Música erudita

Hip Hop

Rap









Fruição

       A fruição é o próprio ato  de perceber , ler, analisar interpretar, criticar, refletir, sobre  um texto sonoro, pictórico, visual e corporal.è uma  conversa entre o fruidor  e a obra onde estão presentes a intuição, a imaginação, a percepção, a estética e o conhecimento sobre Arte.


1º ano
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

Ver

ouvir

 Interpretar a produção artística

Julgar as qualidades dos objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).

Construção e reconstrução dos  signos por meio da cultura,Baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender dentro  de uma  cultura , filosofia e crenças.

Estética

E elementos da linguagem visual

Ver

Ouvir

Analisar a produção teatral


Descrição
Titulo lugar época
A representação
Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação


Ouvir

ler

Interpretar

Apreciar diferentes músicas

Lugar - época

A representação

Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação






2º ano
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

Ver

ouvir

 Interpretar a produção artística

Julgar as qualidades dos objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).

Construção e reconstrução dos  signos por meio da cultura,Baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender dentro  de uma  cultura , filosofia e crenças.

Estética

E elementos da linguagem visual

Ver

Ouvir

Analisar a produção teatral


Descrição
Titulo lugar época
A representação
Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação


Ouvir

ler

Interpretar

Apreciar diferentes músicas

Lugar - época

A representação

Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação



3º ano
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

Ver

ouvir

 Interpretar a produção artística

Julgar as qualidades dos objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).

Construção e reconstrução dos  signos por meio da cultura,Baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender dentro  de uma  cultura , filosofia e crenças.

Estética

E elementos da linguagem visual

Ver

Ouvir

Analisar a produção teatral


Descrição
Titulo lugar época
A representação
Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação


Ouvir

ler

Interpretar

Apreciar diferentes músicas

Lugar - época

A representação

Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação



4º ano
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

Ver

ouvir

 Interpretar a produção artística

Julgar as qualidades dos objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).

Construção e reconstrução dos  signos por meio da cultura,Baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender dentro  de uma  cultura , filosofia e crenças.

Estética

E elementos da linguagem visual

Ver

Ouvir

Analisar a produção teatral


Descrição
Titulo lugar época
A representação
Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação


Ouvir

ler

Interpretar

Apreciar diferentes músicas

Lugar - época

A representação

Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação




 Ensino fundamental - Séries Finais

Produção
5º ano
Artes visuais                                     Teatro                                     Música

Elementos formais intelectuais e vivencias:
Cores complementares Formas geométricas Formas da natureza
Textura própria
Textura produzida
Profundidade
Perspectiva
Simetria
Luz e cor

Forma figurativa e abstrata
Técnicas alternativas de gravuras
Figura humana:
Proporção e simplificação
Composição
Figura e fundo
Estilização
Ritmo
Estética
Tridimensionalidade
Escultura

Jogo teatral
Improvisação
Criação de peças e personagens
Técnicas teatrais
Mímica
Jogos de luz e sombra em cena
Teatro de silhuetas

Apreciação musical

Sons naturais e culturais

Entorno sonoro

Silêncio

Qualidade dos sons

Artistas locais

Partitura gráfica

Linha melódica

Sonoplastia

Trilha sonora

A cor e a música

Integração de linguagens


6º ano
Artes visuais                                     Teatro                                     Música
As linguagens da arte
A linguagem plástica e as
Novas estéticas
Performance
Instalação e intervenção
Elementos formais intelectuais e vivencias:
Organização espacial e compositiva
Forma nas linguagens artísticas
Distorção ampliação e redução
Stop motion
Bidimensional  tridimensional
Simetria e proporção
Jogo teatral
Improvisação
Criação de personagens e peças
Encenação
Técnicas teatrais 
Apreciação musical

História da música

Entorno sonoro

Sons naturais artificiais


Percurso sonoro

Onomatopeias

Partitura alternativa

Sonoplastia

Som

Propriedade do som

Tessitura

Partitura gráfica

Gêneros musicais

Ritmo

Tempo

Compasso

História da música brasileira

Trilha sonora







7ªano
Artes visuais                                     Teatro                                     Música
Mosaico
Composição
Coerência e incoerência
Gravura em material alternativo 
Estética
Diagramação
Designer
Textura própria e produzida
Estilização
Cor, luz e harmonia
Formas figurativas e abstratas
Perspectiva
Figura humana – módulos e esquemas
Luz e sombra

Mímica e pantomima
Improvisação
Criação e apresentação de teatros
Curta metragem
Apreciação musical

Paisagem sonora

Integração de linguagens

Música do carnaval brasileiro




8ªano
Artes visuais                                     Teatro                                     Música
Pintura
Releitura
Formas bidimensionais e tridimensionais
Escultura
Texturas
Cor, luz e harmonia
Figura e fundo
Proporção
Figura humana
Luz e sombra
Perspectiva
Gêneros artísticos

Improvisação
Técnicas teatrais
Produção de curta metragem

Apreciação musical

Oficina musical

Combinação dos sons

Instrumentos musicais

Grupos de instrumentos

Integração, movimento, gesto e som

Tessitura

Rap

MPB

      


9º ano
Artes visuais                         Teatro                                    Música


Apreciação musical

Gêneros da MPB

Noel Rosa

Chanchada

Pagode

Leitura de música

Sonoplastia

Trilha sonora

Música romântica

Diferenças e semelhanças entre gêneros musicais



                                      
 Contextualização
5ª série
Artes visuais                                 Teatro                                     Música
Gêneros artísticos

Arte abstrata

Arte abstrata

Arte: fundamentos-
Música
Plásticas
Dança

Estilo
Trajetórias da arte
A dimensão dialética da arte

Lichtenstein (designer  do cotidiano)

Georges Seurat

Arte popular e brasileira

Arte acadêmica

Artistas plásticos brasileiros

 Contexto histórico dos Museus

Pontilhismo


Tela viva integrando linguagens
Teatro;
Como autoestima
Como autoconhecimento

O que é musica?

Música  das nações

Musica popular e erudita


6ª série
Artes visuais                                 Teatro                                          Música
Arte conceitual

Arte ambiental

Arte brasileira e universal

Hiperrealismo

Neogeometrismo

 Gustavo rosa

Mondigliani

Niki de Saint Phalle

Op art

Surrealismo universal e brasileiro

Salvador dali

Tarsila do Amaral

A identidade cultural da arte do retrato e do autorretrato

Elementos básicos das linguagens artísticas

Shakespeare

Elementos essências
Gêneros musicais

7ª série
Artes visuais                                 Teatro                                          Música
Manifestações da arte
Patrimônio da humanidade
Arte cristã
Sérgio Honorato
Gustav Klimt
Giovan Samico
Multiculturalismo
Poéticas indígenas
Barroco
Caravaggio 
Velázquez
Arquitetura barroca
Cubismo
Pablo picasso
Arte africana
Pop arte
Andy Warhol
Leda Catunda
Moda Elifas Andreato

Arte Egípcia
Renascimento
Leonardo Davinci
Van Gogh
Gestalt

Fantasma da ópera
Alfred Hichock
Efeitos especiais
Eslaides
Instrumentos musicais
Orquestra
Música clássica

8ª série
Artes visuais                                 Teatro                                          Música
Arte como profissão, prazer, poder e conhecimento.
Arte na idade média
Potinari
Giotto
A mídia na arte
Sandro Botticelli
Estética

Cinema
Cinema novo
História do teatro
Música popular brasileira
Samba e marcha
Samba canção
MPB


Fruição
5º Série
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

Ver

ouvir

 Interpretar a produção artística

Julgar as qualidades dos objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).

 Construção e reconstrução dos  signos por meio da cultura,baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender dentro  de uma  cultura , filosofia e crenças.

Estética

E elementos da linguagem visual

Ver

Ouvir

Analisar a produção teatral


Descrição
Titulo
Lugar - época

A representação

Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam;

Leitura - observar vários estilos

Interpretação

Elementos formais (tríade)

Ouvir

ler

Interpretar

Apreciar diferentes músicas

Titulo lugar época material
A representação
Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação

Elementos formais

6º Série
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

Ver

ouvir

 Interpretar a produção artística

Julgar as qualidades dos objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).

 Construção e reconstrução dos  signos por meio da cultura,baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender dentro  de uma  cultura , filosofia e crenças.

Estética

E elementos da linguagem visual

Ver

Ouvir

Analisar a produção teatral


Descrição
Titulo
Lugar -época

A representação

Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam;

Leitura - observar vários estilos

Interpretação

Elementos formais (tríade)

Ouvir

ler

Interpretar

Apreciar diferentes músicas

Titulo lugar época material
A representação
Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação

Elementos formais

7º Série
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

Ver

ouvir

 Interpretar a produção artística

Julgar as qualidades dos objetos, (sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).

 Construção e reconstrução dos  signos por meio da cultura,baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender dentro  de uma  cultura , filosofia e crenças.

Estética

E elementos da linguagem visual

Ver

Ouvir

Analisar a produção teatral


Descrição
Titulo
Lugar - época

A representação

Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam;

Leitura - observar vários estilos

Interpretação

Elementos formais (tríade)

Ouvir

ler

Interpretar

Apreciar diferentes músicas

Titulo lugar época material
A representação
Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação

Elementos formais

8º Série
Artes visuais                                      Teatro                                     Música

Ver

ouvir

 Interpretar a produção artística

Julgar as qualidades dos objetos ,(sendo que o conhecimento é portador do conhecimento do objeto).

 Construção e reconstrução dos  signos por meio da cultura,baseando-se na visão do meio circundante em que vive.
Procurar entender dentro  de uma  cultura , filosofia e crenças.

Estética

E elementos da linguagem visual

Ver

Ouvir

Analisar a produção teatral


Descrição
Titulo
Lugar -época

A representação

Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam;

Leitura - observar vários estilos

Interpretação

Elementos formais (tríade)

Ouvir

ler

Interpretar

Apreciar diferentes músicas

Titulo lugar época material
A representação
Técnica

Analise formal –
Como se influenciam e como se relacionam

Leitura - observar vários estilos

Interpretação

Elementos formais