3º ano


2014
3º ano

LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo Geral
Desenvolver as habilidades necessárias à construção e ao desenvolvimento da competência linguística do aluno.

Objetivos Específicos

Proporcionar aos alunos o contato com maior número possível de gêneros textuais que satisfaçam às necessidades de comunicação oral e escrita da sociedade em uma determinada época.
Identificar diversos tipos de linguagens textuais.
Ler, compreender, interpretar diversos tipos de textos.
Produzir textos, buscando com a mediação do professor uma produção coerente dentro dos gêneros previstos para o ciclo.

Leitura:

·                    Leitura com entonação e percepção da pontuação.
·                    Análise e discussão da ideia principal do texto.
·                    Leitura de vários gêneros textuais (fábulas, contos, lendas, poemas canções, quadrinhos, cartas, panfletos, bilhetes, notícias, receitas).

Produção Escrita:

·                    Interpretação dos diversos gêneros;
·                        Interpretação de significados quanto contexto;
·                    Produção com paragrafação, pontuação e sequência lógica dos fatos;
·                    Produzir textos diversificados: propaganda, notícia, poesia, descrição, diálogo, carta, bilhete, cartão, receita, cartaz;
·                     Aprimorar o traçado da letra cursiva;
·                     Revisão de produções textuais.

Gramática:

·                    Sinais de Pontuação (? ! . , : -  )
·                    Noções dos sinais de Pontuação (; “”... (  ));
·                    Noções de tempos verbais (presente, passado e futuro)
·                    Acentuação (´ ~ ^ )
·                    Noções do uso dos porquês.
·                    Formas de tratamento.
·                    Adjetivo;
·                    Gênero, número e grau de substantivo;
·                    Separação e classificação quanto ao número de sílabas;
·                    Sinônimo, antônimo;
·                    Ordem alfabética;
·                       Uso de dicionário;
·                     Uso da letra maiúscula X minúscula.




MATEMÁTICA

Objetivo Geral

Desenvolver procedimentos de cálculo-mental, escrito, exato, aproximado.

Objetivos Específicos

Relacionar números e quantidades;
Compreender e resolver situações envolvendo a adição, subtração com reagrupamento;
Construir o processo da multiplicação através da adição de quantidades;
Construir o processo da divisão em partes iguais;
Analisar e resolver situações-problema em diferentes contextos;
Utilizar procedimentos de cálculo mental;
Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações.

Números e Cálculos:

·                    Sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena), noção de milhar (pode-se aprofundar quando relacionado a datas ou outras atividades).
·                    Operações complexas (adição, com reserva, subtração com recurso).
·                     Construção da multiplicação e noções de divisão exata.
·                    Números romanos até 99: noção e identificação.
·                    Construção e leitura de tabelas e gráficos.
·                    Números ordinais até 99;
·                    Metade, dobro, triplo.
·                    Dúzia e meia dúzia;
·                     Construção das tabuadas 01, 02, 03, 04 e 05.

Grandezas de medidas:

·                    Medidas de tempo: dia, mês, semana, ano, década, século, hora, minuto.
·                    Medidas: noções, representações, comparações, equivalências, unidades de medida de massa, distância, capacidade, volume.
·                    Sistema monetário: equivalência, cálculos, utilização em situações problemas.
·                    Reconhecimento de cédulas e moedas;
·                    Espaço e Forma Geométrica
·                    Noções de espaço.
·                    Formas mais complexas e tridimensionais (esfera, cubo, pirâmide, cilindro) noção e identificação.
·                    Construção de estruturas planas.
·                    Simetria e Mosaico.


HISTÓRIA

Objetivo Geral

Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia permitindo a reflexão crítica e a possibilidade da construção do saber.

Objetivos Específicos

Trabalhar diferentes aspectos da sociedade como: escola, família, comunidade e município.
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças.

Espaço e Tempo:

·                    Tempo cronológico imediato e médio (mês, ano, semana, horas, minutos, décadas).

Cultura: Memória e identidade:

·                    Estudo de expressões culturais (diferenças e semelhanças).
·                    Pluralidade cultural.
·                    Influência da mídia.
·                    Patriotismo.
·                    Convivência: família, escola, comunidade.
·                    Cidadania - direitos e deveres da criança.


GEOGRAFIA

Objetivo Geral

Reconhecer, no seu cotidiano, os referencias espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.

Objetivos Específicos

·                    Identificar espaços, lateralidade, anterioridade, distância e perspectiva.
·                    Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobre tudo por meio de ilustrações e da linguagem oral.
·                    Utilizar a linguagem cartográfica;
·                    Compreender a organização do espaço geográfico através de legendas.
·                    Reconhecer a importância de territórios (bairro, comunidade, município);
·                    Reconhecer as transformações no espaço em que vive;
·                       Zona rural e zona urbana.

Espaço

·                    Orientação (direções cardeais)  (N, S, L, O,).

Tempo:

·                    Estações do ano.

Produções e Necessidades:

·                    Relação campo/cidade: dois espaços que se complementam por meio do trabalho.
·                    Organização dos espaços: por que, como, por quem e para quem são organizados.

Transformações:

·                    Atividades econômicas (comércio, agricultura, turismo, pecuária, extrativismo, indústria):
·                    Transformação dos recursos da natureza.
·                    A relação produto/matéria-prima.
·                    Impactos ambientais;
·                      Transporte/comunicação.

CIÊNCIAS

Objetivo Geral

Identificar os conhecimentos científicos, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

Objetivos Específicos

Compreender a natureza como um todo, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
Comparar as diversidades dos seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.
Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos por diferentes ações e agentes.


Seres Vivos

Homem:
·                    Higiene.
·                    Bons hábitos.
·                    Prevenção de doenças.
·                    Alimentação.

Animais:
·                    Características básicas.
·                    Principais grupos de animais.
·                    Relação com o homem: alimentação, indústria, saúde e bem estar.
·                    Cadeia alimentar.
·                    Animais em extinção;
·                    Habitat;
·                    Classificação.

Plantas:

·                    A fotossíntese.
·                    Partes da planta
·                      A luz e as imagens

Fenômenos físicos e químicos:

·                    Causas do desequilíbrio ambiental.
·                    Aquecimento global;
·                     Solo: conservação, tipos.




ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES


Cadernos:
·                     1 caderno de atividades gerais,
·                      1 caderno de tema,
·                     1 caderno de avaliações;
·                      1 caderno de produções de texto – opcional.

Quantidade de Tema:
·                     Três vezes por semana, no mínimo.

Correção do Livro:
·                     Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.

Aula de Leitura:
·                     A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva,
da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro e março de 2014: 

Edinária Martinazzo
Rosinha Dutra
Izolde ravanelli
Eni Martinazzo Rodrigues
Ana Claudia Montipó
Zuleide R. F. da Rosa




2013
LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo Geral
Desenvolver as habilidades necessárias à construção e ao desenvolvimento da competência lingüística do aluno.

Objetivos Específicos

Proporcionar aos alunos o contato com maior número possível de gêneros textuais que satisfaçam às necessidades de comunicação oral e escrita da sociedade em uma determinada época.
Identificar diversos tipos de linguagens textuais.
Ler, compreender, interpretar diversos tipos de textos.
Produzir textos, buscando com a mediação do professor uma produção coerente dentro dos gêneros previstos para o ciclo.

Leitura:

·                    Leitura com entonação e percepção da pontuação.
·                    Análise e discussão da ideia principal do texto.
·                    Leitura de vários gêneros textuais (fábulas, contos, lendas, poemas canções, quadrinhos, cartas, panfletos, bilhetes, notícias, receitas).

Produção Escrita:

·                    Interpretação dos diversos gêneros;
·                    Produção com paragrafação, pontuação e sequência lógica dos fatos.
·                    Produzir textos diversificados: propaganda, notícia, poesia, descrição, diálogo, carta, bilhete, cartão, receita, cartaz;
-          Aprimorar o traçado da letra cursiva.

Gramática:

·                    Sinais de Pontuação (? ! . , : -  )
·                    Noções dos sinais de Pontuação (; “”... (  ));
·                    Noções de tempos verbais (presente, passado e futuro)
·                    Acentuação (´ ~ ^ )
·                    Noções do uso dos porquês.
·                    Formas de tratamento.
·                    Adjetivo;
·                    Gênero, número e grau de substantivo;
·                    Separação e classificação quanto ao número de sílabas;
·                    Sinônimo, antônimo;
·                    Ordem alfabética;




MATEMÁTICA

Objetivo Geral

Desenvolver procedimentos de cálculo-mental, escrito, exato, aproximado.

Objetivos Específicos

Relacionar números e quantidades;
Compreender e resolver situações envolvendo a adição, subtração com reagrupamento;
Construir o processo da multiplicação através da adição de quantidades;
Construir o processo da divisão em partes iguais;
Analisar e resolver situações-problema em diferentes contextos;
Utilizar procedimentos de cálculo mental;
Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações.

Números e Cálculos:

·                    Sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena), noção de milhar.
·                    Operações complexas (adição, com reserva, subtração com recurso).
·                     Construção da multiplicação e noções de divisão exata.
·                    Números romanos até 99: noção e identificação.
·                    Construção e leitura de tabelas e gráficos.
·                    Números ordinais até 99;
·                    Metade, dobro, triplo.
·                    Dúzia e meia dúzia.

Grandezas de medidas:

·                    Medidas de tempo: dia, mês, semana, ano, década, século, hora, minuto.
·                    Medidas: noções, representações, comparações, equivalências, unidades de medida de massa, distância, capacidade, volume.
·                    Sistema monetário: equivalência, cálculos, utilização em situações problemas.
·                    Reconhecimento de cédulas e moedas;
·                    Espaço e Forma Geométrica
·                    Noções de espaço.
·                    Formas mais complexas e tridimensionais (esfera, cubo, pirâmide, cilindro) noção e identificação.
·                    Construção de estruturas planas.
·                    Simetria e Mosaico.


HISTÓRIA

Objetivo Geral

Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia permitindo a reflexão crítica e a possibilidade da construção do saber.

Objetivos Específicos

Trabalhar diferentes aspectos da sociedade como: escola, família, comunidade.
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças.

Espaço e Tempo:

·                    Tempo cronológico imediato e médio (mês, ano, semana, horas, minutos, décadas).

Cultura: Memória e identidade:

·                    Estudo de expressões culturais (diferenças e semelhanças).
·                    Pluralidade cultural.
·                    Influência da mídia.
·                    Patriotismo.
·                    Convivência: família, escola, comunidade.
·                    Cidadania - direitos e deveres da criança.


GEOGRAFIA

Objetivo Geral

Reconhecer, no seu cotidiano, os referencias espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.

Objetivos Específicos

·                    Identificar espaços, lateralidade, anterioridade, distância e perspectiva.
·                    Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobre tudo por meio de ilustrações e da linguagem oral.
·                    Utilizar a linguagem cartográfica;
·                    Compreender a organização do espaço geográfico através de legendas.
·                    Reconhecer a importância de territórios (bairro, comunidade)
·                    Reconhecer as transformações no espaço em que vive.

Espaço

·                    Orientação (direções cardeais)  (N, S, L, O,).

Tempo:

·                    Estações do ano.

Produções e Necessidades:

·                    Relação campo/cidade: dois espaços que se complementam por meio do trabalho.
·                    Organização dos espaços: por que, como, por quem e para quem são organizados.

Transformações:

·                    Atividades econômicas (comércio, agricultura, turismo, pecuária, extrativismo, indústria):
·                    Transformação dos recursos da natureza.
·                    A relação produto/matéria-prima.
·                    Impactos ambientais.

CIÊNCIAS

Objetivo Geral

Identificar os conhecimentos científicos, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

Objetivos Específicos

Compreender a natureza como um todo, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
Comparar as diversidades dos seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.
Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos por diferentes ações e agentes.


Seres Vivos

Homem:
·                    Higiene.
·                    Bons hábitos.
·                    Prevenção de doenças.
·                    Alimentação.

Animais:
·                    Características básicas.
·                    Principais grupos de animais.
·                    Relação com o homem: alimentação, indústria, saúde e bem estar.
·                    Cadeia alimentar.
·                    Animais em extinção;
·                    Habitat;
·                    Classificação;

Plantas:

·                    A fotossíntese.
·                    Partes da planta

Fenômenos físicos e químicos:

·                    Causas do desequilíbrio ambiental.
·                    Aquecimento global


ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES


Cadernos:
  • Caderno de Língua Portuguesa
  • Caderno de Matemática
  • Caderno de Geografia / História/Ciência
  • Caderno de Tema
  • Caderno ou Portfólio para Avaliações

Quantidade de Tema:
  • Três vezes por semana

Correção do Livro:
  • Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.

Aula de Leitura:
  • A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013: 

Marilene Fries
Luciana M. Bertolla
Evandra P. Duarte
Sélia R. Knobloch
Edinária Martinazzo
Rosinha Dutra