5º ano

2014
Diretriz Pedagógica– 5º ano

LÍNGUA PORTUGUESA





ASPECTOS DISCURSIVOS E TEXTUAIS
·         Leitura com entonação e ritmo.
·         Criticidade, argumentação, análise, síntese e socialização do texto.
·         Identificação e compreensão dos elementos que compõem a narrativa: tempo; espaço; personagens; conflito; desfecho.
·         Reflexão sobre o léxico para entendimento do texto.
·         Identificação da ideia principal do texto.
·         Inferência das ideias implícitas no texto.
·         Ampliação do conhecimento e das características dos gêneros textuais: reportagem, história em quadrinhos, crônica, lenda, declaração, cordel, romance de aventura, entrevista, manual de instrução, sinopse, peça teatral, texto de divulgação científica.





















ASPECTOS LINGUÍSTICOS
·         Distinção entre fala e escrita.
·         Discurso direto e indireto.
·         Uso do parágrafo.
·         Reconhecimento do uso da linguagem adequada ao interlocutor.
·         Linguagem verbal e não-verbal.
·         Uso dos sinais de pontuação.
·         Noções sobre palavra primitiva e derivada.
·         Divisão silábica e tonicidade.
·         Sentido conotativo e denotativo.
·         Acentuação de monossílabas e oxítonas.
·         Identificação e uso de acentos gráficos.
·         Gênero, número e grau do substantivo.
·         Identificação das preposições.
·         Concordância nominal, verbal e adjetiva.
·         Adjetivo e adjetivo pátrio.
·         Reconhecimento do uso dos pronomes.
·         Identificação de verbos no modo infinitivo e imperativo.
·         Uso de advérbios e locuções adverbais.
·         Identificação de conjunções e sua função.
·          Variedade linguística formal, informal e pessoal.
·         Uso do vocativo.
·         Uso da interjeição.
·         Uso de onomatopeias.
·         Artigos.
·         Uso de letras maiúsculas e minúsculas.
·         Uso dos tempos verbais.
·         Características dos poemas de cordel, estrofes, rimas, ritmos e versos.
·         Elementos de coesão (nominal e verbal).
·         Uso do dicionário.
·         Ortografia: palavras com EI/OU.
·         Terminações ISSE/ ICE.
·         Uso de O ou U no final das palavras.
·         Identificação do fonema /Z/ representado nas letras S, X e Z.
·         Palavras com –ança e –ansa.
·         Reconhecimento da semelhança entre o som das letras L e U, em final de sílaba.
·         Reconhecimento de que as letras S e Ç podem apresentar o mesmo som.







PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO
·         Textos narrativos com argumentação, foco narrativo, coerência, coesão, estrutura frasal, concordância nominal e verbal, utilizando todos os tipos de pontuação.
·         Identificação do sentido global dos textos.
·         Elaboração de texto expositivo, de sínteses, histórias em quadrinhos em estilo mangá, questionários para entrevista, sinopse.
·         Produção de entrevistas, crônicas, lendas, estatuto coletivo sobre os animais, conto com base em cordel, textos instrucionais.
·         Criação de uma peça teatral com base em uma fábula.
·         Contação de histórias e roda de conversa sobre as histórias criadas.
·         Declamação de cordel e apresentação dramatizada.
·         Leitura dramática de peça teatral.







Matemática
1º Volume
1.    SISTEMA DE NUMERAÇÃO E A FUNÇÃO SOCIAL DOS NÚMEROS.
Números e operações
Espaço e forma
Grandezas e medidas
Tratamento da informação
*Reconhecimento dos números no contexto diário: função social
*Sistema de numeração decimal.
*Medida de massa: relação entre kg e tonelada.
*medida de comprimento: transformação de unidades de medidas ( cm,mm,m).
*Medida de tempo: transformação meses em dias.
*Análise, interpretação, formulação e resolução de situações - problema, envolvendo as quatro operações com números naturais.
*Multiplicação: raciocínio proporcional.
*Frações de quantidade.
*Estimativa e cálculo mental.
*Explorando relações existentes nas tabuadas.


*Polígonos: quadrado, triângulo, paralelogramo.
* Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas.
*Desenho e transformação de figuras em malhas quadriculadas.
* Cálculo e comparação de áreas de figuras desenhadas em malhas quadriculadas (u.a)
* Perímetro
*Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
*Análise e interpretação de gráfico de barras.




2.    NÚMEROS, CÁLCULOS E FORMAS
*Ampliação do sistema de numeração decimal
 ( centena de milhar)
*Composição e decomposição de quantidades (Centenas de milhares)
*Adição e subtração sem e com reagrupamento.
*Multiplicação por um e por dois algarismos ( pelo algoritmo) com e sem reagrupamento.
*Divisão ( algoritmo por estimativa ) com um e dois algarismos no divisor.
*Relação entre quociente e resto
*Estimativa e cálculo mental ( por composição e decomposição de dezenas, centenas e milhares)
*Utilização da calculadora para compor quantidades, utilizando as quatro operações.
*Frações de quantidade
 ( meio, terço, quartos, quintos, décimos, centésimos)


* Vista de objetos: Frontal, superior, lateral (descrição, interpretação e representação da posição de empilhamentos com cubos, fotos e figuras representadas em malhas)
*Medidas de massa: Kg, tonelada.
* Medida de tempo: década, séculos.
*Leitura e interpretação de dados presentes em tabelas e gráficos.
*Construção de gráficos.

3.    MÚLTIPLOS E DIVISORES
*Multiplicação por um e por dois algarismos (pelo algoritmo) com e sem reagrupamento.
*Tabela das multiplicações.
*Divisão (algoritmo por estimativa) com um e dois algarismos no divisor.
*Múltiplos
 *Divisores
* Identificação do divisor de um numero natural.
*Relação entre as operações inversas: multiplicação e divisão; adição e subtração.
* Compreensão das relações de divisibilidade
* Menor Múltiplo Comum - mmc


* Coordenadas
*Utilização de malhas para representar e localizar, no plano, a posição de um objeto (estudo de coordenadas)
*Reconhecimento e utilização de unidades de medida de comprimento: metro e quilômetro.
*leitura, interpretação e construção de tabelas e de gráficos.
*Gráfico de setores e pictograma.
*Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.

 

2º Volume
4.    FRAÇÕES DE QUANTIDADES
Números e Operações
Espaço e Forma
Grandezas e medidas
Tratamento da Informação
*Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problema, envolvendo as quatro operações com números naturais.
*Estimativa e cálculo mental envolvendo as operações de adição adição, subtração, multiplicação e divisão.
*Exploração do conceito de fração.
* Exploração da fração de uma quantidade e da fração de uma figura e a representação dessas frações.
* Tipos de frações
 ( menores e iguais aos inteiros)
*Simetria em figuras planas.
*Identificação dos eixos de simetria em uma figura.

*Reconhecimento e utilização de unidades de tempo (hora e minuto)
*Estimativas envolvendo tempo
*Leitura e interpretação de dados em tabelas.

5.    FRAÇÕES EQUIVALENTES
*Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problema, envolvendo as quatro operações com números naturais.
*Compreensão de frações equivalentes.
*Simplificação e comparação de frações a partir da equivalência.
*Frações maiores que o inteiro.
*Resolução de situações problemas envolvendo números fracionários.

*Reconhecimento e utilização das medidas de capacidade: litro e mililitro.
* Utilização de instrumentos arbitrários de medida que aplicam o conceito de fração.
*Leitura, interpretação e construção de gráficos de colunas.
*produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos.

6.    FORMAS, NÚMEROS E OPERAÇÕES
*Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problema, envolvendo as quatro operações com números naturais.
*Estimativa e cálculo mental envolvendo multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000.
*Ideias das operações com frações por meio de situações problema ( sem uso das formas convencionais de registro)
*Classificação dos sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.
* Identificação de faces, vértices e arestas.
*Reconhecimento e utilização das medidas de massa (grama e quilograma)
* Exploração da relação entre a área e perímetro de retângulos utilizando o quadriculado.
* Introdução do metro quadrado




3º volume
7.    OS NÚMEROS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Números e Operações
Espaço e Forma
Grandezas e medidas
Tratamento da Informação
*Compreensão do Sistema de Numeração Decimal
 ( Milhões e Bilhões )
* Leitura, escrita, comparação, ordenação, classes, ordens e valor posicional.
* Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problema, envolvendo as quatro operações com números naturais.
*Aproximação e arredondamento de quaisquer quantidade numérica.
*Reconhecimento de números primos e compostos.


*Utilização de unidades de base para medir áreas e perímetros
 ( metro, metro quadrado e centímetro quadrado)

* Leitura e interpretação de dados em tabelas




8.    NÚMEROS DECIMAIS E MEDIDAS
*adição e subtração de números decimais, com e sem reagrupamento.
*multiplicação de números decimais por um número natural.
*Multiplicação de números decimais por 10, 100 e 1000.
*Reconhecimento e utilização das medidas de comprimento e de valor, com números decimais.
Exploração de números decimais: décimos ,centésimos e milésimos .
*reconhecimento da relação entre frações e números decimais.
*Comparação e ordenação de números decimais.( reta numérica)
*Estimativa e cálculo mental envolvendo números decimais,
*Utilização da calculdora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades de números decimais.
*Coordenadas cartesianas. *Utilização de malhas para representar e localizar, no plano a posição de um objeto.

* Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas




9.    OS NÚMEROS DECIMAIS NO COTIDIANO
*Divisão de um numero natural por outro natural com quociente decimal.
*Divisão de um numero decimal por um numero natural, com quociente natural.
*Divisão de números decimais por 10, 100 e 1000.
*Ideia da porcentagem
*Cálculo da porcentagem em diversas situações.
*Multiplicação por número decimal. ( inteiro por decimal)
* Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problema, envolvendo as quatro operações com números decimais.
*Exploração da ideia de probabilidade.


* Reconhecimento e utilização de unidades de medidas de temperatura: grau Celsius.
*Leitura interpretação e construção de tabelas.
* Leitura , interpretação e construção de gráficos de setores ( a construção em círculos já subdivididos, sem utilização de ângulos )




4º VOLUME

10. NÚMEROS, MEDIDAS E COMPOSIÇÕES

Números e Operações
Espaço e Forma
Grandezas e Medidas
Tratamento da Informação
*Multiplicação (construção do algoritmo da multiplicação por três algarismos)
*Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com números naturais e decimais
*Cálculo de porcentagem






*Identificação de restas, semirretas e segmentos de reta
*Cálculo de área e de perímetro com números decimais

*Reconhecimento e utilização de unidades de medida de temperatura: grau Celsius
*Análise e interpretação de dados em gráficos e tabelas

*Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas



11. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: NÚMEROS E FORMAS

*Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com números naturais, números decimais e frações
*Comparação de números decimais usando a simbologia adequada
*Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados





*Reconhecimento de retas paralelas, concorrentes e perpendiculares
*Reconhecimento e utilização das medidas de massa e de comprimento com os números decimais
*Identificação de ângulo: reto, obtuso e agudo
*Reconhecimento e utilização de unidades de tempo: horas, minutos e segundos





*Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas


12. NÚMEROS, OPERAÇÕES E SITUAÇÕES-PROBLEMA

*Análise, interpretação, formulação e resolução de sistuações-problema, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com números naturais, números decimais e frações
*Resolução de problemas envolvendo a idéia de possibilidades e de raciocínio combinatório
*Cálculo de frações de quantidade
*Exploração das possibilidades diante de uma situação constituída por etapas sucessivas (árvore de possibilidades)
*Identificação de possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los (raciocíno combinatório)
*Exploração da idéia de probabilidade
*Cálculo de probabilidade de um evento acontecer: relação entre os números fracionários e porcentagem
*Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver






*Reconhecimento de retas perpendiculares
*Identificação de ângulo: reto, obtuso e agudo
*Composição de cubo e paralelepípedo a partir de cubos menores






*Utilização das medidas de massa (com números decimais e números fracionários)
*Cálculo de volume do cubo e do paralelepípedo
*Relação entre m³
 e litros









* Leitura, interpretação e construção de tabelas de dupla



CIÊNCIAS


1º VOLUME
Cuidados com os dentes
O mecanismo da digestão
Trocando gases na respiração



2º VOLUME
Função do coração, artérias e vasos
Conhecendo o sangue (sistema circulatório)
Eliminado os resíduos (sistema excretor)


3º VOLUME
Reagindo a estímulos do ambiente
Mudanças no ciclo vital
Sexualidade humana


4º VOLUME
Introdução a química
A vida no planeta



HISTÓRIA

1º VOLUME
O Brasil republicano
As mudanças no Brasil republicano



2º VOLUME
Os imigrantes do Brasil
O Brasil dos imigrantes


3º VOLUME
As mudanças no início da república
O cotidiano da República Velha


4º VOLUME
A era do rádio
Do populismo à abertura política



LIVRO REGIONAL- História

Deslocamento populacionais regionais
Movimentos políticos regionais





GEOGRAFIA

1º volume

1. As formas de relevo no Brasil

Formas de relevo
Transformações do relevo, ao longo do tempo, na cidade e no campo.

2. A hidrografia no Brasil

Conceitos de hidrografia
Principais bacias hidrográficas do Brasil
A transformação da paisagem por meio dos rios


2º volume

3. Os climas do Brasil

Diferenças entre tempo atmosférico e clima
Elementos do clima
Tipos climáticos no Brasil

4. Os biomas no Brasil

Definição de bioma
Os biomas brasileiros e suas características
Os impactos ambientais e os seres humanos

3º volume

5. A diversidade cultural brasileira

A cultura indígena
A cultura afro-brasileira
A cultura imigrante
A cultura brasileira

6. O ambiente como expressão da cultura

A relação entre sociedade e natureza
Manifestações da cultura no espaço geográfico

4º volume

7. Os brasileiros que não moram no Brasil

Emigração brasileira
Distribuição geográfica dos emigrantes brasileiros em outros continentes

8. O Brasil compra e vende

Comércio internacional brasileiro: exportações e importações.


LIVRO REGIONAL Geografia

1.    Paisagens de Santa Catarina:
Relevo -  Hidrografia – Clima e Vegetação.

2.    Atividades econômicas e a modernização em Santa Catarina.




2013
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura:

  • Leitura com entonação e ritmos.
  • Criticidade, argumentação, análise, síntese e socialização do texto.
  • Identificação da idéia principal do texto.
  • Diferenciação entre narrador e autor (história ficcional).
  • Identificação da estrutura de vários gêneros textuais: tirinha, charge, reportagem, relato histórico.

Prática de Análise Linguística:

  • Textos narrativos com argumentação, foco narrativo, coerência, coesão, estrutura frasal, concordância nominal e verbal, utilizando todos os tipos de pontuação -
  • Descrição, resumo, diálogo;
  • Noção de dissertação.
  • Construção e reconstrução de diversos textos como: construção de painéis coletivos, poema, poesia, entrevistas, cartas, reportagens, história, anúncio de jornal, pesquisas.
  • Divisão silábica e tonicidade.
  • Acentuação de monossílabas e oxítonas.
  • Gênero, número e grau do substantivo.
  • Preposições.
  • Sinais de pontuação -  Tipos de frases.
  • Flexão nominal, verbal e adjetiva.
  • Identificação de verbos (infinitivo e imperativo)
  • Uso de advérbios e locuções adverbais.
  • Análise dos recursos que produzem humor nas histórias em quadrinhos (gestos, onomatopeias, tipos de balões).
  • Estrutura de um diário;
  • Variedade lingüística formal, informal e pessoal;
  • Uso do vocativo;
  • Uso da interjeição;
  • Uso do prefixo super;
  • Noção de sujeito;
  • Artigos;
  • Uso de letras maiúsculas e minúsculas;
  • Representação de numerais em textos;
  • Uso dos tempos verbais;
  • Grafia das palavras: uso de mas e mais, a gente e agente, terminação ão e am, de repente, por isso e depressa, mal e mau;
  • Características dos poemas de cordel, estrofes, rimas, ritmos e versos;
  • Variedades linguísticas;
  • Uso de conectores de textos;
  • Elementos de coesão (nominal e verbal);
  • Uso dos porquês;

Práticas de Produção de Texto:

  • Elaboração de texto informativo, literário, sinopse, lendas;
  • Criação de histórias em quadrinhos e tirinhas;
  • Pesquisa e registro de informações;
  • Confecção de cartaz;
  • Identificação de problemas textuais e gramaticais em textos produzidos por alunos;
  • Escrita de uma nova versão de lendas, fábulas;
  • Elaboração de uma fábula com base na escolha de um provérbio.







MATEMÁTICA
Números e operações:

  • Sistema de numeração decimal: novas classes e ordens.
  • Valor posicional: composição e decomposição;
  • Antecessor e sucessor;
  • Sequência numérica;
  • Metade, dobro e triplo;
  • Análise, interpretação e resolução de situações-problema;
  • Adição, subtração com e sem reagrupamento;
  • Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor;
  • Estimativa e cálculo mental;
  • Utilização da calculadora;
  • Relação entre multiplicação e divisão;
  • Leitura, escrita, comparação e ordenação de números;
  • Números ordinais;
  • Localização de números na reta numérica;
  • Números racionais: conceitos, representações, operações simples e complexas;
  • Números primos, múltiplos e divisores;
  • Sistema monetário;
  • Algoritmo da multiplicação envolvendo a propriedade distributiva;
  • Tabuada: memorização e prática;
  • Probabilidade: raciocínio e cálculos estimativos mentais;
  • Estatística: pesquisas, médias, construção de interpretação de tabelas e gráficos.
  • Divisão e multiplicação por 10, 100 e 1000.
  • Exploração de fração.
  • Noções de porcentagem.


Grandezas e Medidas:

  • Tempo: século, milênio, horas, minutos, segundos (equivalências, reconhecimento, comparações).
  • Medidas: capacidade, superfícies, massa, volume, distância, múltiplos e submúltiplos.
  • Operações com sistema monetário.
  • Noções de medidas de temperatura.
  • Cálculo e comparação de áreas de figuras em malhas quadriculadas, triangulares.
  • Resolução de problemas envolvendo sistema de medidas, massa, volume, tempo, comprimento.
  • Exploração da relação entre as medidas de comprimento.
  • Utilização de unidades convencionais para medir áreas e perímetros ( metro e metro quadrado).

Espaço e Forma:

  • Cálculos e medidas de formas: altura, base, lados, área, perímetro, volume.
  • Noções e conceitos de ponto, reta, plano e linha.
  • Identificação de formas simples e tridimensionais no ambiente.
  • Formas geométricas espaciais.
  • Formas geométricas planas.
  • Simetria.
  • Construção e transformação de figuras em malhas quadriculadas.
  • Análise, descrição, interpretação e representação da posição de cubos.
  • Eixo de simetria;
  • Composição e decomposição de figuras planas.
  • Uso do tangran.
  • Classificação e construção de sólidos geométricos;
  • Identificação faces, vértice e arestas;





GEOGRAFIA

Espaço e Representações:

  • Transformação do espaço do território brasileiro;
  • Distribuição da população brasileira;
  • Brasil: Espaço ocupado, transformado e consequências;
  • Linhas e círculos imaginários;
  • Noções de complexos geoeconômicos;
  • Brasil hoje: regiões brasileiras;

Sociedade:

  • Distribuição da população brasileira
  • Modificações das paisagens no decorrer do tempo pela ação humana
  • Interferência dos seres humanos nas condições climáticas e vegetais
  • Migrações internas

Natureza:
  • Reconhecimento das diferentes formas de se relacionar com a natureza
  • Regiões naturais do Brasil e suas formas de relevo.
  • Rios e Bacias hidrográficas do Brasil
  • Climas do Brasil e Santa Catarina
  • Vegetação brasileira e Santa Catarina
  • Preservação do ambiente
  • Limites naturais

Trabalho:

  • Ocupação e organização do espaço brasileiro no decorrer do tempo
  • Aproveitamento econômico das paisagens naturais
  • Identificação do trabalho determinando a ocupação do território brasileiro
  • Relação entre agropecuária urbanização e modernização regional


HISTÓRIA


Cotidiano (eixo sociocultural)

  • Abolição da escravatura
  • Movimento abolicionista
  • Movimento republicano
  • Diversidade étnica que compõe o Brasil
  • Imigração
  • O trabalho nas fábricas no inicio do século XX
  • Ditadura Militar e movimentos populares

Cotidiano (eixo local)
  • Preconceito (local)
  • Memória republicana (local)
  • Hábitos e costumes dos imigrantes no Brasil
  • Problemas sociais brasileiros
  • Cidadania
  •  Participação política


Cotidiano (eixo político-econômico)
  • Proclamação da República;
  • Economia cafeeira;
  • A guerra de canudos;
  • As greves de 1917;
  • O contexto político da república velha;
  • Redemocratização (pós ditadura);
  • Participação política na atualidade;

CIÊNCIAS


A vida na terra:

  • Noções sobre a organização do corpo humano: células, tecidos, órgãos e sistemas.
  • Alimentação: necessidade básica para manutenção da vida.
  • Digestão: a transformação dos alimentos no sistema digestores humano.
  • [Respiração e as trocas gasosas entre o corpo e ambiente.]
  • Respiração celular e a obtenção da energia.
  • Principais órgãos do sistema respiratório humano e suas funções.
  • Circulação dos materiais pelo organismo.
  • Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular humano.
  • Componente do sangue humano.
  • Excreção: anatomia e fisiologia do sistema urinário do ser humano.
  • Reprodução como função de manutenção da espécie.
  • Transformações que ocorrem no corpo de meninos e meninas durante a puberdade e os hormônios envolvidos nessas mudanças.
  • Funcionamento dos sistemas sexuais masculinos e femininos.
  • Sistemas de coordenação: anatomia e fisiologia dos sistemas nervosos humano.
  • Sistema de locomoção: anatomia e fisiologia do sistema esquelético e muscular humano.

Saúde e qualidade de vida:
  • Poluição do ar e as doenças respiratórias.
  • Condições básicas para se ter uma vida saudável.
  • Importância da higiene pessoal e doenças sexualmente transmissíveis.
  • Prevenção de acidentes que podem causar danos ao sistema nervoso.

Ação Transformadora do ser humano:
  • Alimentação;
  • Sexualidade humana;


ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES


Cadernos:
  • Caderno de Língua Portuguesa
  • Caderno de Matemática
  • Caderno de Geografia
  • Caderno de História
  • Caderno de Ciência
  • Caderno ou Portfólio para Avaliações

Quantidade de Tema:
  • Três vezes por semana

Correção do Livro:
  • Correção coletiva no quadro do tema e atividades, mas cabendo ao aluno a correção de conteúdo ou ortografia no seu livro.  A cada final de unidade o professor irá recolher o livro para passar um visto com data e observar a organização, estética e atividades concluídas.

Aula de Leitura:
  • A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Rosabel T. S. da Silva
Maria de Fátima D. da Silva
Eni R. S. Martinazzo
Andreia Martinazzo Braga
Izolde Ravanelli
Adriana Mari Faé da Silva
Simone Thomé Regalin