2014
2013
LÍNGUA PORTUGUESA
3º ano
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo Geral
Desenvolver as habilidades
necessárias à construção e ao desenvolvimento da competência linguística do
aluno.
Objetivos Específicos
Proporcionar aos alunos o contato com
maior número possível de gêneros textuais que satisfaçam às necessidades de
comunicação oral e escrita da sociedade em uma determinada época.
Identificar diversos tipos de
linguagens textuais.
Ler, compreender, interpretar
diversos tipos de textos.
Produzir textos, buscando com a
mediação do professor uma produção coerente dentro dos gêneros previstos para o
ciclo.
Leitura:
· Leitura com entonação e percepção da pontuação.
· Análise e discussão da ideia principal do texto.
· Leitura de vários gêneros textuais (fábulas,
contos, lendas, poemas canções, quadrinhos, cartas, panfletos, bilhetes,
notícias, receitas).
Produção Escrita:
· Interpretação dos diversos gêneros;
·
Interpretação de significados quanto contexto;
· Produção com paragrafação, pontuação e sequência
lógica dos fatos;
· Produzir textos diversificados: propaganda,
notícia, poesia, descrição, diálogo, carta, bilhete, cartão, receita, cartaz;
·
Aprimorar o traçado da letra cursiva;
·
Revisão de produções textuais.
Gramática:
· Sinais de Pontuação (? ! . , : - )
· Noções dos sinais de Pontuação (; “”... ( ));
· Noções de tempos verbais (presente, passado e
futuro)
· Acentuação (´ ~ ^ )
· Noções do uso dos porquês.
· Formas de tratamento.
· Adjetivo;
· Gênero, número e grau de substantivo;
· Separação e classificação quanto ao número de
sílabas;
· Sinônimo, antônimo;
· Ordem alfabética;
·
Uso de dicionário;
·
Uso da letra maiúscula X minúscula.
MATEMÁTICA
Objetivo Geral
Desenvolver procedimentos de
cálculo-mental, escrito, exato, aproximado.
Objetivos Específicos
Relacionar números e quantidades;
Compreender e resolver situações
envolvendo a adição, subtração com reagrupamento;
Construir o processo da multiplicação
através da adição de quantidades;
Construir o processo da divisão em
partes iguais;
Analisar e resolver
situações-problema em diferentes contextos;
Utilizar procedimentos de cálculo
mental;
Identificar o uso de tabelas e
gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações.
Números e Cálculos:
· Sistema de numeração decimal (unidade, dezena,
centena), noção de milhar (pode-se aprofundar quando relacionado a datas ou
outras atividades).
· Operações complexas (adição, com reserva, subtração
com recurso).
·
Construção
da multiplicação e noções de divisão exata.
· Números romanos até 99: noção e identificação.
· Construção e leitura de tabelas e gráficos.
· Números ordinais até 99;
· Metade, dobro, triplo.
· Dúzia e meia dúzia;
·
Construção das tabuadas 01, 02, 03,
04 e 05.
Grandezas de medidas:
· Medidas de tempo: dia, mês, semana, ano, década,
século, hora, minuto.
· Medidas: noções, representações, comparações,
equivalências, unidades de medida de massa, distância, capacidade, volume.
· Sistema monetário: equivalência, cálculos,
utilização em situações problemas.
· Reconhecimento de cédulas e moedas;
· Espaço e Forma Geométrica
· Noções de espaço.
· Formas mais complexas e tridimensionais (esfera,
cubo, pirâmide, cilindro) noção e identificação.
· Construção de estruturas planas.
· Simetria e Mosaico.
HISTÓRIA
Objetivo Geral
Valorizar o patrimônio sociocultural
e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e
indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia permitindo a
reflexão crítica e a possibilidade da construção do saber.
Objetivos Específicos
Trabalhar diferentes aspectos da
sociedade como: escola, família, comunidade e município.
Conhecer e respeitar o modo de vida
de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações
culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e
diferenças.
Espaço e Tempo:
· Tempo cronológico imediato e médio (mês, ano,
semana, horas, minutos, décadas).
Cultura: Memória e identidade:
· Estudo de expressões culturais (diferenças e
semelhanças).
· Pluralidade cultural.
· Influência da mídia.
· Patriotismo.
· Convivência: família, escola, comunidade.
· Cidadania - direitos e deveres da criança.
GEOGRAFIA
Objetivo Geral
Reconhecer, no seu cotidiano, os
referencias espaciais de localização, orientação e distância de modo a
deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
Objetivos Específicos
· Identificar espaços, lateralidade, anterioridade,
distância e perspectiva.
· Saber utilizar a observação e a descrição na
leitura direta ou indireta da paisagem, sobre tudo por meio de ilustrações e da
linguagem oral.
· Utilizar a linguagem cartográfica;
· Compreender a organização do espaço geográfico
através de legendas.
· Reconhecer a importância de territórios (bairro,
comunidade, município);
· Reconhecer as transformações no espaço em que vive;
·
Zona rural e zona urbana.
Espaço
· Orientação (direções cardeais) (N, S, L, O,).
Tempo:
· Estações do ano.
Produções e Necessidades:
· Relação campo/cidade: dois espaços que se
complementam por meio do trabalho.
· Organização dos espaços: por que, como, por quem e
para quem são organizados.
Transformações:
· Atividades econômicas (comércio, agricultura,
turismo, pecuária, extrativismo, indústria):
· Transformação dos recursos da natureza.
· A relação produto/matéria-prima.
· Impactos ambientais;
·
Transporte/comunicação.
CIÊNCIAS
Objetivo Geral
Identificar os conhecimentos
científicos, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes
desenvolvidos no aprendizado escolar.
Objetivos Específicos
Compreender a natureza como um todo,
sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que
vive;
Comparar as diversidades dos seres
vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.
Compreender a saúde pessoal, social e
ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos por
diferentes ações e agentes.
Seres Vivos
Homem:
· Higiene.
· Bons hábitos.
· Prevenção de doenças.
· Alimentação.
Animais:
· Características básicas.
· Principais grupos de animais.
· Relação com o homem: alimentação, indústria, saúde
e bem estar.
· Cadeia alimentar.
· Animais em extinção;
· Habitat;
· Classificação.
Plantas:
· A fotossíntese.
· Partes da planta
·
A luz e as imagens
Fenômenos físicos e químicos:
· Causas do desequilíbrio ambiental.
· Aquecimento global;
·
Solo: conservação, tipos.
ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES
Cadernos:
·
1 caderno de atividades gerais,
·
1
caderno de tema,
·
1 caderno de avaliações;
·
1
caderno de produções de texto – opcional.
Quantidade de Tema:
·
Três vezes por semana, no mínimo.
Correção do Livro:
·
Correção coletiva no quadro do tema e
atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o
aluno observe e arrumem as palavras.
Aula de Leitura:
·
A aula de leitura será de uma vez por
semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos
diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva,
da professora, de colegas, na lousa,
em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração
em fevereiro e março de 2014:
Edinária Martinazzo
Rosinha Dutra
Izolde ravanelli
Eni Martinazzo Rodrigues
Ana Claudia Montipó
Zuleide R. F. da Rosa
2013
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo Geral
Desenvolver as habilidades necessárias à construção e ao
desenvolvimento da competência lingüística do aluno.
Objetivos Específicos
Proporcionar aos alunos o contato com maior número possível
de gêneros textuais que satisfaçam às necessidades de comunicação oral e
escrita da sociedade em uma determinada época.
Identificar diversos tipos de linguagens textuais.
Ler, compreender, interpretar diversos tipos de textos.
Produzir textos, buscando com a mediação do professor uma
produção coerente dentro dos gêneros previstos para o ciclo.
Leitura:
·
Leitura com entonação e percepção da pontuação.
·
Análise e discussão da ideia principal do texto.
·
Leitura de vários gêneros textuais (fábulas,
contos, lendas, poemas canções, quadrinhos, cartas, panfletos, bilhetes,
notícias, receitas).
Produção Escrita:
·
Interpretação dos diversos gêneros;
·
Produção com paragrafação, pontuação e sequência
lógica dos fatos.
·
Produzir textos diversificados: propaganda,
notícia, poesia, descrição, diálogo, carta, bilhete, cartão, receita, cartaz;
- Aprimorar o traçado da letra cursiva.
- Aprimorar o traçado da letra cursiva.
Gramática:
·
Sinais de Pontuação (? ! . , : - )
·
Noções dos sinais de Pontuação (; “”... ( ));
·
Noções de tempos verbais (presente, passado e
futuro)
·
Acentuação (´ ~ ^ )
·
Noções do uso dos porquês.
·
Formas de tratamento.
·
Adjetivo;
·
Gênero, número e grau de substantivo;
·
Separação e classificação quanto ao número de
sílabas;
·
Sinônimo, antônimo;
·
Ordem alfabética;
MATEMÁTICA
Objetivo Geral
Desenvolver procedimentos de cálculo-mental, escrito, exato,
aproximado.
Objetivos Específicos
Relacionar números e quantidades;
Compreender e resolver situações envolvendo a adição,
subtração com reagrupamento;
Construir o processo da multiplicação através da adição de
quantidades;
Construir o processo da divisão em partes iguais;
Analisar e resolver situações-problema em diferentes
contextos;
Utilizar procedimentos de cálculo mental;
Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a
leitura e interpretação de informações.
Números e Cálculos:
·
Sistema de numeração decimal (unidade, dezena,
centena), noção de milhar.
·
Operações complexas (adição, com reserva,
subtração com recurso).
· Construção da multiplicação e noções de divisão
exata.
·
Números romanos até 99: noção e identificação.
·
Construção e leitura de tabelas e gráficos.
·
Números ordinais até 99;
·
Metade, dobro, triplo.
·
Dúzia e meia dúzia.
Grandezas de medidas:
·
Medidas de tempo: dia, mês, semana, ano, década,
século, hora, minuto.
·
Medidas: noções, representações, comparações,
equivalências, unidades de medida de massa, distância, capacidade, volume.
·
Sistema monetário: equivalência, cálculos,
utilização em situações problemas.
·
Reconhecimento de cédulas e moedas;
·
Espaço e Forma Geométrica
·
Noções de espaço.
·
Formas mais complexas e tridimensionais (esfera,
cubo, pirâmide, cilindro) noção e identificação.
·
Construção de estruturas planas.
·
Simetria e Mosaico.
HISTÓRIA
Objetivo Geral
Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a
diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um
elemento de fortalecimento da democracia permitindo a reflexão crítica e a
possibilidade da construção do saber.
Objetivos Específicos
Trabalhar diferentes aspectos da sociedade como: escola, família,
comunidade.
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos
sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais,
econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças.
Espaço e Tempo:
·
Tempo cronológico imediato e médio (mês, ano,
semana, horas, minutos, décadas).
Cultura: Memória e
identidade:
·
Estudo de expressões culturais (diferenças e
semelhanças).
·
Pluralidade cultural.
·
Influência da mídia.
·
Patriotismo.
·
Convivência: família, escola, comunidade.
·
Cidadania - direitos e deveres da criança.
GEOGRAFIA
Objetivo Geral
Reconhecer, no seu cotidiano, os referencias espaciais de
localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e
representar os lugares onde vivem e se relacionam.
Objetivos Específicos
·
Identificar espaços, lateralidade,
anterioridade, distância e perspectiva.
·
Saber utilizar a observação e a descrição na
leitura direta ou indireta da paisagem, sobre tudo por meio de ilustrações e da
linguagem oral.
·
Utilizar a linguagem cartográfica;
·
Compreender a organização do espaço geográfico
através de legendas.
·
Reconhecer a importância de territórios (bairro,
comunidade)
·
Reconhecer as transformações no espaço em que
vive.
Espaço
·
Orientação (direções cardeais) (N, S, L, O,).
Tempo:
·
Estações do ano.
Produções e
Necessidades:
·
Relação campo/cidade: dois espaços que se
complementam por meio do trabalho.
·
Organização dos espaços: por que, como, por quem
e para quem são organizados.
Transformações:
·
Atividades econômicas (comércio, agricultura,
turismo, pecuária, extrativismo, indústria):
·
Transformação dos recursos da natureza.
·
A relação produto/matéria-prima.
·
Impactos ambientais.
CIÊNCIAS
Objetivo Geral
Identificar os conhecimentos científicos, colocando em
prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
escolar.
Objetivos Específicos
Compreender a natureza como um todo, sendo o ser humano
parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
Comparar as diversidades dos seres vivos em diferentes
ambientes ocupados pelo homem.
Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens
individuais e coletivos que devem ser promovidos por diferentes ações e
agentes.
Seres Vivos
Homem:
·
Higiene.
·
Bons hábitos.
·
Prevenção de doenças.
·
Alimentação.
Animais:
·
Características básicas.
·
Principais grupos de animais.
·
Relação com o homem: alimentação, indústria,
saúde e bem estar.
·
Cadeia alimentar.
·
Animais em extinção;
·
Habitat;
·
Classificação;
Plantas:
·
A fotossíntese.
·
Partes da planta
Fenômenos físicos e
químicos:
·
Causas do desequilíbrio ambiental.
·
Aquecimento global
ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES
Cadernos:
- Caderno de Língua Portuguesa
- Caderno de Matemática
- Caderno de Geografia / História/Ciência
- Caderno de Tema
- Caderno ou Portfólio para Avaliações
Quantidade de Tema:
- Três vezes por semana
Correção do Livro:
- Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.
Aula de Leitura:
- A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Marilene Fries
Luciana M. Bertolla
Evandra P. Duarte
Sélia R. Knobloch
Edinária Martinazzo
Rosinha Dutra