Educação Infantil


DIRETRIZES –CRECHE

SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRIVILEGIADOS
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
BERÇÁRIO ( 4 meses a 1 ano )
IDENTIDADE E AUTONOMIA
·         Imagem do próprio corpo;
·         Experiências diante do espelho;
·         Sensações sentidas pelo corpo: fome, sono, calor, frio, desconforto e prazer;
·         Gosto e preferências;
·         Expressões e sentimentos em si;
·         Deslocamento em diferentes direções;
·         Experimentação de diversos sabores;
·         Brincadeiras com diferentes objetos;
·         Interação com o meio.
INTIMIDADE
·         Desenvolvimento da autoestima e confiança;
·         Reconhecimento de situações de conforto e desconforto;
·         Segurança em estar com os adultos de referência;
·         Inserção nas ações de cuidado e higiene.
ARTES VISUAIS
  • Participação em diferentes processos de contato com a Arte produzida em diferentes culturas;
  • Expressão e exploração de diferentes materiais bidimensionais e tridimensionais.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         Participação em momentos planejados de leitura e contação de histórias;
·         Exploração de diferentes portadores de textos (escrito, imagens, etc.)
·         Emissão de sons na tentativa de comunicação;
·         Reconhecimento de vozes comuns no seu cotidiano;
·         Comunicação por meio de gestos (dizer sim e não com a cabeça, apontar com o dedo, acenar, dar tchau, bater palmas, etc.);
·         Reconhecimento de si quando chamado pelo nome;
·         Reconhecimento das intenções da fala do adulto;
·         Emissão de sons nas tentativas de comunicação (balbuciar);
MOVIMENTO
·         Início do conhecimento do corpo e das partes;
·         Controle e inserção em praticas de movimentos: acompanhar e pegar objetos, sentar-se, rolar-se, arrastar-se, esconder-se, etc.;
·         Experimentações de movimentos corporais no contato direto com o adulto (colo/embalo);
·         Movimentação em forma de dança, a partir de estímulos rítmicos ( CDs, palmas, comandos orais entre outros);
·         Exercitar a motricidade ampla e fina.
MÚSICA
·         Exploração e produção de sons: voz e sons corporais;
·         Apreciação de diferentes ritmos e gêneros musicais;
·         Percepção e reação a diferentes sons naturais ou produzidos;
·         Inserção de gestos e movimentos que acompanhem o ritmo.



RELAÇÕES MATEMÁTICAS

·         Desenvolvimento de noções de orientações em relação a pessoas objetos, deslocando-se no espaço;
·         Conhecimento e exploração dos espaços da sala, deslocando-se gradativamente com autonomia;
·         Interesse nas pessoas e/ou objetos escondidos;
·         Manuseio de objetos variados, empilhando-os, encaixando-os, derrubando-os e repetindo as ações;
·         Estratégias para a busca de objetos fora de seu alcance;
·         Manipulação de objetos na tentativa de abrir, encaixar ou empilhar.

NATUREZA E SOCIEDADE

·         Exploração do espaço da sala em diferentes posições e perspectivas, com o auxilio do professor;
·         Exploração de diferentes brinquedos e espaços em atividades dirigidas;
·         Reconhecimento da sala e dos demais espaços em que participa de atividades;
·         Interação em brincadeiras com adultos;
·         Demonstração de estranhamento, rejeição ou afeição e preferência por pessoas, objetos ou espaços que lhe são ou não familiares;
·         Percepção de que suas atitudes geram conseqüências nas relações estabelecidas;
·         Observação de diferentes ambientes e paisagens naturais;
·         Exploração e localização de objetos e espaço
MATERNAL I

IDENTIDADE E AUTONOMIA

*Imagem do próprio corpo;
*Percepção visual em si e nos outros;
*Experiências de pesquisa diante do espelho;
*Limites do próprio corpo;
*Sensações sentidas pelo corpo: fome, sono, calor, frio, desconforto e prazer;
*Gostos e preferências;
*Expressões e sentimentos em si e no outro;
*Deslocamento em diferentes direções;
*Experimentação (curiosidade) de diversos sabores;
*Tentativas de utilização de utensílios para alimentação (colher);
*Brincadeiras com diferentes objetos;
*Execução de ações cotidianas ao seu alcance (rotina);
*Expressão de vontade em situações comunicativas mediante diferentes formas de manifestações;
*Interação com o meio;

INTIMIDADE:

*Inserção em diferentes relações;
*Desenvolvimento de autoestima e confiança;
*Reconhecimento de situações de conforto e desconforto;
*Segurança em estar com os adultos de referencia;
*Inserção nas ações de cuidado e higiene;

ARTES VISUAIS:

*Participação em diferentes processos de contato com a Arte produzida em diferentes culturas;
*Expressão e exploração de diferentes materiais bidimensionais e tridimensionais;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

*Participação em momentos planejados de leitura (de imagens) e contação de histórias;
*Exploração de diferentes portadores de textos ( jornais, revistas, livros, folders, gibis...);
*Emissão de sons na tentativa de comunicação ( choro, grito, sorriso, fala...)
*Reconhecimento de voz comum ao seu cotidiano e intenções da fala do adulto;
            *Comunicação por meio de gestos ( dizer sim e não com a cabeça, apontar com o dedo, acenar, dar tchau, bater palmas, etc);
*Reconhecimento de si ao ser chamado pelo nome;
*Imitação de sons (animais, carros...);
*Participação de diferentes maneiras em situações de diálogos;
*Resposta corporal ou com diferentes sons à comunicação oral dos adultos e das crianças ao seu redor;

MOVIMENTO:

*Controle dos próprios movimentos;
*Propostas desafiadoras que possibilitem o ajustamento dos movimentos as exigências de diferentes práticas; (caminhar, correr, ter equilíbrio, pular, passar por cima, passar por baixo, motricidade fina, andar de motoca, chutar, rastejar, lateralidade...)
*Início do conhecimento do corpo e suas partes;
*Inserção em praticas de movimento: Acompanhar objetos, pegar objetos, sentar-se, rolar-se, arrastar-se e esconder-se etc;
*Experimentação de movimentos corporais no contato direto com o adulto (colo/ embalo), ocupando o espaço (frente, trás, diagonal, em cima, em baixo, lateral) e fazendo uso de tempos (lento moderado e rápido);
*Movimentação em forma de dança, a partir de estímulos rítmicos;
*Imitação de movimentos corporais conforme referencias propostas pelo professor;
*Apreciação de diferentes situações teatrais: fantoches, sombra, objetos, atores, entre outros.
* Imitação de diversos personagens (pessoas, animais, objetos)

MÚSICA:

*Exploração e produção de sons: voz, sons corporais, instrumentais, musicas e objetos sonoros.
*Exploração de qualidades sonoras ao cantar e na manipulação de objetos do cotidiano;
*Apreciação de diferentes ritmos e gêneros musicais;
*Experimentação sonora nas suas diversas possibilidades;
* Percepção e reação a diferentes sons naturais ou produzidos.

RELAÇÕES MATEMÁTICAS:

*Desenvolvimento de noções de espaço, transpondo obstáculos existentes ( cadeiras, bancos, caixas, etc...) em busca de objetos ou em direção a alguém.
* Conhecimento e exploração dos espaços da sala, deslocando-se gradativamente com autonomia;
* Interesse nas pessoas e/ ou objetos escondidos;
* Manuseio de objetos variados, empilhando-os, encaixando-os, derrubando-os e repetindo as ações.
Antecipação de situações cotidianas com base em determinados indícios ou sinais ( ao apresentar um livro, é o momento da história);
*Estratégias para a busca de objetos fora de seu alcance;

NATUREZA E SOCIEDADE:

*Exploração de diferentes brinquedos e espaços em atividades livres ou dirigidas;
*Reconhecimento da sala e dos demais espaços em que participa de atividades;
*Interação em brincadeiras com professores e colegas;
* Demonstração de estranhamento, rejeição ou afeição e preferência por pessoas, objetos ou espaços que lhe são ou não familiares;
*Percepção de que suas atitudes geram consequência nas relações estabelecidas;
* Compreensão das regras e limites ao brincar e agir, reconhecendo-se como parte do grupo.
*Observação de diferentes ambientes e paisagens naturais;
*Exploração e localização de objetos e espaços;
*Conhecimento de objetos e suas funções.










Maternal II

Formação social e pessoal

Identidade e autonomia
  • Imagem e limites do próprio corpo
  • Experiência diante do espelho
  • Utilização de utensílios relacionados à alimentação
  • Brincadeiras com diferentes objetos de acordo com a sua função simbólica ou social
  • Reconhecimento de seus pertences e dos colegas
  • Respeito às regras simples e de convivência
  • Organização dos brinquedos e materiais
  • Momentos de socialização entre as crianças de mesma idade e de idades diferentes
  • Vivência de brincadeiras, músicas e jogos pertencentes à cultura
  • Uso de diferentes linguagens para expressão de motivos, razões e vivências
  • Reconhecimento de limites e possibilidades pessoais em diferentes situações
  • Interação com o meio
  • Locomoção em direção a objetos e pessoas
  • Controle gradativo dos esfíncteres

Intimidade
  • Conhecimento de regras de convivência
  • Inserção em situações comunicativas em que possa expressar vontades, emoções e sentimentos
  • Manuseio de objetos de higiene, conquistando independência em seu uso, de forma gradual


Conhecendo o mundo

Artes visuais
  • Exploração de diferentes possibilidades gráficas na construção de percurso criativo individual
  • Participação em diferentes processos de leitura da arte produzida por diferentes culturas
  • Conhecimento e exploração, de massinha, argila, objetos e papéis que possibilitem construções tridimensionais
  • Manuseio de diferentes suportes disponibilizados em diferentes planos, texturas e espaços
  • Experimentação das múltiplas possibilidades no uso de tintas atóxicas
  • Exploração de diferentes riscantes (giz, caneta hidrocor, lápis de cor, além de materiais alternativos) e instrumentos (pincéis, brochas, rolinhos, esponjas, entre outros)


Linguagem oral e escrita
  • Relacionamento por meio de gestos, expressões e movimentos
  • Solicitação de objetos, de atenção ou de ajuda por meio de palavras ou gestos
  • Reconhecimento de seu nome, atendendo quando solicitado
  • Imitação de sons e palavras
  • Entendimento e resposta a ordens simples
  • Participação em momentos de contação e leitura de história
  • Combinação de duas ou mais palavras na elaboração de frases com progressiva ampliação de seu vocabulário
  • Comunicação oral para expressar necessidades, sentimentos, desejos ou vivências
  • Respostas simples às perguntas
  • Criação de hipóteses sobre o que pode estar escrito em fotografias, desenhos, títulos, símbolos, obras de arte
  • Imitação em situações de faz de conta, escrita
  • Participação na construção de textos coletivos escritos pelo professor
  • Participação em situações de diálogo
  • Memorização de canções e reprodução de partes dela
  • Relatos de histórias conhecidas

Movimento
  • Inserção em brincadeiras cantadas, jogos, ginástica, dança
  • Identificação do próprio corpo, explorando e ampliando possibilidades de movimento em diferentes situações
  • Diferentes possibilidades de movimentação sem e com locomoção
  • Controle dos próprios movimentos, ajustando habilidades e capacidades de acordo com os desafios propostos
  • Dança a partir de estímulos rítmicos (Cds, instrumentos musicais, palmas, comandos orais, entre outros)
  • Imitação e composição de movimentos corporais conforme referências propostas pelo professor
  • Movimentos corporais explorando o espaço (níveis: baixo, médio e alto; o tempo: lento, médio e rápido; a força: leve ou pesada; e a fluência: contida ou contínua)
  • Dança expressiva utilizando diferentes partes do corpo, em performances individuais e/ou coletivas
  • Interação com os seus colegas, construindo uma imagem positiva do seu corpo e do outro, e sentindo prazer em movimentar-se
  • Participação em jogos e brincadeiras que ampliem as possibilidades de expressão corporal
  • Apreciação de espetáculos de dança de diferentes estilos e culturas
  • Participação em situações de faz de conta, dramatização de histórias contadas, músicas e jogos teatrais, fazendo uso de figurinos, fantoches, entre outros, tanto individual como coletivamente
  • Diferentes expressões corporais na construção de personagens
  • Participação na elaboração de roteiros cênicos, com base em histórias conhecidas ou inventadas pelo grupo
  • Participação em brincadeiras e jogos que desenvolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento

Música
  • Participação em brincadeiras cantadas, cantigas de roda, jogos com palavras, acompanhado com palmas, movimentos ou com instrumentos variados
  • Identificação, exploração e reconhecimento de diferentes possibilidades sonoras
  • Expressão de preferencias musicais e sonoras, diante dos diferentes ritmos e gêneros musicais trabalhados

Relações matemáticas
·         Conhecimento e utilização de expressões de localização (dentro/fora, longe/perto, em cima/embaixo, de um lado/do outro lado)
·         Identificação dos diferentes espaços na creche (sala, direção, banheiros, refeitório, trocador, pátio, parque)
·         Antecipação dos efeitos de sua ação sobre os objetos (se bater nas peças elas caem)
·         Deslocamento com autonomia nos espaços
·         Iniciação da contagem oral de objetos e/ou coleções, com auxílio (situações lúdicas)
·         Comparação de pequenas quantidades, usando as palavras mais e menos
·         Uso de objetos do cotidiano (telefone, calculadora, relógio e computador) em situações de faz de conta, demonstrando conhecimento de sua função social
·         Identificação de situações e contextos onde os números são usados na sociedade (exemplo: gestos representando a idade)
·         Diferenciação do dia e da noite
·         Estabelecimento de noções temporais (antes e depois), utilizando situações de rotina como referência
·         Manuseio de objetos variados, empilhando-os, encaixando-os, utilizando conhecimentos de suas propriedades (diferentes tamanhos, formatos)

Natureza e sociedade

  • Observação e reconhecimento dos fenômenos simples da natureza
  • Percepção das transformações de objetos e espaços
  • Colaboração na manutenção e organização dos espaços
  • Exploração de diferentes espaços e objetos
  • Observação de seres vivos e seu modo de vida
  • Conhecimento de objetos e suas funções
  • Manuseio de elementos da natureza
  • Estimulo a percepção de situações de perigo, tomando precauções para evitá-las
  • Controle gradativo de atitudes impulsivas, adotando diálogo e negociação para solucionar conflitos
  • Interação com as demais crianças de diferentes turmas e idades
  • Construção de diferentes cenários para as brincadeiras de faz de conta (nos cantinhos)
  • Discussão e cooperação nas regras para as brincadeiras
  • Reconhecimento e respeito de diferentes opiniões e pontos de vista
  • Compreensão dos diferentes papéis sociais exercidos por diferentes pessoas nos diferentes contextos
  • Organização de diferentes objetos com ou sem ajuda
  • Interação e colaboração da família em atividades complementares
















CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E INTENSIDADE DE APLICAÇÃO PARA OS GRUPOS 3,4 E 5.

EIXOS
OJETIVOS POR EIXO
GRUPO 3
GRUPO 4
 GRUPO 5
















IDENTIDADE, AUTONOMIA E INTIMIDADE


  • Valorizar procedimentos relacionados a alimentação e a higiene corporal;
  • Utilizar adequadamente os sanitários;
  • Valorizar suas próprias produções, de outras crianças e da produção em geral;
  • Valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos;
  • Ter iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário;
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, identificando as partes sua função e importância e conhecendo suas sensações e limites.

  • Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação solidariedade e ajuda na relação com os outros.
  • Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive, em situações de interação;
  • Participação em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, os espaços e os personagens;
  • Conhecimento e utilização de algumas regras elementares de convívio social e respeito a elas;
  • Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso de materiais e do espaço, quando isso for pertinente;
  •  Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
  • Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas;
  • Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda, se necessário;
  • Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos;

  • Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação solidariedade e ajuda na relação com os outros.
  • Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive, em situações de interação;
  • Participação em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, os espaços e os personagens;
  • Conhecimento e utilização de algumas regras elementares de convívio social e respeito a elas;
  • Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso de materiais e do espaço, quando isso for pertinente;
  •  Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
  • Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas;
  • Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda, se necessário;
  • Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos;


  • Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeitando as mesmas manifestações das pessoas com as quais convive.
  • Iniciativa e autonomia para resolver pequenos problemas do cotidiano.
  • Participação em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos e o espaço, agindo criativamente sobre eles.
  • Valorização e incorporação do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
  • Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, cozinha, pular corda, etc.
  • Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade em relação com os outros.
  • Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estrutura, etc.
  • Valorização da limpeza e aparência pessoal.
  • Valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos e respeito a ela.
  • Conhecimento e utilização de algumas regras elementares de convívio social e respeito a elas.
  • Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e us dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente.
  • Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
  • Participação em atividade que envolvam a existência de regras e o respeito ao outro.
  • Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.
  • Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.











CULTURA ORAL E ESCRITA

  • Estimular a expressão corporal e escrita;
  • Realizar leituras incidentais, de imagens, rótulos, numerais, vogais, palavras e textos;
  • Desenvolver a linguagem oral gradativamente;
  • Cantar, ouvir e recontar histórias, fatos, par lendas, etc.;
  • Conhecer a função da escrita;
  • Identificar símbolos e sons das letras e palavras;
  • Aprimorar a linguagem escrita;
  • Estimular a expressão verbal e corporal aguçando a imaginação através das brincadeiras populares;
  • Conhecer diversas cantigas que desenvolvam a memória a concentração e a sequencia lógica;
  • Refletir e verbalizar hipóteses e experiências;
  • Identificar o alfabeto como um conjunto de sons e letras necessário para a construção da leitura e escrita;
  • Despertar o gosto pela leitura e valorizá-la como fonte de informação e meio de acesso ao mundo da comunicação;
  • Compreender, interpretar textos diversos;
  • Colocar-se no lugar do personagem.

  • Uso de linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivencias nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
  • Conhecimento e participação de jogos verbais, poemas, canções, contos e adivinhações;
  • Participações nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como poemas, contos, adivinhações e, também, textos informativos;
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, historias em quadrinhos, etc;
  • Reconhecimento do próprio nome ( ou símbolo) dentro do conjunto de nomes do grupo, em situações em que isso se faça necessário;
  • Participação em situações cotidianas nas quais o professor utiliza a escrita de maneira contextualizada;
  • Expressão de ideias por meio do desenho;
  • Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o sistema de escrita em língua materna;

  • Uso de linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivencias nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
  • Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;
  • Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas ideias e ponto de vista;
  • Relato de experiências vividas e narrações de fatos em consequência temporal e casual;
  • Reconto de histórias conhecidas com aproximação as características da história original no que se refere a descrição de personagens, cenários e objetos;
  • Conhecimento e participação de jogos verbais, poemas, canções, contos e adivinhações;
  • Participações nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como poemas, contos, adivinhações e, também, textos informativos;
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, historias em quadrinhos, etc;
  • Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
  • Participação em situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional;
  • Reconhecimento do próprio nome ( ou símbolo) dentro do conjunto de nomes do grupo, em situações em que isso se faça necessário;
  • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita;
  • Produções de textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins;
  • Expressão de ideias por meio do desenho;
  • Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna;
  • Respeito pela produção própria e aléia
  • Escrita do próprio nome  em situação em que isso  se é necessário
  • Trabalho com as letras do alfabeto;

·         Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivencias as diversas situações do cotidiano.
·         Relato de experiências vividas e de interpretações pessoais diante de informações recebidas nas diversas situações de aprendizagem.
·         Narração de fatos em sequencia temporal e casual.
·         Elaboração de perguntas e respostas que deem conta de explicar suas dúvidas, compreensão e curiosidade diante das diferentes situações com as quais contata.
·         Participação em situações que envolvam a necessidade de argumentar suas ideias e pontos de vista e de questionar as ideias e pontos de vista do outro.
·         Conhecimento, reprodução e interpretação de jogos verbais, como rimas, adivinhas, poemas e canções.
·         Reconto de histórias conhecidas, considerando suas características originais no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, sem ajuda do professor.
-Participação nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros: poemas, histórias infantis, etc.
-Observação, manuseio e leitura hipotética de materiais impressos, como livros, revistas, gibis, etc; previamente apresentados ao grupo.
- Valorização da leitura como fonte de prazer, de entretenimento, de comunicação e de informação.
- Leitura hipotética de palavras, tendo como referencia a imagem de algo que a represente e / ou sua letra inicial.
-Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita, apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras iniciais de uma palavra.
  • -Escrita do próprio nome em situações em que se faça necessária sua identificação pessoal, sem recorrer a um referencial.
  • Reconhecimento dos nomes de algumas pessoas do grupo e dos elementos que compõem o espaço da sala de aula.
  • Identificação das letras do alfabeto associando-as ou não aos valores sonoros convencionais.
  • Prática de escrita de próprio punho, utilizando conhecimento de que  dispõem no momento, sobre o sistema de escrita materna.
  • Respeito pela sua própria produção e produção alheia.
















RELAÇÕES
MATEMÁTICAS
  • Reconhecer a quantidade, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros;
  • Identificar os números nos diferentes contextos em que se encontram;
  • Relacionar número a sua respectiva quantidade;
  • Explorar algumas regularidades e regras presentes na seqüência dos números naturais e ordinais;
  • Utilizar o raciocínio lógico matemático para resolver e registrar problemas que envolvam o emprego de noções simples e calculo mental;
  • Registrar e comparar as escritas numéricas;
  • Comparar e identificar as grandezas utilizando os diferentes procedimentos;
  • Marcar o tempo por meio de calendários;
  • Ler e utilizar tabelas e gráficos;
  • Explorar, identificar e representar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces planas, etc.;
  • Seguir a ordem lógica do tempo (ontem, hoje, amanhã);
  • Organizar ordem cronológica do dia;
  • Situar-se no tempo e no espaço;
  • Diferenciar cores, formas, texturas, tamanhos e espessuras, por meio da seriação e classificação

  • Utilização a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam as suas necessidades;
  • Construção das primeiras ideias sobre quantidade;
  • Utilização de noções simples de calculo mental, como ferramenta para resolver problemas;
  • Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
  • Introdução as noções de medidas de comprimento por meio da utilização de medidas não convencionais;
  • Introdução a noção de medidas de tempo;
  • Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerem necessárias essas ações;
  • Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces, etc;

  • Utilização a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam as suas necessidades;
  • Utilização de noções simples de calculo mental, como ferramenta para resolver problemas;
  • Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
  • Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerem necessárias essas ações;
  • Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces, etc;
  • Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e /ou registros não convencionais;
  • Identificação da posição de um objeto numa série;
  • Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
  • Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades;
  • Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos;
*Conceitos matemáticos (em cima/ embaixo, frente/atrás, dentro/fora, grande/pequena, maior/menor);
*Cálculos;
*Aumentar/diminuir (subtração/ adição);
*Jogos;
*Resolução de problemas (em diferentes situações);
*Relacionar  números a quantidade representativa (0 a 10);
*Cálculos – raciocínios lógicos;
*Números naturais e ordinais;
*Unidades de medida;
*Tabelas e gráficos;
*Propriedades  geométricas;
*Ordem lógica do tempo;
*Ordem cronológica do dia;
*Seriação e classificação;
  • Utilização da contagem oral nas brincadeiras, em situações cotidianas em que se faz necessário em outras nas quais as crianças reconheçam suas necessidades.
  • Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, anotação numérica e / ou registros não convencionais.
  • Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
  • Identificação da posição do número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
  • Associação e registro de um número relacionando-o à sua respectiva quantidade.
  • Identificação e registro de número.
  • Utilização de materiais manipuláveis e de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolve e registrar problemas.
  • Comparação e identificação de grandezas, utilizando diferentes procedimentos.
  • Introdução à utilização de medidas de tempo convencionais (relógio) relacionadas às não convencionais.
  • Marcação de tempo por meio de calendários.
  • Exploração, identificação e representação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipo de contornos, bi dimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.
  • Representação da posição de pessoas e objetos numa cena, empregando vocabulário pertinente para identificar ambos, nesta e em outra situações que se fizer necessário.
  • Representação de situações, identificando pontos de referencia em relação aos elementos registrados.
  • Representação gráfica de produções em que se faça presente o uso de elementos tridimensionais.
  • Descrição e representação de ambientes, pequenos percursos e trajetos.















NATUREZA E CULTURA:
DIVERSIDADE
  • Identificar alguns papeis sociais existentes em seu grupo de convívio, dentro e fora da escola;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para sua vida, bem como a estética e postura;
  • Cumprir a combinação de regras de convivência em grupo e aquelas referentes a uso de materiais e do espaço escolar;
  • Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, danças e canções que digam respeito às tradições de sua comunidade e de outras, buscando meios de conhecê-las;
  • Valorizar e preservar os espaços coletivos e o meio ambiente;
  • Conhecer os cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente;
  • Identificar aspectos ecológicos: água, ar, solo, danos causados pela ação do homem;
  • Diferenciar a água potável e a água poluída;
  • Diferenciar a zona rural da zona urbana;
  • Explorar e estabelecer relações com o meio ambiente e as diferentes formas de vida;
  • Diferenciar espécies de animais, ciclo de vida e habitat;
  • Classificar os animais, estabelecendo relações entre o meio e as formas de vida existentes, valorizando sua importância para a preservação da qualidade de vida e perpetuação das diferentes espécies;
  • Identificar similaridade e diferenças entre seres vivos e brutos;
  • Valorizar.e respeitar as diferentes estruturas familiares;
  • Conhecer e diferenciar os vários tipos de moradia;

  • Participação em atividades que envolvam brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de suas comunidades e de outras;
  • Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
  • Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do ambiente;
  • Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionadas a segurança e a prevenção de acidentes;
  • Conhecimento de algumas propriedades e objetos;
  • Conhecimentos de algumas propriedades de alimentos e plantas;
  • Percepção dos cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com saúde de forma geral;
  • Valorização de atitudes relacionadas à saúde e bem estar, individual e coletivo;
  • Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
  • Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo;

  • Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de suas comunidades e de outras;
  • Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do ambiente e atitudes de manutenção desses espaços;
  • Percepção dos cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente;
  • Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
  • Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
  • Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  • Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais;
  • Reconhecimento da importância da água para os seres vivos;
  • Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;


  • Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, danças e canções que dizem respeito às tradições de sua comunidade e de outras, buscando meios de conhecê-las.
  • Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado, identificando características próprias do grupo em que está inserido.
  • Identificação e reconhecimento da importância de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio dentro e fora da instituição.
  • Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e conhecimento de diferentes formas de expressão cultural do mesmo.
  • Observação da paisagem local
 ( diferentes moradias) .
·         Utilização, com ou sem ajuda dos adultos, de imagens ou outros registros para observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo, identificando a ação do homem sobre estas.
·         Valorização e prática de atitudes que visem à manutenção dos espaços por onde circula e de outros.
·         Conhecimento do processo de produção de alguns objetos que utilizam no seu cotidiano.
·         Participação em atividades que envolvam processo de confecção de objetos.
·         Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diversos grupos sociais.
·         Cuidado com uso dos objetos do cotidiano, relacionados à conservação, manutenção e segurança.
·         Identificação das características e necessidades vitais dos seres vivos, estabelecendo as relações  diferenças entre eles.
·         Conhecimento das ações do homem sobre o meio ambiente.
·         Percepção e prática de alguns cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
·         Valorização e prática de atitudes relacionadas ao bem-estar individual e coletivo.
·         Estabelecimento de relações entre os elementos e os fenômenos da natureza, identificando a ação dos mesmos sobre o meio ambiente.

















LINGUAGENS DA ARTE
  • Organizar e cuidar os materiais no espaço físico da escola;
  • Conhecer a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, etc.;
  • Observar elementos constituintes da linguagem visual: ponto, forma, cor, volume, contraste, luz e textura;
  • Ler e apreciar obras de arte através da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
  • Proceder a evolução do grafismo infantil;

  • Criação de desenhos pinturas e colagens a partir do seu próprio repertório;
  • Exploração das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico;
  • Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala;
  • Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
  • Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção da arte em geral;
  • Apreciação das suas produções e das outras crianças, por meio de observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica;
  • Observação e identificação de imagens diversas;
  • Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou improvisação musical;
  • Repertório de canções para desenvolver a memória musical;
  • Escuta de obras musicais de diversos gêneros da produção musical brasileira;

  • Criação de desenhos pinturas, colagens e modelagens a partir do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.;
  • Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala;
  • Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
  • Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção da arte em geral;
  • Apreciação das suas produções e das outras crianças, por meio de observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica;
  • Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou improvisação musical;
  • Repertório de canções para desenvolver a memória musical;
  • Escuta de obras musicais de diversos gêneros da produção musical brasileira;
  • Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema, etc.;
  • Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura;
  • Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
  • Apreciação de produções artísticas e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
  • Dramatização de histórias contadas e musicas, fazendo uso da linguagem teatral;
  • Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais, das diferentes características geradas pelo silencio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre;
  • Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais;
  • Reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.;
  • Informações a respeito das obras ouvidas e de seus compositores, para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical;

  • Criação de desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertoriam e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
  • Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.
  • Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo.
  • Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção da arte em geral.
  • Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de suas atividades.
  • Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema, etc.
  • Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica.
  • Leitura de obras de arte com base na observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
·         Apreciação de produções artísticas e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
  • Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais, das diferentes características geradas pelo silencio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.
- Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais.
- Participação em jogos e brincadeiras que envolvam o ritmo, a dança e / ou improvisação musical.
- Repertorio de canções para desenvolver memória musical, o ritmo e expressão corporal.
- Escuta e interpretação de obras musicais de diversos estilos e de produção brasileira.
- Reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem, etc.
-Informações a respeito das obras ouvidas e de seus compositores, para ampliar seus conhecimentos sobre a produção musical.  





















CORPO E MOVIMENTO

  • Perceber estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de dança, de brincadeiras e outros movimentos;
  • Valorizar e ampliar as possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades da dança;
  • Perceber as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo;
  • Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento;
  • Valorizar suas conquistas corporais;
  • Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais;
  • Construir a idéia de espaço por meio da ação e do movimento.
  • Desenvolver as potencialidades da criança através dos movimentos;
  • Respeitar as diferenças em relação ao corpo;
  • Trabalhar a psicomotricidade, esquema corporal, equilíbrio, coordenação motora global, tônus e percepção auditiva;
  • Comunicar-se através da expressão corporal e facial.


  • Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
  • Percepção de estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e outros movimentos;
  • Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades da dança;
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento;
  • Valorização das suas conquistas corporais;
  • Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de sua habilidade manual;
  • Utilização dos recursos e deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa;


  • Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
  • Percepção de estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e outros movimentos;
  • Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades da dança;
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento;
  • Valorização das suas conquistas corporais;
  • Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de sua habilidade manual;
  • Utilização dos recursos e deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa;




  • Utilização expressiva intencional do movimento como forma de comunicação, nas situações cotidianas ou em brincadeiras.
  • Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades da dança.
  • Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, de brincadeiras e de outros movimentos que sejam pertinentes a uma determinada situação.
  • Percepção , identificação e expressão das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc, para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento.
  • Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras nos quais participa.
  • Valorização de suas conquistas corporais e das do outro, identificando e respeitando as limitações de ambos.
  • Manipulação de brinquedos ou outros materiais e produção de objetos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.